biblia.com.br

O Covid-19 na Profecia

volta de Jesus

Há na Bíblia alguma profecia que previa o surgimento de um vírus mortal em 2020?

Maiara Costa

Em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes. A OMS emitiu o primeiro alerta para a doença. O surto inicial atingiu pessoas que tiveram alguma associação a um mercado de frutos do mar em Wuhan – o que despertou a suspeita de que a transmissão desta variação de coronavírus ocorreu entre animais marinhos e humanos. O mercado foi fechado para limpeza e desinfecção.¹ A princípio parecia apenas mais uma epidemia local, todavia, ao passar do tempo o vírus foi se alastrando, trazendo consigo um grande número de infectados e mortos. Espalhando assim, por todo o mundo um clima de: medo, insegurança, incerteza e a perda condicional da liberdade.

Bíblia x Teorias de Conspiração

Desde que a pandemia começou, muitas teorias de conspiração surgiram como: a China ter criado esse vírus em laboratório de propósito, o vírus ser atuação do anticristo no mundo, as pragas do Apocalipse já estarem caindo, etc. Por coisas assim, é que se faz necessário um correto entendimento do assunto a luz da Palavra de Deus.

Teria na Bíblia, alguma profecia que previa o surgimento de um vírus mortal em 2020? Seria o Covid 19 cumprimento de uma profecia? Você pode estar se perguntando: “não seriam essas duas perguntas, a mesma coisa”?

Perceba amigo, que embora essas perguntas pareçam iguais, há uma pequena subtileza entre elas! Se existe na Bíblia alguma profecia que tenha previsto o surgimento de um vírus mortal em 2020, então, precisamos mostrar que texto bíblico é esse. Agora, se há na Bíblia uma profecia que fale de epidemias, então, precisamos mostrar que profecia é essa. Entende a diferença? A primeira pergunta, propõe algo mais específico, já a segunda, algo mais geral.

Teria a Bíblia uma profecia específica ou se mencionar epidemias, o faria de modo geral?

Vamos a Bíblia para ver o que ela tem a nos dizer:

“Haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais vindos do céu”. Lucas 21:11

Temos aqui um texto que fala claramente sobre epidemias. Ele está inserido dentro do contexto do sermão profético de Jesus. Esse sermão pode ser lido em três evangelhos: Mateus 24; Lucas 21 e Marcos 13. Essa mensagem foi dada por Cristo na semana de Sua morte, com o objetivo de esclarecer aos seus discípulos sobre a destruição de Jerusalém e sobre a Sua vinda.

Quais são as informações que podemos extrair desse texto:

1. Até Jerusalém ser destruída e Cristo voltar, haveria: grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares.

2. O texto não diz: onde, quando e nem qual ou quais tipos de epidemias seriam essas.

Portanto, a Bíblia não tem nenhuma profecia específica sobre o surgimento de uma epidemia ou pandemia para o ano de 2020. O que temos é uma profecia que mostra que haveria epidemias.

Poderíamos dizer então que essa pandemia, se enquadra dentro dessa profecia?
Sim! De certa forma, podemos estar contemplando em nossos dias um cumprimento profético.

Seria o Covid-19, a última pandemia da história do nosso mundo?
Vamos ver o que a Bíblia tem para dizer:

“Jesus respondeu: Tenham cuidado para não serem enganados. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Sou eu!” E também: “Chegou a hora!” Porém não vão atrás deles. Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem assustados; pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, levantem-se e fiquem de cabeça erguida, porque a redenção de vocês se aproxima.” Lucas 21:8,9,28

Perceba que não há como afirmarmos que esta pandemia que estamos enfrentando, seja a última! Pode ser que sim ou pode ser que não! Como o mundo ficará depois da Covid-19 e o que ocorrerá no cenário político-sócio-econômico mundial, é algo que só poderemos entender, após a passagem desse período. É como deu a entender Jesus numa certa ocasião: “Uma profecia só é melhor entendida, após o seu cumprimento” (João 13:19). Porém, não devemos ignorar o fato de que, essa pandemia pode sim nos mostrar que a nossa redenção se aproxima e que quanto mais o tempo passa, menos tempo falta para Jesus voltar. E também que as antecipações feitas na Bíblia pelos profetas, foram feitas com o intuito principal de evidenciar que se confiarmos em Deus, estaremos seguros (2 Crônicas 20:20).

Cada cumprimento da profecia é a garantia que: “O Senhor vem. Ouvimos os passos de um Deus que Se aproxima, ao vir Ele punirá o mundo por sua iniquidade. Temos que preparar-Lhe o caminho mediante o desempenho de nossa parte em preparar um povo para esse grande dia” ².
Aproveite esse período de quarentena amigo(a), para se reaproximar de Deus e de Sua Palavra! Não se sinta atemorizado, ao contrário, sinta-se feliz, não por causa da tragédia que estamos vivendo, mas por estar fazendo parte de uma geração que está tendo a chance de contemplar o cumprimento de palavras ditas por Cristo a tempos atrás.

E mesmo que haja a possibilidade dessa pandemia não ser a última, que hoje você possa estar preparado para o regresso de Cristo. Afinal, já podemos ouvir os passos de um Deus que se aproxima.

Maiara Costa é Teóloga

_______________

Referências Bibliográficas

¹. https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/02/27/o-que-se-sabe-e-o-que-ainda-e-duvida-sobre-o-coronavirus.ghtml

². Evangelismo, p.219

Jogo da Vida - Quem controla os acontecimentos?
E agora? É o fim? E se for?