É Correto Comemorar o Natal?
Jesus.
É fato que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. Seria errado comemorar o nascimento de Cristo nessa data?
Leandro Soares de Quadros
Acerca da comemoração do Natal, farei alguns comentários para que juntos possamos analisar os fatos. Particularmente não acredito que seja um pecado – ou mesmo um erro – utilizar a data (25 de Dezembro) a fim de comemorar o nascimento de Cristo e inclusive trocar presentes. Explico:
Certamente Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro, isto é um fato inegável. Mas supormos que seja errado utilizar essa data para comemorar o nascimento do Mestre, para falar do seu amor e salvação (esse deve ser o motivo principal de fazermos uso da data) talvez seja um pouco de extremismo de nossa parte. Digo isso porque no dia 25 de Dezembro é o momento no qual os corações se tornam mais sensíveis, e as pessoas estão mais dispostas a ouvir acerca de Jesus, pois o espírito de natal contagia a todos. Por isso, temos de aproveitar essa oportunidade. O apóstolo Paulo fazia isso: adaptava-se ao modo de pensar das pessoas (não contra os princípios divinos) a fim de ganhá-los para Cristo (leia atentamente 1 Coríntios 9:19-23). Creio que podemos fazer o mesmo. Tenho absoluta certeza de que se usarmos corretamente esse dia, se não nos afastarmos da essência da celebração do mesmo (falar de Jesus e Sua salvação) não estaremos errando.
Não celebrar o Natal apenas pelo fato da data ter sido celebrada pelos povos pagãos não é um argumento convincente. Esses povos contribuíram inclusive para que surgisse a escrita e se avaliarmos por esse prisma, então teríamos de admitir que não deveríamos também escrever. O utilizar uma data não é uma questão moral, que afete nossa espiritualidade e relacionamento com Deus. Se o fosse, o caso seria diferente.
Jamais devemos nos esquecer da essência da religião: servir. Comemorar o Natal juntamente com aqueles que não conhecem a Jesus é uma grande oportunidade de colocarmos em prática o que de realmente mais importa para a religião de Cristo: ajudar aos necessitados e levar-lhes o evangelho.
Equipe Biblia.com.br