Terapia da Gratidão
paulo
Não desperdicemos as oportunidades de sermos gratos. Só podemos fazer isso em vida.
Herbert BogerA gratidão fazia parte da vida do apóstolo Paulo, por exemplo. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18). Este texto não está dizendo para darmos graças pelas tragédias e sofrimentos que enfrentamos, mas sim para não deixarmos de ser gratos mesmo em meio a elas.
Bana Alabed é uma garotinha de sete anos que vive em Aleppo. Ela ficou famosa no mundo todo no final do ano passado, após mostrar sua rotina durante a guerra na Síria pelo Twitter. A menina desejava coisas simples: ter seu quintal de volta para brincar, seus amigos que haviam morrido, paz e o fim da guerra. Sua lista nos lembra de que devemos agradecer pelas coisas simples.
Mesmo que percamos tudo o que valorizamos na vida, a boa noticia é que “nada nos separará do amor de Deus” (Romanos 8:38-39). “As bênçãos diárias que recebemos das mãos de Deus, e acima de tudo, a morte de Jesus para trazer a felicidade e o Céu ao nosso alcance, devem ser objeto de gratidão constante” (A Maravilhosa Graça de Deus, pág. 356).
O salmista Davi tinha gratidão constante em seu coração: “Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem” (Salmos 13:6).
Não desperdicemos as oportunidades de sermos gratos. Só podemos fazer isso em vida. “Por que os mortos recebem mais flores que os vivos? Porque o remorso é mais forte que a gratidão?”, registrou em seu diário a adolescente Anne Frank, que morreu em campo de concentração nazista. Com a terapia da gratidão podemos vencer o remorso.
“Jesus conhece as necessidades de cada uma de Suas criaturas, e lê a dor oculta, recalcada de cada coração. Se um dos pequeninos por quem Ele morreu é ofendido, Ele o vê, e chama a contas o ofensor. Jesus é o Bom Pastor. Cuida de Suas ovelhas fracas, enfermas e desgarradas. Conhece-as todas pelo nome. Toca-Lhe o coração cheio de compassivo amor e aflição de toda ovelha e todo cordeiro de Seu rebanho, e chega-Lhe ao ouvido o brado de socorro” (Exaltai-O, pág. 248).
Veja o exemplo de Nick Vujicic, que nasceu sem os braços e as pernas. Ele teria muitos motivos para viver frustrado e infeliz, mas aprendeu a adaptar-se e buscar ser feliz. No site Psicólogo Online encontramos o artigo “Os 7 Benefícios da Gratidão”. Abaixo apresentarei somente os tópicos do artigo e adicionarei algumas orientações extraídas da Bíblia e de escritos de uma autora cristã americana:
1 – A gratidão abre as portas para novos relacionamentos;
2 – A gratidão melhora a saúde física;
“Gratidão, regozijo, benignidade, confiança no amor e no cuidado de Deus — eis as maiores salvaguardas da saúde” (A Ciência do Bom Viver, págs. 241 e 281).
3 – A gratidão melhora a saúde mental;
“Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da alma do que um espírito de gratidão e louvor” (A Ciência do Bom Viver, p. 251).
4 – A gratidão aumenta a empatia e reduz a agressividade;
5 – Pessoas gratas dormem melhor;
Você tem dificuldades em pegar no sono? O que você costuma fazer ou pensar antes de dormir? Fazer um caderno de anotações ou um diário agradecendo pelo dia melhora o sono, de acordo com um estudo de 2011 publicado na Applied Psychology: health and Well-Being. Dedique pelo menos 15 minutos anotando alguns sentimentos de gratidão antes de dormir e poderá descansar melhor e por mais tempo.
6 – A gratidão melhora a autoestima;
7 – A gratidão aumenta o equilíbrio mental;
Conheça três passos para desenvolver a terapia da gratidão:
- A oração é o primeiro passo para a terapia da gratidão:
“A oração é o meio que conduz nossa gratidão e anseios de alma pela bênção divina ao trono de Deus, para nos serem retribuídos em refrigerantes aguaceiros da graça divina” (Carta 52, 187).
- Uma lista diária com motivos para agradecer é o segundo passo:
Você tem motivos para agradecer a cada dia? “Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?” (Salmos 116:12). Responda esta pergunta em seu culto pessoal/familiar diariamente, listando seus motivos de gratidão.
- E o terceiro passo é realizar uma entrega total, “Tudo de mim em resposta ao tudo de Deus”:
Na igreja, adore a Deus de todo seu coração e desfrute das bênçãos de ter paz com Ele e busque sempre ter um coração grato.
Equipe Biblia.com.br
________________________
* Herbert Boger é Teólogo e Mestre em Liderança.