biblia.com.br

Será que qualquer pessoa pode mudar de vida?

bíblia

11 de abril de 2012

Uma das promessas mais lindas da Bíblia é sobre o novo nascimento.

Por Prof. Leandro S. de Quadros

Uma das promessas mais confortadoras da Bíblia para aqueles que desejam mudar certos traços de caráter encontra-se no livro de Ezequiel capítulo 36 e verso 26: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” Do mesmo modo Jesus deixou uma mensagem de ânimo registrada em Mateus 5:4 para todos os que sentem uma profunda necessidade de mudança a ponto de chorarem por causa de suas imperfeições: “Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.”

Se você querido amigo sente o desejo sincero de vencer um mau hábito; se for seu propósito ter seu temperamento suavizado a fim de tratar melhor sua esposa, filhos, familiares, amigos ou subordinados, quero dizer-lhe nesta oportunidade que há esperança! Espero que até o final deste comentário você tenha certeza disto.

Esta transformação que Deus deseja realizar em nosso interior é chamada de Conversão ou Novo Nascimento e significa uma mudança total de vida que afeta os hábitos, costumes, pensamentos e atitudes. Esta obra sobrenatural é feita pelo Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade, o único substituto à altura de Cristo. Você poderá ler isto especialmente no Evangelho de João 16:8, na epístola de Paulo aos Gálatas 5:22 e 23, na Segunda Carta de Paulo aos Tessalonicenses 2:13, na carta a Tito 3:5 e na Primeira carta de Pedro 1:2.

Para que tenhamos uma resposta completa à pergunta de hoje, é fundamental que saibamos quem deve nascer de Novo e quantos podem ser salvos. Dois textos bíblicos irão dar-nos a resposta a estas perguntas. O primeiro deles se encontra no Evangelho de João 3:3-7: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.”

Quando Jesus afirmou a Nicodemos, um dos líderes religiosos da época, que ele deveria nascer de novo, Estava ensinando-lhe que precisava “nascer de cima”. Este é o significado desta frase no grego, língua em que o Novo Testamento foi escrito. Isto significa “obter um nascimento que vem do Céu, de Deus”, “ser transformado espiritualmente”.

O segundo texto se encontra em 1 Timóteo 2:4: “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” Estes dois textos nos ensinam que: (1) Todos devem nascer de novo e que (2) a salvação está disponível a quem quiser. Considerando isto, que o Novo Nascimento é essencial para a salvação e que Deus deseja que todos sejam salvos, podemos concluir sem medo de errar que qualquer um pode (e deve) mudar de vida. Das muitas transformações que ocorrem no caráter daquele que aceita Nascer de Novo, gostaria de destacar quatro:

1) A pessoa que nasce de novo pratica a justiça em pensamentos, palavras e atitudes: “Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele” (1 João 2:29).

2) A pessoa que nasce de novo não faz do pecado um estilo de vida: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1 João 3:9).

3) A pessoa que nasce de novo consegue amar mais ao seu próximo apesar de seus defeitos. Aprende a direcionar sua ira para o problema e não para o seu ofensor: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1 João 4:7).

4) A pessoa que nasce de novo adquire fé e uma personalidade perseverante para superar e vencer a cada dia as dificuldades da vida: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4).

Hoje poderia repartir com você diversas histórias bíblicas que mostram quão maravilhoso é o poder de Deus em mudar alguém. Mas, nesta ocasião, gostaria de contar-lhe sobre o que Ele fez na minha vida. Eu era uma pessoa que não tinha nenhuma religião. Sempre acreditei em Deus, mas nunca consegui frequentar uma igreja, mesmo conhecendo diversas doutrinas. Era uma pessoa muito deprimida e, de tão tímido, não conseguia falar a respeito de meus sentimentos e pesares, nem mesmo com minha querida mãe.

Com 12 anos de idade, comecei a fazer a seguinte oração ao Senhor: “Deus, mostre-me uma igreja para que possa segui-Lo. Passados três anos (eu estava ainda orando), encontrava-me fazendo testes para treinar futebol em um clube da segunda divisão de minha cidade. Sonhava em ser um jogador de futebol profissional. Um dia, ao voltar de um treino, passei em frente de uma Igreja Adventista do Sétimo Dia. Subitamente parei em frente… Olhei para o templo e senti uma enorme vontade de entrar, o que nunca tinha me acontecido antes.

Pensei: “Não vou entrar nesta igreja. Sou o único que estou de bermuda e ainda com uma camiseta branca toda suja… Além disso, as pessoas podem falar mal de mim por causa de meu cabelo comprido. Deve ser bobagem isto que me passa pela cabeça”. Quando dei dois passos para ir embora, veio em minha mente algo me dizendo: “se você não entrar na igreja hoje, irá se arrepender”. Impressionado, resolvi entrar. Enquanto assistia o culto, senti que alguma coisa diferente estava acontecendo em meu coração e quando o pastor fez um apelo para aqueles que ainda não tinham sido batizados como Jesus foi, senti uma leveza em meu corpo, como se Alguém me impulsionasse a ir à frente. Vi que era a primeira pessoa a aceitar o convite; fui em direção ao pastor com minhas roupas sujas do treino decidido a me batizar; porém, o servo de Deus sabiamente arrumou uma pessoa para dar-me a devida instrução bíblica antes do batismo.

Após uns quatro meses de estudo das Escrituras com meu querido amigo e irmão Marcelo Batista fui batizado. Meus traumas, complexos, tristezas e baixa auto-estima ficaram tudo para trás e hoje estou aqui falando a você. Sou uma nova pessoa; quando paro para pensar no tipo de vida triste que tinha, não tenho dúvidas de que Deus me transformou e que é possível qualquer um ter sua vida mudada.

Quer você amigo internauta passar por esta experiência? Se sua resposta for positiva gostaria de sugerir-lhe que vá a Jesus neste exato momento e diga-lhe em oração: “Querido Jesus, eu sei que sou um pecador. Reconheço que não posso resolver este problema por mim mesmo. Muito obrigado por ter morrido por mim. Neste instante, com o melhor de minhas intenções, eu ponho minha confiança em Ti como meu Salvador e Senhor”.

Lembro a você que não é o recitar das palavras acima que fará a diferença. Não há nada de mágico nisso. É a atitude do coração e seu desejo de confiar em Cristo que o tornará uma pessoa que nasceu espiritualmente. Você pode experimentar esta experiência agora mesmo se assim desejar.

Equipe Biblia.com.br

História da Bíblia
O que a Bíblia diz sobre a tranquilidade?