biblia.com.br

MORTE: CHORO, CONSOLO E ALEGRIA

morte

Dizem que a morte faz parte da vida, mas essa é uma realidade com a qual nunca nos acostumaremos, sabe por quê? Simplesmente pelo fato de que não fomos criados para morrer!

Pr. Frederico Branco

MORTE: CHORO, CONSOLO E ALEGRIA

Desde que conheci os ensinos da Palavra de Deus tenho tido esperança no coração de reencontrar amigos e parentes queridos que já descansaram. Sei que parece impossível superar a profunda dor causada pela morte, mas raios de luz nos trazem esperança e alegria quando nos voltamos para Deus e Sua Palavra, pois Ele “é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição” (Salmos 46:1, NTLH). O próprio Cristo nos deu essa certeza quando fez a seguinte promessa: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:4, ARA). Tenho convicção de que as lágrimas de hoje podem ser transformadas em alegria! Quero destacar três palavras: “choro”, “consolo” e “alegria”.

Não nos acostumamos com o choro do luto

Dizem que a morte faz parte da vida, mas essa é uma realidade com a qual nunca nos acostumaremos, sabe por quê? Simplesmente pelo fato de que não fomos criados para morrer! O sábio Salomão escreveu: “Ele [Deus] fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez” (Eclesiastes 3:11, NVI). Consciente ou inconscientemente estamos insatisfeitos com a realidade deste mundo transitório, pois fomos criados para uma vida sem fim. Foi o próprio Deus que colocou o anseio da eternidade no nosso coração e Ele fez isso porque nos ama e deseja nos conceder vida eterna. Portanto, a morte não é o fim e o pranto de hoje se converterá em alegria no amanhã (João 16:20). Isso nos leva a segunda palavra: consolo.

As promessas de Deus nos consolam

“Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”, escreveu o apóstolo Paulo (1 Tessalonicenses 4:18, ARA).

“Não queremos […] irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:13-17, ARA).

A esperança cristã se concentra nos eventos relacionados à Segunda Vinda de Jesus. Quando Ele voltar, conforme prometeu (João 14:1-3), aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão, irão se unir aos vivos e, juntos, encontrarão Jesus nos ares. A bênção de estar junto a familiares, amigos e ao próprio Salvador trará alegria indescritível (Tito 2:13). Imagine a cena do reencontro, a intensa manifestação das emoções, beijos, abraços apertados e a grande alegria que vibrará em cada fibra do nosso ser! Emociono-me toda vez que vejo vídeos de soldados voltando para casa. Quando se reencontram com os seus queridos, a dor da partida inesperada fica pequena em comparação com a enorme alegria do reencontro! (Romanos 8:18). É com essa esperança bíblica que somos consolados por Deus, mediante a qual podemos nos alegrar.

É possível voltar a ser feliz?

Embora soframos a dor do luto, podemos desfrutar da alegria como um dom espiritual (Gálatas 5:22). Através das Escrituras Sagradas o Espírito Santo nos consola e nos encoraja a prosseguirmos com fé e esperança no cumprimento das promessas divinas. O salmista escreveu que “o choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria” (Salmo 30:5, NTLH). A ideia do texto é que “ao anoitecer o choro vem para se abrigar, ou passar a noite, mas a alegria vem pela manhã”. Assim como o sol irrompe de manhã em glória dissipando toda escuridão, a luz do amor de Deus dissipa a escuridão da tristeza. A noite escura vai passar, e quando Cristo voltar com poder e glória, cumprir-se-á o que foi dito:

“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1 Coríntios 15:51–55, ARA).

Se mantivermos nossa confiança em Deus, a noite de tristeza se dissipará com a manhã de alegria. Foi assim quando Cristo ressuscitou naquela manhã de domingo, e assim será quando Ele regressar. Então, “a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” e “estaremos para sempre com o Senhor” (Apocalipse 21:4; 1 Tessalonicenses 4:17). “Portanto, animem uns aos outros com essas palavras” (1 Tessalonicenses 4:18, NTLH).

Ensinos de Jesus

 

Equipe Biblia.com.br

Três Coisas que Você Deveria Saber Sobre a Morte
A realidade do Luto

Comentários

ROSANGELA DE SOUZA

ESTOU FAZENDO UM ESTUDO DA PALAVRA DO SENHOR REFERENTE À MORTE E FIQUEI ENTUSIASMADA E MARAVILHADA COM AS ESCRITURAS DO NOSSO DEUS.HONRA E GLÓRIA AO NOSSO ETERNO CRIADOR Q NOS DEIXOU TODA ESSE ENSINAMENTO PARA NOS SALVAR E CONSOLAR.

tania marli viecili

Perdi minha Labradora de mais ou menos 12 anos,digo assim porque adotei-a da rua.Que dor meu DEUS, foi de repente.Sou idosa e só tinha a ela, vivíamos uma para a outra, sei que era um
ser vivo não humano, mas como eu a amo.E como se parte de mim se foi.E errado pedir a DEUS,
que tudo pode e faz de novo que faça um milagre, que quando no ceu,(SE ME FOR CONCEDIDA
ESTA HONRA) DEUS faça com que a LICA, esteja la também? Obrigada SENHOR !ELA FOI UM ANJO, que passou no meu caminho. Obrigada SENHOR por isso! LOUVADO SEJAS MEU PAI.

Genilson

Otimo

Daniele Alves da silva

Ah 3 meses perdi a minha mãe.meu mundo acabou Estou sofrendo muito choro bastante estou a base de medição para continuar vivendo.mais mesmo com tanto sofrimento sou grata a vcs da novo tempo em espécie pastor Ivan saraiva através de suas palestras estou criando forças.para continuar pois me revoltei muito com Deus me perguntando pq ele tirou mainha mãe de mim e permitiu que eu passasse por tudo isso são coisas que aos poucos Estou descobrindo com vcs através da palavra de deus.obg por tudo vcs nem imaginam o bem que me fazem.amem louvado seja Deus

Gerson Vieira Fernandes

Achei muito oportuno nesses dias em que vivemos. Jesus está próximo de nós.