Perdoei a traição mas o casamento acabou. O que fazer?
Jesus.
Devo considerar "o que Deus uniu, não o separe o homem" e tentar convencê-lo a voltar pra casa e juntos buscarmos restaurar o casamento? Isso já faz meses, e a angústia só aumenta. Até quando devo ter esperança em um milagre? Ou será que devo viver uma nova vida sem ele?
Débora Pinheiro
Talvez seja o momento de deixar esse peso nas mãos de Deus, não me refiro a desistir, mas deixar nas mãos de Alguém Maior.
Para o desenvolvimento dos músculos, uma pessoa precisa saber a hora de levantar um peso e a hora de soltá-lo. Na vida, não é diferente. O que muda é o fato de que alguns relacionamentos e situações que fogem ao nosso controle, permanecem no controle do Eterno, Ele tem o mundo em Suas mãos.
“Deixar o peso nas mãos de Deus” é não ficar imaginando como será o amanhã, nós sabemos o quanto isso traz angústia…
“Deixar o peso nas mãos de Deus”, é confiar que Deus está no controle e fará o melhor. Enquanto isso você se cuida, se ama, se valoriza, se envolve em atividades que te façam bem e te realizem. Você permanece na paz de Deus e não se deixa dominar pela ansiedade e necessidade de controle da situação. Espere até amanhã para ver o que acontece.
Deixar o peso nas mãos de Deus, não é desistir, é aprender a esperar com gratidão pelo que virá, sem criar expectativas. Acho que o milagre começa aí. Por fim, é se reconstruir em Deus nesse tempo. Ambos estão feridos e cada um tem um tempo diferente de cicatrização. Anestesiar uma dor não é sinônimo de cura.
“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4:6
Agradeça pelo propósito de Deus em relação a vocês, e que Ele seja glorificado nisso. Agradeça por que Deus é Poderoso para fazer infinitamente mais e sonda o coração de cada um. Preserve-se. Ame-se. Cuide-se. Refugie-se no Senhor e deixe-o com sua escolha. Deus lhe mostrará o que fazer, ou confirmará que atitude tomar.
Algumas perdas são livramento, e eu não tenho como avaliar uma realidade que eu não conheço. Deus conhece os seus motivos, os dele e tem a visão ampla e nítida da situação. Então, converse com Deus para saber se é tempo de espera, de silêncio, de ressignificar alguma situação, de mudança… Caminhe ao lado do Senhor e se aproxime ao máximo para obter o olhar dEle nesse momento.
Sobre perdas como livramentos, talvez, nesse momento, a convivência com alguém que deixou de acreditar no relacionamento, no amor e no poder de Deus para restaurar, não seja a melhor coisa pra vocês. A distância e o tempo são necessários em várias situações e relacionamentos. Olhe para o filho pródigo por exemplo. Algumas pessoas levam tempo para “cair em si”, “cair na real” e perceber onde estão, e onde suas escolhas as levarão…
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.” Eclesiastes 3:1,5-8
Sobre a validade de um casamento, na Bíblia, ele é comparado ao relacionamento de Deus com Seu povo (Isaías 54:5; Jeremias 3:1), com foco nas possibilidades de perdão e restauração matrimonial (Oseias 3:1-3). O ódio de Deus pelo divórcio e a miséria que ele causa são explícitos (Malaquias 2:15, 16).
Vale considerar que o divórcio é contrário ao propósito original de Deus ao instituir o matrimônio (Mateus 19:3-8; Marcos 10:2-9). Visto que o divórcio ocorreu como parte da experiência humana caída, uma regulamentação bíblica foi dada para limitar o dano que ele tem causado (Deuteronômio 24:1-4).
Jesus restaurou o conceito original do casamento como um compromisso vitalício entre um homem e uma mulher e entre o casal e Deus (Mateus 19:4-6; Marcos 10:6-9). Muitas instruções bíblicas confirmam o casamento e procuram corrigir os problemas que tendem a enfraquecer ou destruir o seu fundamento (Efésios 5:21-33; Hebreus 13:4; 1 Pedro 3:7).
O casamento baseia-se nos princípios do amor, lealdade, exclusividade, confiança e amparo mantidos por ambos os cônjuges em obediência a Deus (Gênesis 2:24; Mateus 19:6; 1 Coríntios 13; Efésios 5:21-29; 1 Tessalonicenses 4:1-7). Quando esses princípios são violados, as Escrituras reconhecem que trágicas circunstâncias podem destruir o casamento.
Quando Jesus disse: “Não o separe o homem”, Ele estabeleceu uma regra de conduta para a Igreja sob a dispensação da graça, a qual deve transcender todas as legislações civis que vão além de Sua interpretação da divina lei que governa as relações de casamento. Aqui Ele dá uma norma à qual Seus seguidores devem aderir mesmo quando as leis civis ou os costumes prevalecentes permitam maior liberdade. “No Sermão do Monte, Jesus declarou plenamente que não podia haver dissolução do laço matrimonial, a não ser por infidelidade do voto conjugal.”¹ (Ver Mateus 5:32; 19:9.)
Reconhece-se, contudo, que algumas vezes as relações matrimoniais se deterioram a tal ponto que é melhor para marido e mulher que se separem. “Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” 1 Coríntios 7:10,11
“Pois o povo preferido do Senhor é este povo, Jacó é a herança que lhe coube. Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos, como a águia que desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes, e depois estende as asas para apanhá-los, levando-os sobre elas.” Deuteronômio 32:9-11
“Jesus, nosso Redentor, apresenta-Se a humanidade e diz: Eu os amo e quero torná-los felizes. Mostra Suas mãos e pés, dizendo: Sofri em seu favor; suportei as setas atiradas contra vocês; carregarei os seus fardos; protegerei vocês. Confiem em Minha fiança e certamente receberão a grande recompensa da vida eterna.”²
“Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na angústia estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.” Salmos 91:14-1
“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” Hebreus 10:35,36
“Venham para um lugar seguro, vocês que são prisioneiros. Aqui há esperança! Eu prometo duas alegrias para cada tristeza que vocês passaram!” Zacarias 9:12 (Bíblia Viva)
“Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês.” Zacarias 9:12 (NVI)
Equipe Biblia.com.br
_______________
¹ O Maior Discurso de Cristo, p. 63.
² EGW