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Partir e estar com Cristo

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Existe contradição entre o desejo de Paulo de partir e estar com Cristo e o ensinamento da inconsciência da morte?

Prof. Leandro Soares de Quadros

“Existe contradição entre o desejo de Paulo partir e estar com Cristo e o ensinamento da inconsciência da morte?”

Leiamos os textos: “Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor” (2 Coríntios 5:8).  “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor” (Filipenses 1:23). “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento” (Eclesiastes 9:5).

À primeira vista parece que há contradição entre 2 Coríntios 5:8, Filipenses 1:23 e o texto de Eclesiastes 9:5, 6, 7 e 10. Porém, estudando os textos supracitados em seu contexto juntamente com todos aqueles escritos por Paulo que ensinam acerca do momento em que os justos receberão a recompensa, tudo ficará esclarecido. O texto de Eclesiastes 9:5, 6, 7 e 10 está em harmonia com os demais versos das Escrituras; eis alguns exemplos:

“Se lhes corta o fio da vida, morrem e não atingem a sabedoria” (Jó 4:21). “Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança” (Salmos 17:15). “Lembra-te de que a minha vida é um sopro; os meus olhos não tornarão a ver o bem. Os olhos dos que agora me vêem não me verão mais; os teus olhos me procurarão, mas já não serei” (Jó 7:7-8). “Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?” (Salmos 6:5). “Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio” (Salmos 115:17). “Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? Louvar-te-á, porventura, o pó? Declarará ele a tua verdade?” (Salmos 30:9). “A sepultura não te pode louvar, nem a morte glorificar-te; não esperam em tua fidelidade os que descem à cova. Os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu o faço; o pai fará notória aos filhos a tua fidelidade” (Isaías 38:18-19). “Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Coríntios 15:23). “E serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos” (Lucas 14:14). “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:40). “Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios” (Salmos 146:4). “Mostrarás tu prodígios aos mortos ou os finados se levantarão para te louvar? Será referida a tua bondade na sepultura? A tua fidelidade, nos abismos? Acaso, nas trevas se manifestam as tuas maravilhas? E a tua justiça, na terra do esquecimento?” (Salmos 88:10-12).

A Bíblia é clara em afirmar que ao morrer a pessoa dorme; Jesus também se referiu ao estado do homem na morte com sendo um sono (João 11:11-14); com estes fatos vê-se a necessidade de usar-se o conjunto das Escrituras (cf. Isaías 28:10) para que se possa compreender qualquer doutrina.

Em ambos os textos (2 Coríntios 5:8 e Filipenses 1:23) Paulo fala que gostaria de estar com Cristo não no momento da morte, MAS QUANDO FOSSE RESSUSCITADO. Analisando estes versos juntamente com 2 Timóteo 4:6 e 8, 1 Tessalonicenses 4:13-18 e 1 Coríntios 15:51-54, o assunto fica claro para nós. Ambos os textos complementam-se: “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.”

Através desses textos do próprio apóstolo Paulo pode-se chegar a algumas conclusões importantes:

1) Paulo sabia que receberia a coroa da justiça “futuramente”, por ocasião da volta de Jesus e não imediatamente após a sua morte (2 Timóteo 4:8);

2) Paulo diz que os mortos em Cristo dormem (1 Tessalonicenses 4:13) e que, por ocasião da volta de Jesus OS VIVOS TRANSFORMADOS E OS MORTOS EM CRISTO SERÃO ARREBATADOS JUNTOS PARA ENCONTRAR O SENHOR NOS ARES E ESTAR PARA SEMPRE COM ELE (cf. os versos 14-17). Se os mortos irão para o Céu COM OS JUSTOS VIVOS (não antes) quando o Senhor vier buscar seus filhos, isto significa que ninguém está no Céu ainda, “em espírito”.

3) O que vai para o Céu não é um “espírito imaterial” mas sim um CORPO TRANSFORMADO E GLORIFICADO (ver 1 Coríntios 15:51-54; Filipenses 3:20-21).

Desse modo, a doutrina da consciência e da recompensa imediatamente após a morte não é bíblica.

Equipe Biblia.com.br

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