biblia.com.br

Comer de tudo

bíblia

Gostaria de saber se em 1 Timóteo 4:1-5 Paulo não estaria ordenando os cristãos a comerem de tudo.

Pr. Alberto R. Timm, Ph.D.

Gostaria de saber se em 1 Timóteo 4:1-5 Paulo não estaria ordenando os cristãos a comerem de tudo.

O texto de 1 Timóteo 4:1-5 fala da apostasia dos “últimos tempos”, quando falsos mestres propagariam “ensinos de demônios”, proibindo “o casamento” e exigindo a “abstinência de alimentos, que Deus criou para serem recebidos, com ações de graça, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade”. A isso é acrescentado: “pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ação de graças, nada é recusável, porque, pela Palavra de Deus e pela oração, é santificado”.

Algumas pessoas têm sugerido, equivocadamente, que nesse texto Paulo esteja eliminando todas as distinções entre alimentos “limpos” e “imundos” do Antigo Testamento (ver Levítico 11), e que os cristãos do Novo Testamento têm hoje plena liberdade de comer, sem quaisquer restrições, de “tudo que Deus criou”. Ora, se esse fosse o caso, então estaríamos justificados em comer até mesmo a carne de outros seres humanos, também criados por Deus (Gênesis 1:26 e 27), o que é completamente inaceitável.

Abalizados comentaristas bíblicos têm reconhecido que a discussão de Paulo em 1 Timóteo 4:1-5 diz respeito a certas proibições alimentares antibíblicas, propagadas pelos gnósticos do 1º século d.C. Os adeptos do gnosticismo criam que a matéria fora criada não por Deus, mas por uma divindade inferior (Demiurgo), sendo má em sua essência. Abstendo-se de relações sexuais e de certos alimentos “materiais” (especialmente de toda espécie de carne), criam que estavam dando provas de uma mais profunda espiritualidade, que levaria a alma a libertar-se futuramente de tudo o que é material.

Paulo contesta essa dicotomia gnóstica, ao afirmar que os verdadeiros “alimentos” foram criados pelo próprio Deus (e não por uma divindade inferior), sendo consequentemente bons e apropriados para o consumo. Portanto, o texto sob discussão não está dizendo que podemos comer de tudo o que Deus criou (alimentos e não alimentos), mas apenas de tudo aquilo que Ele criou com o propósito específico de servir como alimento.

Equipe Biblia.com.br

Mortalidade e imortalidade
Festa da Lua Nova

Comentários

Lidia Cristina

Não tenho muito conhecimento sobre a bíblia,vim aqui por que fiquei curiosa ,pois um amigo meu me falou que na bíblia está dizendo que é proibido comer camarão, como eu gosto de comer frutos do mar fiquei um pouco apreensiva com o comentário dele,mas pensei que o que desagrada a Deus é o coração ruim e não algo nos alimenta,poderiam me explicar um pouco sobre isso?

Marcio

O texto de 1 Timóteo 4:1-5 é claro, Paulo aqui não fala de carne humana, ele fala de alimento.

Você antes de espiritualizar o tema alimento por favor explica o que seria “certos alimentos” que os heréticos estavam proibindo.

Depois disso aí sim, pode ser que seu embasamento tenha aceitação. Caso contrário, tudo que vc escreveu pode soar espiritual, entretanto, sem base e fundamento para respaldar o que vc está expondo, tudo cai por terra.

Marcio

O texto de 1 Timóteo 4:1-5 é claro, Paulo aqui não fala de carne humana, ele fala de alimento.

Você antes de espiritualizar o tema alimento por favor explica o que seria “certos alimentos” que os heréticos estavam proibindo.

Depois disso aí sim, pode ser que sem embasamento tenha aceitação. Caso contrário, tudo que vc escreveu pode soar espiritual, entretanto, sem base e fundamento para respaldar o que vc está expondo.

Gomez Domingos

Meu Deus Paulo nesse texto deixa muito claro que devemos comer de tudo. Que interpretação distorcida, no livro de Genesis Deus quando orienta para comer tudo o que se move, estava a falar sobre comer também seres humanos?

Os adventistas e outros Sabatistas por não terem qualquer base para justificar que as leis do Levítico 11 não podem ser seguidas, pois foram corrigidas pelo N. T, fazem interpretações forçadas e acabam cometendo heresias.

Altair Ulisses de Aguiar

Realmente, se não prestar bastante atenção, fica meio confuso, não a interpretação bíblica mas a interpretação as vezes confusas de quem explica. Isso precisa ser feito com muito cuidado pois não é todas as pessoas que tem a m,esma cultura e intendimento.