biblia.com.br

Jesus nasceu em outubro ou dezembro?

bíblia

O calendário que hoje usamos é resultado de uma tarefa monumental envolvendo cálculos, pesquisas históricas e anos de paciente trabalho, envolvendo dezenas de pessoas. Mas ao término da confecção de nosso calendário, percebeu-se um erro cronológico.

O calendário que hoje usamos foi formulado no século XVI a pedido do Papa Gregório XIII. Esta foi uma tarefa monumental, que exigiu muitos cálculos, pesquisas históricas e anos de paciente trabalho que envolveu dezenas de pessoas. Ao terminar a confecção do nosso calendário gregoriano percebeu-se um pequeno erro, o que é compreensível uma vez que ao lidar com diferentes calendários de diferentes épocas, é muito fácil cometer erros de ordem cronológica. Contudo, era tarde demais para fazer qualquer mudança. Não compensava descartar todo aquele trabalho dedicado e monstruoso por causa de poucos anos de diferença.

É por esta razão que a data do nascimento de Cristo é colocada pela maioria dos historiadores, em outubro do ano 5 a.C., data esta que conta também com a confirmação das profecias. Hoje celebramos simbolicamente o Natal em 25 de dezembro, mas esta não é com certeza a data que Cristo nasceu. Dezembro é estação de inverno no hemisfério norte, onde não encontraríamos nenhum pastor cuidando do rebanho ao ar livre como descreve o relato bíblico, e época também em que o Imperador não exigiria que houvesse um censo que obrigasse as pessoas a viajarem em pleno inverno. Contudo, não é errado celebrar o Natal em 25 de dezembro ou em qualquer outro dia. Na verdade, poderíamos e deveríamos celebrar e viver o espírito do Natal todos os dias do ano.

Sobre a data da morte de Herodes temos que primeiramente entender que Herodes não era um nome, mas um título de uma dinastia de governantes idumeus, forçados a aceitar o judaísmo pelo governo dos Macabeus. O título de “Herodes” significava para os judeus, o mesmo que “César” significava para os romanos. Todos os Herodes foram nomeados pelos imperadores romanos, e a eles deviam sua autoridade. Herodes o “Grande”, foi o rei que mandou matar as crianças de Belém, o qual morreu no início do ano 4 a.C. Ao morrer, deixou com seus filhos o governo da Palestina dividido da seguinte maneira:

– Herodes Arquelau reinou na Judéia de 4 a.C. – 6 d.C.

– Herodes Antipas reinou na Galiléia de 4 a.C. – 39 d.C.

– Herodes Felipe reinou no nordeste da Palestina de 4 a.C. – 33\34 d.C.

Houve muitos outros Herodes, mas estes foram os principais. Todos estes dados históricos podem ser encontrados nos bons livros de História Antiga, ou nas obras de Flávio Josefo, um historiador que viveu no século I d.C. É motivo muito nobre desejar possuir um maior poder espiritual. Deus nos promete saciar a nossa sede de Sua justiça, de Seu amor e da Sua pessoa. Ele nos promete encher o vazio do nosso coração e colocar significado em nossa vida. Cristo é tudo o que precisamos. Ele é o nosso Senhor e Salvador.

Equipe Biblia.com.br

Deus fala no silêncio
A importância do perdão