biblia.com.br

Por que pessoas boas sofrem?

23 de julho de 2012

O sofrimento é uma realidade da vida humana no contexto do pecado. "Por que pessoas boas sofrem" tem sido a pergunta de muitos que tentam encontrar algum sentido na vida. Unicamente a perspectiva bíblica pode nos responder adequadamente.

O pecado atingiu proporções muito sérias e suas consequências sobrevêm aos maus e bons, pois “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Na verdade, Deus não prometeu livrar-nos do sofrimento, mas sim de que estaria ao nosso lado em meios às tempestades da vida: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra” (Salmo 34:19).

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” (Isaías 57:15).

O conselho bíblico é de que suportemos as aflições: “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições…” (2 Timóteo 4:5) na certeza de que em Deus tudo podemos (Filipenses 4:13).

Os que creem em Deus são alvos especiais dos ataques de Satanás, pois ele não irá perder tempo em ir atrás de alguém que já lhe pertence, mas nem sempre os crentes são os que mais sofrem. Não devemos fazer tal afirmação (de que os que creem em Deus sofrem mais), pois seria o mesmo que dizer: nada há de vantagem em seguir a Jesus.

Se analisarmos a vida de um ímpio e a de um justo, veremos que na verdade os ímpios sofrem mais, pois muitos têm suas vidas marcadas pelo alcoolismo e fumo e os seus lares estão destruídos e não têm a quem recorrer diante das tragédias. Enquanto que o crente dificilmente passa por tais coisas e privações. Lógico, também dependerá do conceito que cada um tem do que seja sofrer. Deus promete que um dia todo o sofrimento terminará:

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras” (Apocalipse 21:4 e 5).

Equipe Biblia.com.br

É correto jogar na loteria?
“Devo dizimar presentes?”