Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Adão e Eva existiram?

Realmente, Adão e Eva existiram. A Bíblia registra o nome do casal que deu origem à humanidade (ver Gênesis capítulos 1, 2, 3, etc.). Além de a Bíblia afirmar a realidade de que existiram nossos primeiros pais, temos fontes que nos dão fortes evidências:

A Antropologia Descritiva (ou Etnologia) é um ramo da ciência que concorda que todos nós descendemos de um casal (isto é chamado de monogenismo). A antropologia não diz o nome deste casal (Adão e Eva), mas o fato de concordar com a posição bíblica de que todos descendem de um par de seres humanos, é uma forte evidência de que a Bíblia está com a razão.

Linguística Histórica também afirma que os diversos idiomas se originaram de um só. Isto está em acordo com o relato do Gênesis sobre a Torre de Babel (ver Gênesis 11).

As diferentes culturas, com seus relatos sobre a origem da humanidade, também evidenciam a autenticidade da Bíblia em relação ao assunto. Veja a seguir o que disse o professor Orlando Rubem Ritter no livro “Por Que Creio” (Casa Publicadora Brasileira), escrito pelo jornalista Michelson Borges:

“Na tradição hindu, aparece o ancestral ADAMU (veja que este nome, bem como os que virão a seguir, são parecidos com ADÃO); e na tradição sumeriana, a mais antiga civilização pós-diluviana, aparece ADAPA. Segundo essa tradição, Adapa vivia num país onde não havia morte, o ar era puro e a água, limpa. Mas Adapa acabou perdendo o direito à imortalidade. Várias culturas possuem relatos que mostram uma origem comum para a humanidade, com Adão e Eva, no jardim do Éden” (pág. 165, grifos acrescidos).

E, a maior de todas as evidências de que Adão e Eva  existiram está no fato de que Jesus dá testemunho da autenticidade do Gênesis (mesmo que haja pessoas que não aceitam o Jesus divino, não há como negar o Jesus histórico). Você poder ler sobre isso em Mateus 19, onde Cristo faz uma referência direta ao casal que viveu no jardim do Éden. Para o cristão, isso já bastaria para confirmar a veracidade da história de Adão e Eva.

Equipe Biblia.com.br

  • Tatiane de Oliveira Souza disse:

    Como os filhos de Adão e Eva deram continuidade à humanidade se no início existiu apenas uma mulher, Eva? Onde eles encontraram mulher para si? Essa minha dúvida é muito antiga e cruel

  • Gilsane Silva disse:

    Obrigada!

  • Gilsane Silva disse:

    Prezados,

    Por gentiliza, tem como informar a referencia do grifo acrescido, pg.165. O motivo é que preciso pesquisar sobre do mito de Adapa. Tem um amigo que registrou q a existência e a queda do homem em Gênesis vem de um mito Acadiano de um ser chamado de Adapa…ou seja o mito de Adapa foi registrado primeiro.

    Desde já agradeço.

    em Cristo,

    Gilsane

    • debora disse:

      Olá, Gilsane!

      É o livro “Por Que Creio” (Casa Publicadora Brasileira), escrito pelo jornalista Michelson Borges.
      Paz!

  • gilson manoel de arruda disse:

    se se ficar pelo texto a biblia estaria falando de um casal.mas não esta.esta falando do homem e da mulher.É o jeito do autor falar.No inicio,diz,ele,Deus fez o homem e a mulher,ou seja:a raça humana teve um começo.os nomes de Adão e erva é relativo.o autor do texto não esta dando nomes próprios,mas coletivos.Em vez de falar uma primeira mulher um primeiro homem ele usa nomes concretos.portanto,adão e erva existiram como existem hoje.O texto ensina que
    o homem e a mulher tiveram começo e foram criados por DEUS.

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações