biblia.com.br

Como controlar o estresse?

11 de abril de 2012

Sabemos que o estresse é resultado de múltiplos fatores e que manter hábitos saudáveis ajudam a mantê-lo sob controle.

Sabemos que o estresse é resultado de múltiplos fatores e que manter hábitos saudáveis ajudam a mantê-lo sob controle. Alguns desses hábitos podem ser listados facilmente:

♦ atividade física regular;

♦  alimentação balanceada;

♦ respeitar as horas do descanso;

♦ nutrir a mente com coisas boas e pensamentos positivos;

♦ questionar os pensamentos de autossabotagem e confrontá-los com a realidade;

♦ não guardar rancor ou ressentimento;

♦ perdoar;

♦ viver um dia de cada vez;

♦ confiar em Deus, relacionando-se com Ele através da oração e estudo da Bíblia.

Quando estamos estressados, a oração pode aliviar as nossas tensões. Há vários exemplos na Bíblia de pessoas que encontraram alívio e conforto na hora do estresse e tribulação. O salmista Davi escreveu: “Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado” (Salmos 62:1-2).

Podemos sempre aprender com as experiências da vida, e o estresse que não pode ser evitado, certamente pode nos ajudar a desenvolver a nossa fé e a burilar o nosso caráter. Paulo escreveu: “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança” (Romanos 5:3-4).

Se temos estresse exterior não significa que devemos deixar que ele nos afete interiormente. Por essa razão, a confiança em Deus é fundamental. Devemos sempre fazer o nosso melhor em todas as coisas, fazendo o que é certo, e deixar o resultado nas mãos de Deus. A Bíblia diz: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7). Se alguma coisa não deu certo, ou se algum erro foi cometido, não desanime! “O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão” (Salmos 37:23, 24).

Durante as temporadas de estresse, podemos ter paz se mantemos os nossos pensamentos no Senhor. A Bíblia diz em Isaías 26:3: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”

Equipe Biblia.com.br

Como organizar uma vigília
O que a Bíblia diz sobre rejeição?