Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Quais são os 10 mandamentos e onde os encontramos na Bíblia?

not_arquivo_1324598463

Encontramos a citação dos 10 mandamentos em Êxodo 20:3-17 e sua repetição em Deuteronômio 5:7-21.

Veja que os quatro primeiros mandamentos de Êxodo 20 estão representados pelo primeiro grande mandamento de Jesus que refere-se ao nosso amor a Deus; e os seis últimos de Êxodo 20:3-17 estão representados pelo segundo grande mandamento de Jesus, com relação ao nosso próximo.

1º “Não terás outros deuses diante de mim.”

2º “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”

3º “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.”

4º “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; “mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.”

5º “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

6º “Não matarás.”

7º “Não adulterarás.”

8º “Não furtarás.”

9º “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

10º “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

Jesus fez mais. Em Mateus 22:37-40, resumiu-os em dois grandes mandamentos:

“Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. “Este é o grande e primeiro mandamento. “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

O resumo não substitui os dez mandamentos, mas abrange a todos eles.

Equipe Biblia.com.br

_________________________

Alguns dizem: “Eu não observo a lei, porque a lei de deus foi dada ao povo judeu…” – A lei foi abolida na cruz? – saiba mais clique aqui.

  • Jessica disse:

    Na bíblia lá em apocalipse diz que os suicidas não herdarão o reino dos céus!

  • pierre disse:

    muito bom!!!!!!!!!!!!!

  • juvenal disse:

    Interessante, já li este texto. Tenho uma bíblia católica, edições paulinas. O texto acima é o mesmo. Eu nasci em lar católico e não sabia que a bíblia dizia estas coisas. Daí não dá para entender as estátuas, imagens e adoração a Maria e aos Discípulos de Jesus. Foi lendo história geral e pesquisando que vemos a triste história da igreja católica, responsável por mais de 300 anos de guerra, criando as cruzadas, um exército de extermínio de “infiéis”. Depois veio a Santa Inquisição, onde o catolicismo levou milhares e milhares a forca e a fogueira. Criaram a Mariologia e outros fanatismos. Hoje, além de banco e empresas, o Vaticano é dono de uma enorme gama de imóveis na Europa e no mundo todo. Sem palavras…

  • jhulia disse:

    quais sao os dez mandamentos

  • José Martins dos santos disse:

    Muito bom este site

  • Paulo Cezar disse:

    boa tarde, eu entreguei minha vida pra Jesus e fui batizado e Deus já tá trabalhando muito na minha vida. Mas gostaria muito de entender a Bíblia então, gostaria de saber por onde eu começo a ler a Bíblia e como faço pra entender.

  • Silvio disse:

    Ajoelhar e curvar é igual? se for, eu falo pra minha namorada

  • Yuri disse:

    Não Sabia Desses Mandamentos

  • Adorei essa história Bíblicas, tirei ate dez na prova de história .

  • Aline Martins disse:

    Quando cometemos o adulterio , antes do casamento , mais casamos com o proprio,tem perdao?

    • roberto disse:

      Olá querida irmã ALINE, estaremos entrando em contato contigo por e-mail para entendermos melhor o que ocorreu e podermos te orientar a respeito.

      Continue firme com Jesus, não desvie dos planos e propósitos que Deus tem para sua vida, um futuro glorioso está reservado para você, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do BÍBLIA.

  • Amiga disse:

    Meus queridos amigos e irmãos, nós temos todos bondade, porém no meu caso, eu gostaria de ser amiga de todos os que me rodeiam, mas daqueles que me rodeiam só 1 ou 2 é que posso considerar excelentes de pessoas com infinita bondade, isto porque infelizmente eu trato aquela pessoa bem e essa pessoa trata-me e fere-me… E eu continuo a tentar ser compassiva e boa pessoa com ela mas no entanto ela continua com o seu mau íntimo…

    Então, Eis aqui a minha pergunta: Como podemos nós, amar o nosso próximo como nós mesmos, se essas Pessoas são más para nós?

    Nosso Senhor, Deus, é compassivo e de infinita bondade.
    Peço por tanto a ele, Que vos Abençoe e que Ilumine a todo aquele/a que estiver lendo isto.

    Que tenham muita sorte na Vida, e jamais, deixem de fazer nosso bem.
    Pois eu, Todos os Dias, tento agradar a Deus.
    Te amo, para todo o sempre, Meu Senhor!

  • Maria de Lourdes da Silva disse:

    Pessoas que se matam tem salvação?

    • Instrutor disse:

      Ótima pergunta querida irmã MARIA , a Bíblia, embora nunca mencione a palavra suicídio, fala do assunto. Ela revela algumas pessoas que desejaram e até cometeram atos suicidas. Dentre os casos daqueles que pediram a morte nos lembramos de Moisés e Elias. É certo que você poderá pensar que nesses dois casos não há pecado, por se tratar simplesmente de um pensamento, mas não podemos nos esquecer que Jesus, em Mateus 5:28, diz: “Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela”. Jesus dá a entender que não é somente o ato que nos faz pecar, mas que o desejo do coração já é considerado pecado.

      Temos o caso de Saul, que em sua aberta rebelião contra Deus, em seu íntimo orgulho, joga-se sobre sua espada para não ser morto pelos filisteus (1Sm 31:3 e 4). Judas, também é um caso de rebelião e afastamento declarado de Deus. Mas o que dizer de Sansão? O próprio Reifler, que diz que o suicídio é sempre errado, esquece que o nome de Sansão encontra-se na galeria dos heróis da fé, em Hebreus 11. Eu diria que a história de Sansão é um caso clássico de que Deus não julga os casos de suicídio da mesma forma.

      Logo, embora o suicídio não seja aprovado por Deus, cremos que Ele é justo juiz, e que “há de julgar todas as coisas até as que estão escondidas…”. Muitas pessoas quitaram suas vidas não por rebelião aberta e afastamento declarado de Deus, mas, quem sabe, por estarem mentalmente doentes. Pessoas que provavelmente foram levadas a cometerem um ato que não fariam em sã consciência, fazendo pleno uso da faculdade da razão.

      Àqueles que perderam algum ente querido nessas condições, podemos consolar sugerindo que esperem no Senhor. No tempo determinado Ele certamente revelará a Sua justiça.

      Aguardaremos seu retorno, saiba que o poder de Deus está a sua disposição para que sua vida se transforme cada dia mais, que Deus te abençoe muito, conte sempre conosco, um grande abraço dos amigos do BÍBLIA.

  • Luciana disse:

    Muito bom, está fiel a Bíblia que é a palavra de Deus nosso Senhor

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações