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idolo

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A palavra ídolo vem do grego eidólon, e significa ‘imagem’. É, pois, uma representação da divindade, de que se faz objeto de culto, usurpando essa imagem o lugar de Deus, e recebendo a adoração ou o culto que só a Ele é devido. No A.T. aquelas palavras que mais freqüentemente se empregam para significar um ídolo ou imagem são: (1) Tselem, imagem – cp. Gn 1.26 com Ez 16.17 e Dn 3.1. (2) Pesel, imagem de escultura (Êx 20.4). (3) .Vassekah, uma imagem de fundição (Êx 32.4). (4) .Watstsebah, a pedra sagrada – cp. Êx 23.24 e 2 Rs 3.2 com Gn 28.18. (5) Gillulim, significação incerta, mas provavelmente um termo de desprezo, tão livremente empregado por Ezequiel, tratando-se de ídolos (*veja Ez 6.4, e seguintes). (6) Elil, igualmente termo de desprezo, implicando, provavelmente, falta de poder (como em Sl 96.5). (7) Atsab, significando ou uma figura (*veja Sl 115.4), ou uma causa de dor. (8) Terapkim, deuses domésticos ou pessoais (Gn 31.19 – Jz 17.5). os ídolos eram em alguns casos feitos, inteiramente ou em parte, de prata, ou de ouro (Êx 32.3, 4 – is 2.20). Havia fabricantes regulares de ídolos (Hc 2.18, 19). os ídolos eram postos nos templos, e também em casas (Jz 17.5 – 1 Sm 5.2). Sacrifícios e presentes lhes eram oferecidos (os 2.8 – 4.13). No N.T. são os ídolos uma característica especial da vida religiosa do mundo gentílico. os que se convertiam à fé cristã abandonavam-nos (1 Ts 1.9) – e tinham de observar certos cuidados para que não se manchassem com os costumes idólatras (At 15.29). Alguns doutrinadores da primitiva igreja consideravam a profissão de fazer ídolos coisa igual ao ato de lhes prestar qualquer culto (Tertuliano, De idol. c. 6).(*veja idólatra, idolatria, imagem.)