Achar-se-ão ali em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos. - SALMOS 14:5

Caminho

Publicado em: 26/04/2017  |   11:11
Compartilhe:

desert_landscape_hdr-wallpaper-1152x864Rogo-te que me faças saber o teu caminho.” (Êxodo 33:13)

Moisés andou com Deus. Viu sua vida ser lentamente moldada pela mão invisível. Antes, um príncipe forte, destemido, capaz de matar para salvar um compatriota em perigo. agora, um homem manso, humilde, que prefere morrer a ver o nome do seu povo riscado do livro do céu.

Deus andou com Moisés. Usou sua vara para abrir mares, tocar rochas e guiar o povo. Muita coisa aconteceu. e agora, Moisés está cansado. Olhando para trás, ele pode ver espalhadas pelos caminhos empoeirados do deserto evidências do cuidado de Deus. Mas é nesse momento que surge um pedido muito humano, uma oração que você já deve ter feito algumas vezes.

“A verdadeira oração é concebida no útero da necessidade.” 

Moisés quer uma prova clara, talvez algo sobrenatural, que confirme sua jornada até então, e assegure seus passos dali para frente. ele quer conhecer o caminho de Deus.

Fico pensando em quantas vezes repeti essa mesma oração… Nem todas as bênçãos divinas conseguem calar as perguntas humanas. E quantas vezes perguntamos: Como? Quando? Por onde? Qual é o caminho? Alimentamos a ilusão de que conhecer o trajeto pode facilitar de alguma maneira a jornada. Não.

Esquecemos que os caminhos de Deus são sempre mais altos, incompreensíveis, às vezes: “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Isaías 55:9). Ele tem caminhos estreitos, contraditórios: “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”(Mateus 7:14), e é mestre na arte de abrir caminhos no meio das tormentas da vida: “…o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Naum 1:3).

Naquele dia, Deus não revelou seu caminho a Moisés. Mas a oração não ficou sem resposta. Diante da pergunta insistente, Deus responde: “Eu irei com você.. e a minha presença lhe dará descanso” (Êxodo 33:14).

Talvez você ande em busca de uma direção. Quem sabe esses últimos dias tenham sido mais de perguntas que de respostas para você. Talvez esteja cansado.. Oro para que você encontre na presença de Deus o descanso que as respostas não podem dar.

Descanse nEle, o caminho.

Cândido Gomes

4 respostas para “Caminho”

  1. Silvana Martins disse:

    É verdade as vezes tenho dúvidas e perguntas que para quem tem entendimento da Palavra são absurdas, mas vou descansar Nele, sem questionar. Obrigada

  2. ELAINE CAMARA DASSIE PEREIRA disse:

    DEUS é maravilhoso!!
    TÊM DEUS planos para que possamos aprender a sermos totalmente dependentes DELE!

  3. Zilda Parra disse:

    Maravilhosa mensagem estava
    Muito a precisar. Veio a mim como que uma luva .
    Que Deus vos abençoe.
    Falou com minha alma..

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações