biblia.com.br

Saul se suicidou ou foi assassinado?

bíblia

16 de fevereiro de 2017

A Bíblia não se contradiz. Então como nós podemos entender os textos de 1 Samuel 31:4 e 2 Samuel 1:9,10?

A  Bíblia é a perfeita palavra de Deus no imperfeito sotaque humano. Foi inspirada pelo Espírito Santo (2 Timóteo 3:16; 2 Pedro 1:19-21) para que nós pudéssemos nos tornar sábios para a salvação (2 Timóteo 3:15). Por mais que muitas vezes pareça que ela está entrando em contradição, não está, pois a palavra de Deus não se contradiz. Então como nós podemos entender os textos de 1 Samuel 31:4 e 2 Samuel 1:9,10? Vejamos o que esses textos dizem: “Então Saul ordenou ao seu escudeiro: Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos. Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou sua própria espada e jogou-se sobre ela” (1 Samuel 31:4-10 – Nova Versão Internacional).

“O jovem respondeu: Cheguei por acaso ao monte Gilboa, e lá estava Saul, apoiado em sua lança. Os carros de guerra e os oficiais da cavalaria estavam a ponto de alcançá-lo. Quando ele se virou e me viu, chamou-me gritando, e eu disse: ‘Aqui estou.’ Ele me perguntou: ‘Quem é você?’ ‘Sou amalequita’, respondi. Então ele me ordenou: ‘Venha aqui e mate-me! Estou na angústia da morte!’ Por isso aproximei-me dele e o matei, pois sabia que ele não sobreviveria ao ferimento. Peguei a coroa e o bracelete dele e trouxe-os a ti, meu senhor (2 Samuel 1:6-10 – Nova Versão Internacional).

O texto na Bíblia de Jerusalém, que é uma das versões do Antigo Testamento que mais se aproxima do original em hebraico, no verso 6 de 2 Samuel 1 diz: “O mensageiro respondeu: ‘Eu estava casualmente no monte Gelboé e vi quando Saul se atirou sobre a própria lança, quando se aproximavam os carros e cavaleiros’”. Os dois relatos bíblicos dizem que Saul tentou se matar e assim o fez ao se projetar contra sua espada. Tudo indica que o amalequita viu tudo isso acontecer, pois pegou a coroa e o bracelete de Saul e os levou até Davi (ver 2 Samuel 1:10).

É muito provável que o amalequita tenha inventado essa versão a fim de impressionar a Davi e conseguir alguma recompensa. O ponto principal que a Bíblia quer nos mostrar não é tanto como Saul morreu, mas que a sua morte foi uma consequência de sua rebelião e afastamento de Deus (1 Crônicas 10:13, 14). Que triste fim o de Saul. Rejeitou a Deus e se rebelou contra Ele. Tentou viver uma vida independente e o resultado foi a tragédia de um suicídio.

Equipe Biblia.com.br

Suicídio de Pilatos
Liberdade versus controle