Quando mudanças acontecem no namoro
bíblia
"Meu namorado não fala comigo há 15 dias e não consigo entender o que está acontecendo. Acho que ele quer terminar e não tem coragem. Conheço-o há 6 anos e o amo demais. Sempre nos demos muito bem mas de repente começamos a nos desentender por pouca coisa."
“Estou sentindo uma tristeza tão grande que chega a doer o peito a ponto de quase faltar o ar. Meu namorado não fala comigo há 15 dias e não consigo entender o que está acontecendo. Acho que ele quer terminar e não tem coragem. Conheço-o há 6 anos e o amo demais. Sempre nos demos muito bem mas de repente começamos a nos desentender por pouca coisa.”
Namorados podem ter um ótimo relacionamento de namoro e se sentirem apaixonados, mas em determinado momento perceberem algo como “meu namorado (a) não é o mesmo (a)”. Parece que alguma coisa mudou e a empolgação de antes já não existe da mesma maneira. A vontade geralmente é a de que o namoro continuasse a ser da mesma forma que no começo, com mais atenção, mais tempo juntos, mais troca de presentes e ligações, ou outro comportamento que tenha sido modificado. Mas, quais são os motivos para que esta sensação seja sentida?
As razões podem estar relacionadas com a maneira como a paixão inicial se desenvolverá no relacionamento. Em qualquer início de namoro, tanto o homem quanto a mulher se comportam para a conquista e podem exagerar em atitudes de cordialidade e afinidades para que a conquista seja possível. No entanto, é com o passar dos meses que fica mais claro o sentimento que um tem pelo outro.
A paixão pode se transformar em amor, tendo alguns hábitos no namoro mudados, mas vai desenvolvendo outros importantes para a manutenção do relacionamento como a confiança, a amizade, a intimidade afetiva. Ou, a paixão pode se transformar em frieza quando o casal de namorados ou um dos namorados descobre que no relacionamento só existia a paixão e, quando ela deixa de ser novidade, não há raízes no relacionamento que permitam o crescimento dele com o desenvolvimento do amor. Então, o que fazer quando há mudanças na forma do namorado (a) ser:
1. Avaliar se esta mudança está caminhando para o desenvolvimento do amor entre o casal (se, apesar de não se ligarem com tanta frequência, por exemplo, os dois sentem confiança um no outro e se sentem seguros no relacionamento, se começam a criar objetivos comuns).
2. Avaliar se a única coisa que sustentava a relação era a paixão e a atração física (que não sustentam um relacionamento por muito tempo).
3. Avaliar se estas mudanças estão de acordo com o que você deseja do relacionamento para que, então, uma decisão possa ser tomada com relação à continuidade do namoro.
Por mais que este possa ser um sentimento desconfortável, a avaliação consciente da realidade do relacionamento é o caminho antes que uma decisão seja tomada.
Equipe Biblia.com.br