biblia.com.br

O que significa doxologia?

bíblia

11 de abril de 2012

A palavra é um substantivo feminino e provém da junção de dois termos em grego.

“Quero saber sobre a doxologia, que fala em Romanos 16:25-27. O que significa doxologia?”

Doxologia, é uma fórmula litúrgica dirigida a Deus, geralmente ritmada. Ou seja, é uma expressão poética e musical de louvor a Deus. A palavra é um substantivo feminino e provém da junção de dois termos em grego: “doxa” (glória) + “logia” (palavra). O seu significado concebe o conceito de usar palavras para dar forma ao louvor, usando poesias, preces, hinos como forma de expressão de louvor à glória de Deus. A doxologia não pode estar desassociada da verdadeira adoração. Ela exige adoração. Portanto, a doxologia geralmente está presente como parte da liturgia em um culto de adoração ao Deus Criador.

O apóstolo Paulo compôs várias doxologias. Embora nem sempre terminasse suas cartas com uma doxologia, algumas de suas cartas são finalizadas com uma. Veja algumas doxologias escritas por Paulo:

Romanos 11:36: “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”

Gálatas 1:5: “Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.”

Efésios 3:21: “A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”

Filipenses 4:20: “Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém.”

1 Timóteo 1:17: “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”

Em Romanos 16:25-27, o louvor é oferecido a Deus em dois aspectos de sua perfeição. (1) Ele é poderoso para confirmar os fiéis no evangelho e na pregação de Jesus Cristo (v. 25), e também é Deus único e sábio, que em Sua bondade e misericórdia nos revelou, por meio das Escrituras e através da encarnação de Jesus Cristo, o precioso evangelho capaz de salvar a humanidade (v. 27).

Equipe Biblia.com.br

 

Sexo antes do casamento
O que a Bíblia diz sobre os idosos?