biblia.com.br

Como guardar o sábado?

deus

11 de abril de 2012

Com respeito à guarda do sétimo dia, existem orientações muito importantes a serem observadas conforme Gênesis 2:1-3 e Êxodo 20:8-11:

Com respeito à guarda do sétimo dia, existem orientações muito importantes a serem observadas conforme Gênesis 2:1-3 e Êxodo 20:8-11:

a) Não comprar, vender ou se envolver em qualquer tipo de negócio;

b) Não exercer nenhum trabalho secular ou algo que possa ser feito em qualquer outro dia da semana;

c) Preparar as atividades caseiras na sexta-feira;

d) Nunca se esquecer que o maior objetivo do sábado é ter mais tempo para estar com Cristo, num relacionamento mais íntimo, através do estudo da Bíblia e da oração;

e) É um dia para louvar e adorar a Deus na sua igreja;

f) É um dia para apreciar o convívio dos irmãos em Cristo;

g) É um dia dedicado à família;

h) É um dia propício para apreciar a criação de Deus através da natureza;

i) É um dia para fazer o bem a si e aos outros;

j) Especialmente, é um dia de fé e de lembrança. Na luta pela sobrevivência, na agitação da vida, somos tentados a querer dirigir nossos caminhos por nós mesmos e nos esquece­mos de que tudo que mais precisamos é confiar em Deus, descansar na Sua sabedoria e no plano que Ele tem delineado para nossa vida. O sábado é para nos lembrar de tudo isso, a fim de descan­sarmos, pela fé, na segurança dos braços de Jesus e na certeza da Sua graça.

Concluindo essa primeira parte, podemos dizer que o sábado e os demais mandamentos divinos são eternos. Nunca houve um tempo na existência do homem em que Deus não tivesse dado de maneira tão clara e tão explícita aquilo que deve ser obedecido para o próprio bem e felicidade do ser humano (Salmo 111:7 e 8). Se O amamos, iremos guardar Seus mandamentos (João 14:15), que “não são pesados” (1 João 5:3). A obediência é o resultado natural e espontâneo da fé que opera por amor a Deus, e não uma mera demonstração exterior de religiosidade. Jamais a obediência a qualquer mandamento poderá nos salvar (Efésios 2:8, 9). As obras não salvam, apenas Cristo. Só Ele, por meio da Pessoa do Espírito Santo, pode colocar no coração do homem o impulso para obedecer (Atos 4:12; Efésios 2:10).

A obediência é a expressão externa de nossa transformação interna (2 Coríntios 5:17; Tito 3:7, 8) e uma expressão de gratidão e amor para com Deus (Hebreus 10:16 e 17). Deixe apenas que a luz divina, que emana da cruz de Cristo, ilumine seus caminhos e os motivos do seu coração. Nunca esqueça que o sábado não é uma invenção humana, mas um presente de Deus para o benefício do homem (Marcos 2:27, 28). E Deus não erra.

O que fazer no Sábado?

a) Levíticos 23:32 – celebrar a chegada do dia do Senhor com um bonito culto de adoração, ao pôr-do-sol de sexta-feira;

b) Levíticos 23:3; Lucas 4:16 – ir à igreja. Participar de programações espirituais nos coloca em íntima ligação com Deus;

c) Atos 16:13 – ir a retiros espirituais;

d) Atos 16:13 – passear em meio à natureza. É um ótimo dia para fazer piqueniques com a família. Já pensou em fazer isso na beira de um lago? Isso é marcante, especialmente para as crianças. Ir a zoológicos, parques… Esse contato com a natureza traz saúde mental e mostra aos filhos o quanto o sábado é um dia especial. As crianças aprender a respeitar a Deus e aos pais;

e) Mateus 12:12 – fazer o bem em favor do próximo. Visitar os necessitados é uma atividade própria para o sábado. Fazer algo por alguém que precisa é um remédio para a baixa auto-estima;

f) Isaías 58:13-14 – direcionar as atenções para os assuntos espirituais. Falar sobre Deus, o Céu, a vida eterna, o amor de Jesus Cristo, o Seu perdão sem igual… Esse tipo de diálogo, diferente das conversas que temos durante a semana, é bom para melhorar o convívio com a família e agradável para as rodas de amigos;

g) Atos 16:13; 13:42-44 – orar e estudar mais a Bíblia. É ótimo separar momentos para a devoção pessoal e também para estudar a Bíblia com um amigo.

Como você pôde ver, o sábado pode ser desfrutado de várias maneiras. Deve-se usar a imaginação e a criatividade, não esquecendo que o sábado não será sábado se não for um dia de serviço dedicado ao próximo.

O que não fazer no sábado?

a) Êxodo 20:10; João 5:17 – não realizar nenhum trabalho cotidiano (para não desviar a atenção do Criador), mas apenas obras em benefício do próximo;

b) Neemias 10:31; 13:15-20 – não comprar, vender ou realizar qualquer atividade comercial. Não devemos contribuir para que outras pessoas desrespeitem o sábado.

Importante: Só se deve assistir televisão se o programa estiver em harmonia com a espiritualidade do dia.

O que Jesus mais gostava de fazer no Sábado?

a) Lucas 4:16 – ir à igreja;

b) Lucas 4:16 – ler;

c) Lucas 4:31; 6:6; 13:10 – ensinar as pessoas sobre a Bíblia;

d) João 5:17 – trabalhar em favor do próximo (Jesus não trabalhava na carpintaria no dia de sábado!)

e) Mateus 12:1-8; Marcos 2:23-28; Lucas 6:1-5 – sair com os discípulos para evangelizar. Nessa ocasião, os discípulos de Cristo aproveitaram o convívio com a natureza e colheram alguns cereais para irem comendo pelo caminho.

f) Mateus 12:9-13; Marcos 3:1-6; Lucas 6:6-11; 13:10-17; 14:1-5; João 5:1-15; 9:1-16 – curar as pessoas doentes fisicamente e/ou espiritualmente. Essas coisas boas que Jesus fazia no sábado eram consideradas pecado pelos judeus daquela época(ver João 5:18). Entretanto, Jesus mostrou e ensinou a maneira correta de se guardar o sábado! Em Seus debates com os fariseus, Jesus cumpriu a profecia de Isaías 42:21.

O sábado é um sinal do quê?

Êxodo 31:13; Ezequiel 20:12 e 20

Resposta: É um sinal de santificação, de lealdade a Deus.

Qual é um dos últimos convites de Deus à humanidade antes da volta de Jesus?

Apocalipse 14:7 – compare com Êxodo 20:11

Resposta: Adorem a Deus observando o sábado, o memorial do Amoroso Criador do Universo!

Apelo de Deus: “Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado para não profaná-lo, e vigiando sua mão para não cometer nenhum mal” (Isaías 56:2).

Equipe Biblia.com.br

Como organizar uma vigília
O que a Bíblia diz sobre rejeição?