biblia.com.br

Dizem que o diabo não existe

bíblia

11 de abril de 2012

O substantivo diabo provém do grego "diabolos" e significa "acusador" ou "caluniador".

“Certa vez assisti uma entrevista com uma pessoa que pratica bruxarias e feitiçarias; ela afirmava que estas coisas não estão ligadas ao diabo, porque afinal, o diabo não existe e que no Antigo Testamento não há nenhuma referência sobre o diabo na versão hebraica. Gostaria de um esclarecimento.”

O substantivo diabo provém do grego diabolos e significa “acusador” ou “caluniador”. De acordo com Apocalipse 12:9 o diabo é a “antiga serpente” (Gênesis 3) “que se chama diabo e Satanás”. O nome Satanás procede do hebraico satan e possui o significado de “adversário”, “opositor” ou “inimigo”. Há várias referências a Satanás tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos. Algumas referências são indiretas, como nas proibições feitas por Deus para que o Seu povo não praticasse qualquer atividade ocultista como a feitiçaria, bruxaria, necromancia, adivinhações, etc. Vejamos alguns textos:

“O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles” (Levítico 20:27).

“Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus” (Levítico 19:31).

“Aboliu também Josias os médiuns, os feiticeiros, os ídolos do lar, os ídolos e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, para cumprir as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na Casa do SENHOR” (2 Reis 23:24).

“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa” (Deuteronômio 18:10-14).

Se o diabo não existe, como afirmam alguns, então que poder antagônico seria esse que Deus abomina? Além destas menções indiretas, há muitas outras que afirmam a sua existência. Só no Antigo Testamento o nome “Satanás” aparece 15 vezes e 33 vezes no Novo Testamento. Deve-se destacar que ele também é conhecido por outros nomes como “diabo”, “inimigo”, “filho da alva” (Lúcifer), “querubim cobridor”, “mentiroso”, “príncipe dos demônios”, “Belzebu”, “pai da mentira”, “sedutor de todo o mundo”, “dragão”, “antiga serpente”, etc.). Vejamos algumas referências:

◊ 1 Crônicas 21:1: Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel.

◊ Jó 1:6: Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.

◊ Jó 1:7: Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.

◊ Jó 1:8: Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.

◊ Jó 1:9: Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus?

◊ Jó 1:12: Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.

◊ Jó 2:1: Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o SENHOR.

◊ Jó 2:2: Então, o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.

◊ Jó 2:3: Perguntou o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.

◊ Jó 2:4: Então, Satanás respondeu ao SENHOR: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

◊ Jó 2:6: Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida.

◊ Jó 2:7: Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.

◊ Zacarias 3:1: Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.

◊ Zacarias 3:2: Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?

Note que a Bíblia apresenta Satanás como sendo um ser pessoal, capaz de incitar alguém para o mal, dialogar, causar destruição e opor-se a Deus. Uma de suas estratégias para iludir e destruir é a ideia de que ele não passa de uma figura mitológica. Se é difícil lutar contra um inimigo cuja existência se tem conhecimento, imagine o que seria guerrear contra uma pessoa de quem não se tem consciência de sua existência? Seria o mesmo que tomar bofetadas de todos os lados e não saber de onde vem.

A salvação é oferecida gratuitamente a todas as pessoas (João 3:16; Efésios 2:8), inclusive aos praticantes de ocultismo. Contudo, eles precisam se atentar que somente Jesus Cristo é o Senhor e que para o que está escrito em Apocalipse 22:15 e abandonar tais práticas: “Fora [do Céu] ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.”

Equipe Biblia.com.br

Como organizar uma vigília
O que a Bíblia diz sobre rejeição?