biblia.com.br

Salvação para quem não tem capacidade de escolha

deus

Como será o julgamento divino?

“Gostaria de saber o que acontece quando pessoas que nascem sem capacidade mental e oportunidade de escolha entre bem e mal, céu e inferno, creio que pessoas nasçam assim não porque Deus quer ou porque Ele é mal, e sim por conta do pecado do homem que o afasta de Deus. Bom, se Deus deu ao homem o livre arbítrio e nasce uma pessoa incapaz de decidir o que deve seguir, como essa pessoa será salva.”

Deus é amor e um justo e misericordioso juiz! Embora a Bíblia não traga detalhes sobre a salvação de pessoas nessa condição, cremos que a perspectiva que Deus tem para elas é a da eternidade. Não podemos entrar no mérito do juízo divino, mas encontramos na Bíblia respaldo para tal compreensão. Confiamos que Deus é justo, amoroso e sábio demais para cometer um equívoco. Assim, podemos descansar de que os caminhos de Deus são retos.

A Bíblia diz que a salvação é pela fé, um presente de Deus para a humanidade:
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8
O desejo de Deus é salvar a todos, afinal, Jesus morreu para que todos sejam salvos, mas respeita a decisão de cada um individualmente quanto a aceitar ou rejeitar essa salvação, por isso é dito que quem não crê não tem a vida eterna.

Não sabemos como esse Deus amoroso e justo irá julgar as pessoas incapazes de discernir entre o bem e o mal por uma limitação mental. Em seu trato com crianças, a perspectiva de Jesus para elas é a da eternidade:
“Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.” Mateus 19:14

Vamos considerar o fato de que qualquer pessoa que tenha convivido com estas pessoas especiais podem afirmar que eles muitas vezes apresentam fé no sentido de serem totalmente confiantes; eles podem amar incondicionalmente; eles raramente permitem dúvida para ultrapassar a sua “fé” a maneira que nós crentes racionais às vezes fazemos. Por serem como crianças em sua mentalidade, eles têm o tipo de fé que moveu Jesus a dizer, “dos tais é o reino dos céus.”

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.” Tito 2:11

Equipe Biblia.com.br

Posição do protestantismo histórico sobre a Lei
O nascimento de Cristo