biblia.com.br

Como esquecer uma pessoa amada?

bíblia

11 de abril de 2012

Um rompimento sério pode ser comparável à perda de um ente querido por causa da morte. Portanto, é normal ficar triste, e você não precisa ter vergonha disso. Se você está com vontade de chorar por causa do que aconteceu, então chore.

O tempo é remédio, e nesse processo o primeiro passo para esquecer um amor é abrir o coração a Deus, contando-Lhe tudo aquilo que ainda magoa e traz lembranças que doem. É pedir a Ele sabedoria para aceitar a Sua vontade e saber tirar proveito de uma experiência dolorosa.

Quando nos colocamos nas mãos de Deus, toda tristeza, frustração e dor que passamos fica mais suportável, pois Ele nos carrega em seus braços de amor e nos conduz para algo muito melhor do que imaginávamos. Entregue-se a Deus e deixe que Ele cuide dos seus sentimentos de tristeza ou dor e os transformem em bênçãos para sua vida.

Deus não nos disse que nossa vida seria fácil, Ele inclusive nos alerta: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33). Com Deus podemos ser vencedores e passar por toda prova que nos venha. Ele jamais nos deixa passar por algo que não podemos suportar.

Um rompimento sério pode ser comparável à perda de um ente querido por causa da morte. Portanto, é normal ficar triste, e você não precisa ter vergonha disso. Se você está com vontade de chorar por causa do que aconteceu, então chore. Essa reação é um escape natural que vale para homens e mulheres, e ajuda a aliviar a tensão e as pressões acumuladas. Como disse, ao lidar com a perda a pessoa geralmente passa por algumas fazes específicas e depois experimentam intenso pesar. Primeiro, aparece a negação ou recusa em aceitar o fato. Depois disso vem a raiva incontida que é direcionada contra às pessoas, especialmente contra aqueles que causaram a perda, bem como contra Deus. Em terceiro lugar, a pessoa sente raiva contra si mesma, pois se sente culpada pela perda ou pelo que ocorreu. A última fase é a tristeza genuína. É nessa fase que a tristeza impacta a pessoa com força total, e o pranto predomina. É chamada também de fase final, ou de resolução, pois agora a pessoa pesarosa pode finalmente se relacionar com a tristeza e resolvê-la.

Nancy Van Pelt diz que “quanto mais longo o namoro e mais íntimo o relacionamento, tanto mais profundo será o pesar. […] Depois de chorar um bocado por tudo o que aconteceu, é possível que você descanse na certeza de que o pior já passou. tente evitar ser apanhado por qualquer uma dessas fases, pois isso poderia levá-lo à depressão.”1

E agora, o que você vai fazer? O seu relacionamento terminou e sua vida inteira parece estar sem chão. Talvez a desilusão seja tão grande que o leve a ter vontade de abandonar os estudos, pular de um penhasco, ou arrumar algum outro drástico curso de ação. É possível que se sinta muito deprimido. Van Pelt aconselha que não se deve procurar imediatamente um outro relacionamento. Ela diz: “Dê a si mesmo uma chance para sarar. O tempo é um remédio maravilhoso, apesar de algumas pessoas demorarem mais para se recuperar do que outras. […] Enquanto se recupera, tome tempo para se autoanalisar e avaliar seu progresso no crescimento pessoal.”2

É necessário permitir que o tempo cumpra o seu papel terapêutico a fim de poder ajustar seus sentimentos à perda. Não dê espaço para a autocomiseração de sua dor e angústia, enquanto tenta ganhar a simpatia de amigos. O passado deve ficar no seu devido lugar, onde ele pertence – no passado! Então, ocupe-se nas atividades da vida e siga adiante. Não passe a vida toda trancado no seu quarto chorando o seu fracasso. Participe de “atividades de grupo que ajudarão a distrair a mente de seus problemas. Ajude outras pessoas. Dessa maneira, terá mais facilidade de se esquecer de si mesmo à medida que pensa nos que podem ter maiores problemas que você.”3

Faça novas amizades, dedique-se à alguma atividade ou curso que você tem interesse, passe mais tempo com Deus em oração e estudo da Bíblia, pois Deus sabe e se interessa pelo que ocorreu com você. Peça a ajuda divina para sarar o seu coração. Com o tempo você verá que o passado não mais o machuca e poderá perceber, com a maturidade e experiência adquiridas, mediante o estudo da Bíblia e oração, que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28). Em momentos de angústia podemos experimentar de uma forma muito especial o divino conforto oferecido por Cristo, Deus Forte, Conselheiro e Príncipe da Paz. Faça de Jesus Cristo sempre o primeiro, o último e o melhor em sua vida!

Equipe Biblia.com.br

_______________

1 Nancy Van Pelt, O Namoro Completo: Guia Sobre Namoro, Amor e Sexo (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2ª Ed., 2001), p. 115.

2 Idem.

3 Ibid.

Sexo antes do casamento
O que a Bíblia diz sobre os idosos?