Base teológica para o dízimo (introdução)
deus
Teologicamente, a benção precede o ato de dizimar. Sem essa benção preliminar é impossível dizimar. (...) Dizimar é o reconhecimento da bondade de Deus e, portanto, sempre uma resposta e não um prelúdio.
Angel M.Rodriguez“A narrativa apresenta certos conceitos teológicos que espalham luz sobre o significado do dízimo. Esses conceitos, que fundamentam a prática do dizimar, sugerem que dizimar não é fenômeno isolado na experiência religiosa de uma pessoa, mas pertence à compreensão teológica do mundo ao nosso redor e nossa função dentro dele.”1
Deus é Criador2
A palavra hebraica traduzida como “Criador” (qanah) vem de uma raiz que significa “adquirir, possuir”. (…) Tudo no céu e na terra pertencem ao Senhor porque Ele os criou. O direito de propriedade é baseado em Sua atividade como Criador. (…)
Deus é Quem dá as bênçãos
(…) Teologicamente, a benção precede o ato de dizimar. Sem essa benção preliminar é impossível dizimar.
As bênçãos sempre são uma expressão de Seu amor e cuidado por nós. Dizimar é o reconhecimento da bondade de Deus e, portanto, sempre uma resposta e não um prelúdio.
Abraão estava bem seguro do fato de que quem o enriquecia era o Senhor. Estava persuadido de que sua segurança financeira não dependia de qualquer poder, mas das bênçãos de Deus. (…) (Veja Gênesis 14:21-23)
A segunda referencia de dízimo na Bíblia é encontrada em Gênesis 28:22 onde lemos: “… e de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.”
Deus preserva a vida humana3
A narrativa sugere que o dizimar tem motivações teológicas. Nesse caso específico, o dízimo de Abraão foi “o reconhecimento que foi o Deus Altíssimo que lhe deu a vitória” (verso 20)…
Há implicação é que a vida é tão frágil que não pode ser plenamente preservada por esforços humanos. Há forças que ameaçam a vida do homem e só Deus pode derrota-las completamente. (…) Portanto, dizimar expressa o fato de que a vida não nos pertence, mas é do Senhor (não só porque nos criou, mas porque nos preserva num mundo de pecado e morte). «Continue a leitura»
Equipe Biblia.com.br
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1 Angel M.Rodriguez, Teologia dos Dízimos e Ofertas, p. 46.
2 Idem, p. 47.
3 Ibidem, p. 48.