biblia.com.br

A genealogia de Caim e o primeiro músico mencionado

bíblia

11 de abril de 2012

Quem foi o primeiro músico mencionado na Bíblia? Qual a primeira referência sobre poligamia?

O texto bíblico de Gênesis 4:17-22 apresenta a genealogia de Caim, a primeira genealogia de Gênesis. A Bíblia de estudo Andrews faz o seguinte comentário:

“As genealogias têm propósitos diferentes na Bíblia: (1) mostrar a origem comum da humanidade; (2) servir para verificar o direito à propriedade da terra (Levítico 25:23, 24), ligada ao senhorio geral de Deus sobre tudo; (3) mostrar a importância da continuidade das linhagens sacerdotal e real;  (4) funcionar como ponte entre diferentes períodos nas Escrituras (ex. Gênesis 10 e 11:30 ligam a época do dilúvio aos dias de Abraão; Mateus 1 conecta o Antigo Testamento com o Novo Testamento, etc.). A genealogia de Caim em particular não inclui apenas nomes, mas também contém importantes invenções humanas (Gênesis 4:17b, 20b-22) e conclui com a canção de vanglória de Lameque (v. 23, 24). A fundação de cidades, o início da criação de animais, o trabalho em metal e a maestria em instrumentos musicais – tudo isso faz parte desta linhagem humana. A seção também inclui a primeira referência à poligamia (v. 19).”

Portanto, o primeiro músico mencionado na Bíblia é Jubal, conforme texto extraído do relato bíblico:

“Ada deu à luz Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gênesis 4:20-21).

Equipe Biblia.com.br

Sexo antes do casamento
O que a Bíblia diz sobre os idosos?