biblia.com.br

Um Homem Cheio de Graça e Poder

dedicação e comunhão com Deus. Um desses homens foi Estevão

A Bíblia relata a história de homens que se destacaram por sua coragem, dedicação e comunhão com Deus. Um desses homens foi Estevão, escolhido como diácono para servir às necessidades das viúvas gregas, em Atos 6. Na primeira vez que seu nome aparece na Bíblia, Estevão é mencionado como “homem cheio de fé e do Espírito Santo” Atos 6:5. Estevão também possuía boa reputação, era um homem cheio do Espírito e possuía sabedoria, pois estes eram os requisitos que deveriam ser encontrados nos homens que seriam escolhidos para exercer o diaconato naquele momento, de acordo com Atos 6:4

A Bíblia relata a história de homens que se destacaram por sua coragem, dedicação e comunhão com Deus. Um desses homens foi Estevão, escolhido como diácono para servir às necessidades das viúvas gregas, em Atos 6.

Na primeira vez que seu nome aparece na Bíblia, Estevão é mencionado como “homem cheio de fé e do Espírito Santo” Atos 6:5. Estevão também possuía boa reputação, era um homem cheio do Espírito e possuía sabedoria, pois estes eram os requisitos que deveriam ser encontrados nos homens que seriam escolhidos para exercer o diaconato naquele momento, de acordo com Atos 6:4.

Em Atos 6:8, lemos que: “Estevão, cheio de graça e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”. Por causa destes prodígios e sinais, os líderes judeus o acusaram diante do Sinédrio de pregar contra o templo e contra a Lei de Deus.

O sumo sacerdote indagou a Estevão se as acusações de seus oponentes eram verdadeiras. Estevão, então, em sua defesa, fez uma revisão da história dos judeus, desde Abraão, passando pelo cativeiro egípcio, a libertação e a idolatria do povo no deserto, até chegar a Davi, que desejou construir um templo para Deus.

Então, a partir de Atos 7: 51, Estevão direciona suas palavras aos líderes judeus, que, por serem duros de coração, resistiram ao Espírito Santo, e, por isso mesmo, se tornaram traidores e assassinos, uma clara alusão ao que fizeram com Jesus.

Diante da irritação dos líderes judeus por suas palavras, Estevão teve uma visão celestial relatada em Atos 7:55 e 56: “Mas Estevão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à Sua direita. E disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.”

Os líderes não suportaram estas palavras, e condenam Estevão à morte, levando-o para fora da cidade para que fosse apedrejado.

No momento de seu apedrejamento, Estevão ainda teve forças e serenidade para dizer duas frases marcantes: “Senhor, em Tuas mãos entrego o meu espírito” (Atos 7:59). E “Senhor, não lhes imputes este pecado!” (Atos 7:60).

Estas foram as últimas palavras deste diácono escolhido por Deus para testemunhar do Seu amor e poder.

Sua coragem e determinação servem-nos de exemplo hoje, quando precisamos nos posicionar ao lado da verdade, a despeito das ameaças que sofremos e das circunstâncias desfavoráveis.

Acima de tudo, seu coração perdoador serve de exemplo para todos nós. Quantas pessoas nos ofenderam, durante nossa vida! Estevão nos ensina, através de suas últimas palavras, que podemos desfrutar a paz da presença de Deus, e perdoar aqueles que nos ofendem e nos fazem mal.

Você gostaria de imitar o exemplo de Estevão? Gostaria de ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, de fé e de sabedoria? Quer pedir que Deus encha você do Seu Santo Espírito agora?

Por: Pr Leidevam Ross

Casar ou viver juntos?
Precisamos atualizar a Bíblia?