biblia.com.br

Quero uma família feliz

15 de maio de 2012

Os filhos precisam sentir que eles pertencem à uma família, que eles são acolhidos no lar, e assim eles se sentirão protegidos e seguros.

“Meu relacionamento familiar com meus filhos e esposo está péssimo. Sei que filhos não seguem conselhos; eles seguem o exemplo. Tento dar o exemplo mas vejo que são muito folgados. Meu esposo acha que não é preciso ler a Bíblia. O filho mais novo se desviou da igreja há mais de 3 anos, gosta de Rock pesado e só anda de preto. O filho mais velho está em uma igreja longe de todos, até da namorada. Há pouco tempo me disse que não gosta de comunhão com outros cristãos. Me sinto triste hoje! Que devo fazer?”

Você não citou a idade dos seus filhos, mas sabe bem que é comum em certa idade, principalmente na adolescência, os filhos assumirem atitudes provocativas, buscando com isso, chamar a atenção dos adultos para eles. Um psicólogo certamente explicaria melhor este fenômeno pelo qual nós já passamos.

Pode ser que a dificuldade que você tem com seu marido esteja refletindo na vida de seus filhos. Independentemente do seu marido ler ou não a Bíblia, procure se consagrar a Deus. Nossa primeira responsabilidade do dia, como filhos do Pai Eterno, deve ser a nossa consagração a Ele. Dedique a primeira hora do seu dia para desenvolver comunhão com Deus, através do estudo da Bíblia e oração. Permita que através do estudo bíblico diário o Espírito Santo fale ao seu coração. Permita ser confrontada pela Palavra de Deus. Ore por seu esposo, ore pelos seus filho, ore pelo seu lar, por seu casamento, e seja perseverante na oração. Peça discernimento, sabedoria e peça que Deus guie os seus passos. Reivindique as promessas de Deus em sua Palavra. Ele diz: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; Eu vou guiá-lo e orientá-lo” (Salmo 32:8 – NTLH).

É verdade que a salvação é algo individual. Mas vale lembrar a experiência dos israelitas ao celebrarem a primeira páscoa no êxodo. Aqueles que estavam sob  o teto de um lar onde o sangue do cordeiro havia sido colocado sobre os umbrais das portas, foram cobertos por este sangue quando o anjo da morte passou sobre o Egito atingindo os primogênitos da terra. A analogia é apropriada, pois seus filhos e seu esposo estão debaixo do mesmo teto que você. Peça a ajuda de Deus para ser uma cristã exemplar, uma melhor esposa, melhor mãe, melhor pessoa, refletindo o amor de Cristo.

Paulo diz: “Porque o marido descrente é santificado pela mulher” (1 Coríntios 7:14). Isso pode ocorrer por causa da influência santa exercida pela esposa. Se seu filho mais velho está numa igreja longe, talvez seria interessante perguntar-se: – “por que ele prefere aquela igreja?” ou, – “o que tem naquela igreja que chama a sua atenção?”

Talvez seja porque ele se sinta melhor lá, ou porque deseja independência, ou se autoafirmar. Seja como for, esteja atenta aos anseios do coração dele, não como uma julgadora, mas como uma mãe acolhedora, conselheira, orientadora e educadora.  Ore pelos seus filhos, mas chame-os para orar com você. Então ore junto com eles. Vá ao quarto dos seus filhos, debruce na cama deles, ponha a mão sobre eles e os abençoe. Ore com eles mais frequentemente.

Continue mostrando o melhor caminho para seus filhos seguirem: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6). Lembre-se que cada pessoa possui o seu livre arbítrio. É claro que você, como mãe, continuará exercendo um papel muito importante sobre os seus filhos, na construção de valores, como uma referência de casamento, como conselheira e educadora.

Os filhos precisam sentir que eles pertencem à uma família, que eles são acolhidos no lar, e assim eles se sentirão protegidos e seguros. As férias podem ser muito úteis para estreitar os vínculos de família, passar um tempo junto criando boas memórias e recordações. Geralmente a vida é muito corrida e, portanto, sempre que puder desfrute desses momentos de passeios, férias e lazer. O dia de ir à igreja também deve ser um momento muito especial. O lazer em família deixa marcas para toda a vida.

Existem bons livros cristãos para pais que gostariam de saber como lidar de uma forma correta e saudável com os desafios e questões que os adolescentes geralmente enfrentam nessa fase da vida.

Sobre tudo, confiem em Deus, pois Ele é sábio e Sua Palavra é fiel. Que Deus lhe abençoe ricamente em sua caminhada cristã!

Equipe Biblia.com.br

Como lidar com os filhos rebeldes e teimosos?
História da Bíblia