biblia.com.br

Quem escreveu os Dez mandamentos?

11 de abril de 2012

Êxodo 34:1 diz que Deus escreveu as tábuas da Lei. No mesmo capítulo, nos versos 27 e 28, diz que foi Moisés. Quem, realmente, escreveu as tábuas da Lei?

“Por haver quebrado as primeiras tábuas (Êxodo 32:19) que “eram obra de Deus” (Êxodo 32: 16), Moisés devia lavrar outras. Deus escreveria nelas os dez mandamentos (Êxodo 34:28; Deuteronômio 4:13; 10:4). Moisés não tinha pedido por outras tábuas, mas tinha suplicado pelo retorno do favor de Deus e a renovação da aliança. Porém, Deus não poderia dar o Seu favor sem demandar obediência à Sua lei. Os dois são inseparáveis. O ser humano está mais disposto a desfrutar as recompensas do viver correto do que viver corretamente. No entanto, Deus insiste que as recompensas só são dadas aos obedientes. Ele pode fazer aliança somente com os dispostos a aceitar Sua lei como regra de vida. E isso Ele faz para o próprio bem do ser humano, e não de Si mesmo. O ato de escrever novamente a lei em tábuas de pedra prova que ela é eterna e inalterável (Mateus 5:17-19; Romanos 13:8-10; Efésios 6:2; Tiago 2:8-12; 1 João 2: 3, 4; 5:2, 3). Moisés foi chamado a substituir as duas tábuas da lei que foram quebradas por ele mesmo. Isso também acontece com aquele que quebra a lei de Deus; não se pode esperar o favor divino a menos que se coloque no caminho da obediência plena. O roubo traz o dever da restituição; o insulto, da desculpa; a calúnia, de uma retratação.”[1] As palavras que Moisés deveria escrever, no contexto de Êxodo 34, são as dos versos 10 a 26. O texto de Deuteronômio confirma que quem escreveu os Dez Mandamentos foi Deus.

“Naquele tempo, me disse o SENHOR: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze uma arca de madeira. Escreverei nas duas tábuas as palavras que estavam nas primeiras que quebraste, e as porás na arca. Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, lavrei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi ao monte com as duas tábuas na mão. Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim. Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou” (Deuteronômio 10:1-5).

Equipe Biblia.com.br

_________________________

[1] Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, vol. 1, p. 726).

O que a Bíblia diz sobre o coração?