biblia.com.br

Ordenação de mulheres

11 de abril de 2012

Gostaria de saber por que algumas igrejas não ordenam mulheres para o ministério pastoral, qual a base bíblica para tal atitude?

“Não é o costume da Igreja Adventista mundial ordenar pastoras (conquanto algumas mulheres cursem Teologia) ao ministério por crermos que esta não é sua função. O lar deve ter a presença da mãe a fim de os filhos sejam perfeitamente educados e, no caso do ministério pastoral, muito deste tempo que poderia ser investido na instrução dos filhos será tirado. Esta “ausência” da mãe no lar acarreta sérios prejuízos na formação dos filhos. A presença da mãe é sem sombra de dúvidas INSUBSTITUÍVEL”.

Não encontramos nas Escrituras nenhum registro de que mulheres tenham sido ordenadas (a ordenação consiste em consagrar uma pessoa para que assuma determinada posição na igreja como, por exemplo, pastoral) na igreja primitiva. Alguns afirmam que diaconisas e viúvas eram mais que simplesmente comissionadas, mas em geral a ordenação era reservada para homens.

Verificando o que Paulo escreveu a Timóteo, vemos muitas instruções e admoestações aos presbíteros e bispos com respeito a liderança da igreja (1 Timóteo 3; 5:17-25), contudo não houve nenhuma orientação para mulheres neste sentido. Entretanto as mulheres exercem um maravilhoso trabalho na Igreja Adventista através do Ministério da Mulher, cujo objetivo é apoiar, encorajar e desafiar as mulheres para o trabalho de Deus. Além disso, este ministério busca satisfazer as necessidades espirituais, emocionais, físicas e sociais. “Encoraja e capacita as mulheres a participarem da Missão da Igreja. Oferece um sistema de apoio para mulheres que estão passando por conflitos familiares, abuso ou simplesmente são solitárias. Discute e busca atender os temas e questões que afetam as mulheres hoje.”

“Mesmo que a função da mulher seja outra, isto de forma alguma deve levá-la a pensar que sua esfera de ação e atuação se dê apenas no lar. Ela deve estudar, trabalhar e conquistar seu espaço. É objetivo de Deus que suas filhas cresçam profissionalmente (que muito tem contribuído para a sociedade) e que tenham novas oportunidades. Isto deve ser feito sem ser deixada de lado sua sagrada função e missão designada por Deus: a de educar os filhos.”

Equipe Biblia.com.br

História da Bíblia
O que a Bíblia diz sobre a tranquilidade?