Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Por que não ficar?

Pr. José Maria Barbosa

O “ficar” se tornou sinônimo daquela aproximação rápida, transitória, passageira. Onde o que importa é a sensação do momento e a satisfação pessoal. Não existe relacionamento afetivo, nem compromisso, nem intenção de namorar. É um relacionamento a baixo custo. Onde se brinca com os sentimentos e com o corpo do outro. Você bebe o vinho e joga a taça fora. A pressão vem de todos os lados: colegas de trabalho, do colégio ou faculdade, e veladamente dos amigos da igreja. Além disso, o medo de ficar solteiro ou solteira, a baixa auto-estima, levam alguns a se apressarem ou se precipitarem procurando esse relacionamento.

“Aí pintou o clima e eu fiquei com ele.” Quer dizer, troca de beijos e de carícias. E acontece em acampamentos, congressos, na praia, no shopping, na festa. Sem se preocupar com o dia seguinte, nem com o dia dos namorados, nem com cartãozinho, flores ou presentes. Muitos dizem que é melhor porque você, sofre menos, não existe cobrança, e você não precisa estar dando satisfação para ninguém.

No entanto, para rapazes e para moças as consequências são diferentes. Responda-me: “Como é considerada a moça que sempre está ficando?” As meus olhos meninas ficam mal faladas, são vistas mais pelo seu corpo do que pelo que são, sentem-se descartáveis, recebem muitas vezes esse relacionamento como se fosse amor, pensam em continuar a amizade.

A rapaziada, de outro lado, olha isso para se divertir, experimentar, querer curtir sempre saem ilesos. E para os dois há dificuldade em controlar os impulsos sexuais, e não se aprofunda uma amizade. Além disso, deve-se pensar no vazio que um comportamento assim deixa. No outro dia quando você pensa no que fez, o sabor é de café frio.

Pode o jovem que ama a Jesus “ficar”? Essa é mais uma pressão que o mundo está fazendo dentro da igreja, secularizando um relacionamento tão bonito e sagrado como deve ser o amor entre dois jovens que se gostam. Pense unir relacionamento afetivo sério, honesto, com compromisso. Permita que Jesus tenha controle total da sua vida, e a dirija e abençoe em sua vida sentimental.

Equipe Biblia.com.br

  • Livia disse:

    Olá meu queridos!

    … Bom, o que posso dizer é que o que vem de Deus trás alegria e paz. A fonte do amor é o próprio Cristo! Infelizmente pessoas vêm aqui e diz: ah, se vc está está separada Deus há de te dar outro alguém. Oi?! outro? gente, se nós não resolvermos o problema que estão dentro de nossa alma sempre haverá tristeza com qualquer relação, Deus não casou homem para depois se não der certo começar outro amor. Parem com isso! vamos lutar pelo amor que Deus nos dá independente de estar ou não com alguém, e se vc assim como eu é a pessoa que se separou, divorciou ou perdeu o amor vamos orar e jejuar, é muito difícil eu sei. Fácil mesmo é você sair nas baladas da vida e arrumar outra pessoa pra preencher seu vazio e arrumar o problema que é vc. Doce ilusão queridos! Não se iludam! Casamento é apenas 1 . Boa noite a todos!

  • Nicole disse:

    Olá.. tenho o mesmo problema, desde a adolescencia.. e ultimamente está bem difícil! A alguns meses namorei um cara maravilhoso, nosso namoro era exemplo pra outros casais e todos apostavam em nós, o casamento era questão de tempo e dinheiro. Mas de um dia para o outro tudo que ele fazia começou a me irritar, eu já não tinha vontade de estar com ele, os finais de semana se tornaram um peso.. e eu me deprimi, me fechei completamente! Depois de alguns meses empurrando com a barriga, arrasado pelo meu comportamento frio e indiferente, ele terminou o namoro. É triste, mas de imediato me senti aliviada. Mas veio seguido de uma profunda tristeza e frustração.. Afinal, antes de namorar, oramos por meses, pedimos a direção de Deus e aguardamos o ‘tempo certo’. E mesmo assim, o meu ‘defeito’ sentimental veio a tona e destruiu tudo DE NOVO. Ele faz parte do meu grupo de amigos, então eu vi perto o enorme sofrimento dele, o que causou muito falatório.. pude ouvir por diversas vezes: “Cara, relaxa! Ela é louca”. Hoje, namorar se trasformou um bixo de 77 cabeças pra mim, e eu prometi pra mim mesma que ninguém mais vai sofrer por minha causa. Mas eu creio na cura que só pode vir de Deus, e num relacionamento pleno e feliz que me levará a um casamento muito abençoado! Bom poder desabafar, e saber que não sou a única! Porque ninguém entende, as vezes nem eu. Orem por mim também!!

    • Instrutor disse:

      Estaremos orando por você querida irmã, o relacionamento com Deus é algo que nos ajuda muito neste sentido, mas gostaríamos muito de conversar mais contigo sobre este assunto, uma pergunta que faremos é se você ainda o ama?
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, Deus te ama muito, um grande abraço.

  • Edemir disse:

    achei que só eu era assim! já amei muito só que quando era mais jovem e quando ainda era criança, hoje tenho trinta anos e não consigo amar ninguém, acabei perdendo um casamento por causa disso.Tenho uma filha que amo mais que tudo, porem quando se fala de mulher não consigo me apegar a ninguém, eu achava que esse era um problema só comigo e vejo agora que tem pessoas igual a mim,quando eu era casado minha esposa não entendia por que eu era assim, mais agora com esses comentário de vocês vejo que o problema realmente é comigo e que só Deus para me tornar uma pessoa normal novamente. obrigado a todos e peço que também peçam a Deus por mim..

    • Instrutor disse:

      Ficamos muito felizes em ver que procura ajuda divina para isso querido irmão, é maravilhoso vermos que um amado filho de Deus deseja se aproximar de nosso Pai.
      Estaremos orando por você irmão, saiba que Deus tem lindos e maravilhosos planos para você que é muito especial para Ele e também para nós, conte sempre conosco, que Deus abençoe e ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • Rose disse:

    finalmente encontrei pessoas assim como eu,tbm ,sou assim, começo gostando e derrepente fico fria e não gosto mesmo,termino mesmo porque prefiro ser sincera do que fingir amor, e pra ser sincera eu não acredito muito nessa historia de amor sei lá,só Deus pra me ajudar.

    • Instrutor disse:

      Olá querida irmã, tudo bem contigo?

      É muito importante termos um relacionamento com Deus, e todo casal deve ter uma comunhão próxima com Deus, tenha certeza que quanto mais próximos de Deus estiver mais distantes estarão de muitos sentimentos.

      Qual a sua opinião sobre isso? Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Monique disse:

    Eu li o comentário que vc escreveu dizendo que é fria com namorados e ficantes. Eu também sou da mesma forma e busco uma resposta. A única coisa que sei é que Deus vai ajudar a mim e a vc diante dessa situação que não sai da minha cabeça e me perturba todos os dias. Um abraço!

  • MELQUISEDEQUE disse:

    A paz do SENHOR JESUS, li teu comentário, e vejo que quando não encontramos a pessoa que dizemos ser certa, que não alcança nossos objetivos, na verdade estamos sendo um pouco exigentes para o meio que nos cerca, mas essa exigência, na verdade é um mecanismo de proteção pessoal que possuímos dentro de nós mesmos pela natureza que DEUS nos deu. Outro, porque o ESPIRITO SANTO, está cuidando de nós. Hoje é fácil gostar de alguém, mas no futuro? Este futuro, o ESPIRITO SANTO, conhece bem.

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações