biblia.com.br

Por que não ficar?

Namoro

11 de abril de 2012

O “ficar” se tornou sinônimo daquela aproximação rápida, transitória, passageira. Onde o que importa é a sensação do momento e a satisfação pessoal. Não existe relacionamento afetivo, nem compromisso, nem intenção de namorar. É um relacionamento a baixo custo. Onde se brinca com os sentimentos e com o corpo do outro. Você bebe o vinho e joga a taça fora. A pressão vem de todos os lados: colegas de trabalho, do colégio ou faculdade, e veladamente dos amigos da igreja. Além disso, o medo de ficar solteiro ou solteira, a baixa auto-estima, levam alguns a se apressarem ou se precipitarem procurando esse relacionamento.

“Aí pintou o clima e eu fiquei com ele.” Quer dizer, troca de beijos e de carícias. E acontece em acampamentos, congressos, na praia, no shopping, na festa. Sem se preocupar com o dia seguinte, nem com o dia dos namorados, nem com cartãozinho, flores ou presentes. Muitos dizem que é melhor porque você, sofre menos, não existe cobrança, e você não precisa estar dando satisfação para ninguém.

No entanto, para rapazes e para moças as consequências são diferentes. Responda-me: “Como é considerada a moça que sempre está ficando?” As meus olhos meninas ficam mal faladas, são vistas mais pelo seu corpo do que pelo que são, sentem-se descartáveis, recebem muitas vezes esse relacionamento como se fosse amor, pensam em continuar a amizade.

A rapaziada, de outro lado, olha isso para se divertir, experimentar, querer curtir sempre saem ilesos. E para os dois há dificuldade em controlar os impulsos sexuais, e não se aprofunda uma amizade. Além disso, deve-se pensar no vazio que um comportamento assim deixa. No outro dia quando você pensa no que fez, o sabor é de café frio.

Pode o jovem que ama a Jesus “ficar”? Essa é mais uma pressão que o mundo está fazendo dentro da igreja, secularizando um relacionamento tão bonito e sagrado como deve ser o amor entre dois jovens que se gostam. Pense unir relacionamento afetivo sério, honesto, com compromisso. Permita que Jesus tenha controle total da sua vida, e a dirija e abençoe em sua vida sentimental.

Equipe Biblia.com.br