biblia.com.br

O homossexualismo¹ é errado perante Deus?

pecado

Cerca de sete passagens fazem breve referência ao assunto. Fica claro que o mesmo não é aprovado, não recebendo, porém, ênfase como sendo pior ou menos pior do que outros pecados.

Todas as pessoas são amadas por Deus e devemos amar a todas também. Não há nada que façamos para sermos mais amados ou menos amados. Deus é amor e seu amor pelo ser humano é incondicional. Agora, a prática homossexual é contrária à vida. Imagine uma população totalmente homossexual, a vida estaria extinta.

A Bíblia fala muito pouco sobre o homossexualismo. Cerca de sete passagens fazem breve referência ao assunto. Fica claro que o mesmo não é aprovado, não recebendo, porém, ênfase como sendo pior ou menos pior do que outros pecados.

Homossexualismo no Antigo e o Novo Testamento

♦ A História de Ló (Gênesis 19) – Os anjos foram a Ló na forma humana. Os habitantes da cidade de Sodoma pediram que os homens fossem para fora, pois eles desejavam conhecê-los sexualmente. Ló ofereceu suas filhas apesar de saber que os habitantes da cidade não aceitariam. Eles queriam os homens. Os anjos disseram: esse é um lugar ímpio. O homossexualismo não era o único pecado de Sodoma e Gomorra mas o texto é claro.

♦Levítico 20:13; 18:22 – Aqui estão claras citações contrárias ao relacionamento homem x homem e homem x animais.

♦Deuteronômio 23:17 e 18 – “Não trarás salário de prostituta nem o aluguel do sodomita”. A palavra hebraica aqui é “cão”. Na cultura daquele tempo um homem submetendo-se a outro homem era chamado de cão (cachorro).

Alguns crêem que isto fazia parte da lei cerimonial que foi abolida na cruz. No entanto, o Novo Testamento traz-nos três referências e em duas delas (1 Coríntios 6:9 e 1 Timóteo 1:10) a palavra grega significa “coito com outros homens”. O homossexualismo é condenado aqui juntamente com a idolatria, roubo, mentira, assassinato e outros pecados.

“Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus” (1 Coríntios 6:9-10).

“Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão” (Romanos 1:25-27). «Leia sobre o contexto de Romanos 1 e entenda melhor esse assunto»

Equipe Biblia.com.br

_______________

¹ O sufixo de origem grega ‘ismo’, além de denotar “condição patológica”, é o mesmo que usamos para indicar “doutrina, escola, teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso”; “ato, prática ou resultado”; “peculiaridade”; “ação, conduta, hábito, ou qualidade característica” (Aurélio). Como se vê, o termo homossexualismo pode soar inocente e até positivo, como turismo, patriotismo, lirismo, escotismo etc. E o que dizer das conotações negativas de ruindade, fealdade, crueldade, calamidade, orfandade – “parentes” sufixais de homossexualidade? Naturalmente, os adversários do uso de “homossexualismo” argumentam que nada disso importa, pois o que está em questão é uma luta simbólica. (…) Se, em vez de homossexualidade, o vocábulo proposto para seu lugar fosse “maracujá”, o efeito seria o mesmo. Para não mencionar que, sendo homossexualismo um termo típico do Brasil, pouco usado em Portugal, há quem imagine que só por isso já deve ter algum problema…No entanto, os defensores de “homossexualismo” podem não ficar convencidos. Talvez alertem então para o exagero de uma condenação tão sumária: não haveria o risco de, criminalizando-se um uso bem intencionado, alienar as pessoas em vez de sensibilizá-las para uma causa justa? Isso não é um pouco como inventar o inimigo para justificar uma guerra declarada de antemão? E sendo os usos linguísticos tão notoriamente impermeáveis a qualquer tipo de regulamentação, não valeria a pena poupar a energia desse combate para empregá-la em outras frentes da guerra contra o preconceito e a intolerância à diferença? A esta altura, claro, já entramos faz tempo no terreno da política. O fato é que as duas palavras estão no dicionário. O resto é com você. (https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/homossexualismo-ou-homossexualidade/)

Indicamos dois vídeos:

² «Respeito ao Homossexual»
³ «Existe Ex-Homossexual?»

História da Bíblia
O que a Bíblia diz sobre a tranquilidade?