Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às gerações vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que tem feito. - SALMOS 78:4

Motivações erradas ao orar

Publicado em: 12/04/2013  |   0:00
Compartilhe:

orar (4)A razão pela qual Deus às vezes responde não às nossas orações é o termos orado por motivos errados. Embora as coisas que pedimos possam ser boas em si mesmas, nós as queremos pelos motivos errados. Assim, embora peçamos, não recebemos.

Motivos são as razões para orarmos da maneira como fazemos. A razão para orar por alguma coisa pode em si tornar “errada” a oração. O que são orações erradas? Aquelas feitas “para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4:3).

A palavra prazeres em Tiago 4:3 foi traduzida assim mais recente e corretamente. Mas, para nós hoje, a palavra prazeres significa basicamente algo que é bom e positivo. Então há coisas que são boas para os cristãos e que também são traduzidas por prazeres na Bíblia. Contudo, esta palavra bíblica particular, prazeres, sempre é negativa e proibida para os cristãos. A definição literal da palavra grega traduzida por prazeres em Tiago 4:3 é: “A gratificação do desejo natural ou de desejos pecaminosos”. Essa palavra é entendida muito melhor hoje quando traduzida por sensualidade.

A palavra, naturalmente, tem um sentido muito mais amplo do que apenas desejos sexuais. Como é chocante perceber que as orações que nós mesmos fazemos frequentemente são feitas por um motivo errado – para satisfazer à nossa sensualidade. E Deus tem de responder: “Você orou pela coisa errada”.

Aqui estão alguns dos motivos comuns, corriqueiros, que se intrometem sorrateiramente em nossa vida de oração: elogio, fama, amor ao poder, amor à exibição, amor à proeminência, posição e outros, folga, conforto, satisfação pessoal, auto-satisfação, autodefesa, gratificação de desejos pecaminosos e vingança.

Conquanto a maioria de nós tenha o cuidado de orar por coisas que considera boas e que Deus deseja nos conceder, em geral não tomamos conhecimento dos motivos errados que podem estar inspirando essas orações. E orar pelos motivos errados por coisas a que Deus geralmente responde sim significa fracasso na oração. (Escrito por Evelyn Christenson)

Você tem um pedido especial de oração? Gostaria que eu orasse por você? Deixe seu pedido em nossa rede de oração intercessora, OROPORVOCE.COM.

Os comentários estão desativados.

Leia a Biblia

Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações