biblia.com.br

Problemas no namoro e mentiras. O que fazer?

bíblia

11 de abril de 2012

Tenho 22 anos e namoro há 2 anos. Temos tido muitas brigas, pois ele mente e diz que quer conhecer outras garotas. Porém ele diz que me ama. O que posso fazer?

“Tenho 22 anos e namoro um rapaz há 2 anos que também é da igreja, mas está afastado. Sempre tivemos briguinhas como qualquer casal, porém houve momentos em que essas brigas chegaram a pontos extremos. Já terminamos e voltamos infinitas vezes. Porém, ultimamente, tenho notado ele mais distante ainda. Vivo pegando ele em mentiras. Terminamos, mas tivemos uma longa conversa e Ele disse que sente falta da vida de solteiro e de conhecer outras garotas, mas ao mesmo tempo diz que me ama. Eu o perdoei novamente, como tenho feito sempre. Ajudem-me! Tenho sofrido muito.” 

O namoro é uma fase de conhecimento e de experiências que nos confirmam se estamos no caminho certo rumo ao casamento. Apesar de dizer que o ama, acho que não quis avaliar com clareza essa relação que tem muitos indícios de que vai de mal a pior. Como uma briga de namoro chega a extremos? Essa maneira de comportar não se aplica a um casal que verdadeiramente conhece a palavra de Deus.

Às vezes, você se preocupa em mudar a maneira de pensar ou seu jeito, quando precisaria é mudar a atitude com ele. Vocês brigam e se reconciliam muitas vezes porque não estão sintonizados num mesmo diapasão. Você afirma que ele tem mentido muitas vezes para você, mas pelas atitudes dele, está sendo claro que não pretende ficar com você, pois a todo o momento mostra que está falando outra linguagem, inclusive demonstrando a vontade de conhecer outras garotas. Se continuar com ele, é muito possível que esse relacionamento vai minguar ao máximo, sem volta. Às vezes é melhor ser prudente e se afastar para evitar um previsível desgaste, pois senão surgirão mágoas que poderiam ser evitadas.

Você tem a opção de deixá-lo à vontade, sem pressioná-lo a ficar com você. Se essa for a sua decisão, converse com ele, olho no olho e diga o que sente no fundo de seu coração. Será que ele sabe que está fazendo você sofrer nesse grau? Imagine se, por insistência sua, cheguem ao casamento. Já pensou que vida terrível teriam a dois? Ore a Deus que lhe dê coragem para agir, não para que suporte coisas que não são justas. O perdão é para quem pretende mudar de proceder, não para uma reconciliação oportuna que dura pouco tempo, por falta de fundamento.

Reflita no seguinte verso bíblico: Provérbios 2:4-8: “se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos.”

Vocês são jovens, têm uma vida pela frente. Será que vale a pena correr o risco de insistir em algo que possui fortes indícios de fracasso? Vocês merecem uma oportunidade de se realizarem verdadeiramente dentro dos planos de Deus mediante Sua direção. Preste atenção nos sinais de alerta que estão sendo emitidos. Os problemas que hoje vocês não conseguem resolver juntos, imagine quando depois de casados existirem problemas e desafios muito maiores do que os de hoje! Como os resolveriam?

“Na multidão de conselheiros há segurança” (Provérbios 11:14).

“Na multidão de conselheiros está a vitória” (Provérbios 24:6).

Não tenha vergonha ou receio de se aconselhar com pessoas de sua confiança que sejam tementes a Deus. Você pode se aconselhar com o pastor de sua igreja e com os seus pais e certamente eles poderão lhe ajudar com alguma orientação madura. Considere o fato dele estar afastado da igreja. Não seria ideal que ele lhe encorajasse e estimulasse o seu desenvolvimento espiritual ao lado de Deus? Como seria se vocês se casassem? Você teria que ficar sempre o convidando para ir à igreja com você? Se ele não lê a bíblia, não ora, como seria a vida de vocês?

Diante de todas e importantes decisões da vida encorajamos a leitura e o estudo diário da Bíblia, pois através dela sempre encontramos orientações divinas e muito sábias para todas as áreas da vida, inclusive para o relacionamento de namoro, noivado e casamento. Nenhum relacionamento se desenvolve de forma saudável com mentiras. As bases fundamentais que dão sustentação ao casamento são: amor, fidelidade, bondade, paciência, sinceridade, honestidade, integridade, sacrifício e abnegação. Tais virtudes geram confiança e reciprocidade.

Encorajamos que você ore a Deus e procure os conselhos da Bíblia e de pessoas tementes a Deus. Leia bons livros cristãos sobre o assunto e você receberá orientações muito sábias de encorajamento para tomar as decisões certas.

Desejamos que Deus lhe abençoe ricamente em sua caminhada cristã!

Equipe Biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre a religião?
O que preciso saber sobre o adultério (parte 2)