biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre o homicídio?

ira

11 de abril de 2012

Os mandamentos de Deus proíbem o homicídio. A Bíblia diz em Êxodo 20:13: “Não matarás.” A ira é uma forma de homicídio.

No sexto mandamento, Deus resume em duas palavras o valor e o sentido da vida: “Não matarás” (Êxodo 20:13). Esse é o mandamento que honra a vida que Deus nos dá. Ele, como o Doador da existência, afirma que ninguém tem o direito de destruí-la.

Matar um ser humano é considerado, na Bíblia, uma terrível ofensa contra Deus. A vida é um dom divino, e Ele proíbe o derramamento de sangue (Gênesis 9:6; Provérbios 6:16, 17; Efésios 5:29; Atos 16:27, 28). É importante mencionarmos, porém, que o sexto mandamento não proíbe matar animais para comer, pois essa foi uma permissão vinda do próprio Deus após o Dilúvio (Gênesis 9:3; Deuteronômio 12:21). Todavia, a matança de animais por motivos torpes é desaprovada pela Bíblia. Em Provérbios 12:10 diz: “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel”.

Ao subir o Monte das Oliveiras como o “Novo Moisés”, Jesus apresentou ao povo a essência da Lei. Com uma lente de aumento, Ele ampliou a noção dos Dez Mandamentos e trouxe a mente do povo para o espírito da Lei. Quanto ao sexto mandamento, Ele disse: “Ouviste o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás’… Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo, irar-se contra seu irmão estará sujeito a mandamento no tribunal; e quem chamar-lhe tolo estará sujeito ao inferno de fogo” (Mateus 5:21 e 22).

Jesus afirmou que o assassinato pode estar no campo das palavras e das emoções. O fato de cultivarmos o ódio contra alguém, já implica na transgressão do sexto mandamento, como disse o apóstolo João: “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino” (1 João 3:15).

Que Deus nos dê a capacidade de respeitarmos a vida e amarmos as pessoas, inclusive os nossos inimigos.

Equipe Biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre o inferno?
O que a Bíblia diz sobre o contentamento?