biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre a misericórdia?

deus

11 de abril de 2012

O Senhor é misericordioso. Há muitos textos bíblicos que descrevem a grande misericórdia de Deus. Jeremias a descreve assim: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade" (Lamentações 3:22, 23).

O Senhor é misericordioso. Há muitos textos bíblicos que descrevem a grande misericórdia de Deus. Jeremias a descreve assim: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3:22, 23).

Embora o pecado tenha nos separado de Deus e, por causa da transgressão estivéssemos todos condenados à morte eterna (Romanos 6:23), o Senhor teve misericórdia de nós e enviou Jesus Cristo para morrer em nosso lugar. Ele sofreu a punição da culpa pelo pecado que nós cometemos sem que Ele tivesse culpa alguma. “Pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5). Por Sua grande misericórdia fomos resgatados pelo sangue que Cristo verteu na cruz. “Não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:18, 19).

A maior revelação da misericórdia de Deus está fato histórico da morte de Jesus em nosso lugar. Foi por misericórdia e amor para com o homem que Cristo condescendeu em tomar sobre Si a natureza humana, deixar o Céu e a adoração dos anjos e morrer injustamente pelo pecador. Como poderíamos apreciar tão grandiosa manifestação de amor e misericórdia? “Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que por ele esperam” (Isaías 30:18).

“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem” (Salmos 103:13). A Bíblia diz em Miquéias 7:18: “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade.”

Quando desobedecemos, Deus nos dá a Sua misericórdia. O salmista Davi clamou: “Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados” (Salmos 6:2). Se por um lado o pecador humilde e arrependido que confessa o seu pecado recebe o perdão de Deus, o orgulhoso se fecha para a misericórdia divina. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13). Sendo assim, os orgulhosos não recebem a misericórdia de Deus. O exemplo do publicano e do fariseu revela este fato. “Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Lucas 18:13-14).

Como está o seu relacionamento com Deus? Sua graça, compaixão e misericórdia estão disponíveis para conceder perdão e curar suas feridas. Ele pode restaurar sua vida, sua fé, esperança e amor. Que tal receber estas bênçãos do Senhor? “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

Equipe Biblia.com.br

Sexo antes do casamento
O que a Bíblia diz sobre os idosos?