biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre a ira?

bíblia

11 de abril de 2012

A ira produz contenda e pode resultar em tragédia, separação e morte, além de muito ressentimento. Quais são as orientações bíblicas de como lidar com a ira?

Uma pessoa que possui um temperamento difícil, vingativo, um mau gênio, é um tolo. A Bíblia diz em Eclesiastes 7:9: “Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos.” Sendo assim, o caminho é buscar a ajuda divina para exercer o autocontrole para não agir imprudentemente ao sentimento de ira. Provérbios 19:11 traz uma preciosa orientação: “A discrição do homem fá-lo tardio em irar-se; e sua glória está em esquecer ofensas.” Devemos buscar essa qualidade em Deus. Ainda nessa direção, Provérbios 16:32 diz: “Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.”

A ira deve ser dominada rapidamente. Em Efésios 4:26-27  Paulo diz: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo.” Não pague o mal com o mal, mas vença o mal fazendo o bem, conforme ensina a Palavra de Deus: “Não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção” (1 Pedro 3:4); “Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça” (Romanos 12:20).

A ira produz contenda. A Bíblia diz em Provérbios 30:33: “Como o espremer do leite produz queijo verde, e o espremer do nariz produz sangue, assim o espremer da ira produz contenda.” Portanto, seja sábio e busque sempre a ajuda divina, por meio da oração e estudo diário da Bíblia.

Equipe Biblia.com.br

Sexo antes do casamento
O que a Bíblia diz sobre os idosos?