biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre a hospitalidade?

deus

11 de abril de 2012

A hospitalidade é uma qualidade de quem é hospedeiro, que permite que o estrangeiro entre em sua casa e se sinta bem. É um dom do Espírito que faz com que a pessoa tenha as características de afetuosidade e generosidade.

A hospitalidade é uma qualidade de quem é hospedeiro, que permite que o estrangeiro entre em sua casa e se sinta bem. É um dom do Espírito que faz com que a pessoa tenha as características de afetuosidade e generosidade. Abaixo estão alguns textos bíblicos sobre o tema:

1) Que dizem as Escrituras quanto à hospitalidade? “Sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações. Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4:9,10). “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, […] compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade” (Romanos 12:10-13).

2) Basta acaso uma simples expressão de boa vontade? “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhe não derdes as coisas necessárias para o corpo que proveito virá daí?” (Tiago 2:15, 16).

3) Quando devemos exercer a hospitalidade? “Então, enquanto temos tempo (oportunidade), façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gálatas 6:10).

4) Que estímulo nos é dado para hospedar estranhos? “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos” (Hebreus 13:2; cf. Gênesis 18:1-8; 19:1-3).

5 Que bênçãos são prometidas aos que assim fazem? “A alma generosa engordará, e o que regar também será regado” (Provérbios 11:25; 1 Reis 17:8-16).

6) A hospitalidade é uma forma prática de servir a Deus. A Bíblia diz em Gênesis 18:3-5: “E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Eia, traga-se um pouco d’água, e lavai os pés e recostai-vos debaixo da árvore; e trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, e depois passareis adiante; porquanto por isso chegastes ate o vosso servo. Responderam-lhe: Faze assim como disseste.”

7) Ao aceitar a hospitalidade, damos oportunidade a outros de praticar a generosidade. A Bíblia diz em Lucas 10:7: “Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa.”

8) A hospitalidade é um dom que melhora quanto mais se usa. A Bíblia diz em Romanos 12:13: “Acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade.”

Sobre a hospitalidade, a autora norte-americana mencionou: “Mesmo entre os que professam ser cristãos, é pouco exercida a verdadeira hospitalidade. Entre nosso próprio povo a oportunidade de mostrar hospitalidade não é considerada como deveria ser, isto é, um privilégio e bênção. Há muito, mas muito pouca sociabilidade, muito pouca disposição para dar lugar a dois ou três mais à mesa familiar, sem constrangimento nem ostentação. Há os que alegam que é demasiado trabalho. Não o seria, se dissésseis: “Não fizemos nenhum prepare especial, mas vocês são bem-vindos ao que temos.” Pelo inesperado hóspede as boas-vindas são apreciadas muito mais do que o mais elaborado preparo.” (Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, p. 179, 180).

Equipe Biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre o inferno?
O que a Bíblia diz sobre o contentamento?