biblia.com.br

Tenho carinho por um homem, mas sinto medo e angústia

11 de abril de 2012

"Sou uma jovem de 22 anos e estou sentindo um carinho muito intenso por um homem que é da minha igreja e que foi meu conselheiro no curso preparatório para o batismo. Esse sentimento foi crescendo cada vez mais. Gostaria de saber o que faço. Desejo ser sincera com ele, porém tenho medo de sua reação. Sinto-me, às vezes, angustiada sem saber o que fazer."

“Sou uma jovem de 22 anos e estou sentindo um carinho muito intenso por um homem que é da minha igreja e que foi meu conselheiro no curso preparatório para o batismo. Esse sentimento foi crescendo cada vez mais. Gostaria de saber o que faço. Desejo ser sincera com ele, porém tenho medo de sua reação. Sinto-me, às vezes, angustiada sem saber o que fazer.”

Partimos do pressuposto que você é uma jovem solteira. Você disse que sente um carinho intenso por esse homem, e, portanto, é preciso fazer a seguinte análise: Se esse conselheiro está livre para poder ter um relacionamento afetivo, ou seja, se ele não possui qualquer outro impedimento, não há nada de errado em nutrir esse carinho. Mas se ele é casado, ele não está livre. Se ele é divorciado e sua “ex-esposa” continua sozinha, perante Deus ele continua casado com ela e, assim, ele não estaria livre para um novo relacionamento, pois isso seria adultério (Mateus 5:32; 19:4-9).

Quando surge um sentimento afetivo por uma pessoa no íntimo do coração, é muito importante não se apressar, pois no período de amizade se deve conhecer a outra pessoa de tal modo que lhe ajude no discernimento para decidir ser irá namorar ou não.  Você deve se perguntar: “Por que estou com medo e angustiada?”; “O que está me preocupando?” Se você obtiver as respostas certas para essas perguntas, certamente terá melhores condições de analisar o que está envolvido e de tomar a sua decisão. E se você está indecisa, talvez a melhor decisão seja “esperar”. Se houver qualquer impeditivo como o descrito acima, evite abrigar o pensamento de que poderia ter algum envolvimento afetivo com ele, pois só em pensamento isso já seria pecado!

É muito importante orar e pedir a direção divina. Quando a questão envolve a escolha em potencial de um futuro cônjuge, é fundamental orar muito e receber da Palavra de Deus, mediante a atuação do Espírito Santo, as orientações e direções divinas que são muito sábias para lhe ajudar nessa importante escolha da vida. Gostar de alguém é experimentar um novo sentido na vida, principalmente quando é algo que o Senhor aprova.

Portanto, não deixe de buscar as orientações que você precisa para saber se deve ou não continuar nutrindo esse carinho no coração. Caso o caminho esteja livre, continue a orar e busque em Deus a direção para sua vida. Se você tiver alguém de sua confiança e que seja temente a Deus com quem possa pedir alguma orientação ou conselho, alguém que seja mais experiente, isso poderá ajudá-la a compreender melhor seus sentimentos e os critérios de sua escolha.

Leia a Bíblia e ore ao Senhor para que esse rapaz veja em você as intenções de uma mulher que é fiel a Deus, e que antes de demonstrar qualquer afeição por ele, primeiro buscou o conselho divino para guiar sua vida. Não se afobe e creia: Deus quer o melhor para você e se esse rapaz não for o ideal para o seu coração, esteja sensível à orientação divina. Por isso é muito importante que Cristo faça parte de todo processo, desde o princípio, na tomada de decisões, se for para namorar ou não, que Ele possa conduzi-los em todas as etapas. O grande segredo da felicidade e vitória em nossa caminhada com Jesus Cristo é fazer dEle o primeiro, o último e o melhor em nossa vida. Que Deus lhe abençoe e dirija seus passos!

Equipe Biblia.com.br

Sexo antes do casamento
O que a Bíblia diz sobre os idosos?