Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Suicídio e Salvação

“O que a Bíblia fala sobre uma pessoa depressiva cometer suicídio?”

Nenhum ser humano pode responder plenamente essa pergunta, pois esse tipo de julgamento pertence a Deus (ver Ezequiel 18:30, 34:20, Mateus 16:27, Apocalipse 14:7, 22:12), o ÚNICO que é capaz de sondar o íntimo de cada criatura (cf. Salmo 7:9, 17:3 e 139:1).

Não temos como avaliar plenamente até que ponto um depressivo tem responsabilidades por seus atos na visão do Senhor. Sabemos sim que Ele dá a todos nós forças para que cortemos maus pensamentos de modo que eles não venham a criar maus frutos (cf. Filipenses 4:8 e 13). Entretanto, é bom atentarmos para o fato de que há diferentes fases na depressão, uma na qual a pessoa está sem forças mentais para resistir ao desejo de se matar. Em Sua misericórdia, Deus levará isso em conta, com certeza.

Assim, ninguém pode afirmar que um depressivo suicida não se salvará. Só Deus sabe! Até na Bíblia há um caso de um suicida (Juízes 16:30) que foi salvo (Hebreus 11:32). Deve-se ressaltar também que ninguém será condenado por um ato isolado, ou seja, se um depressivo suicida fosse reprovado por Deus no juízo, não o seroa apenas porque se suicidou; outras coisas teriam de ter sido levadas em conta para que fosse declarado tal destino final para ele.

De algo tenho absoluta certeza: tudo o que poderia ter sido feito para a sua salvação, o Espírito Santo o fez, e: Jesus irá julgá-lo (João 5:22) da maneira mais justa que existe: “Deus é justo juiz…” (Salmo 7:11, primeira parte). “Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, na presença do SENHOR, porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com eqüidade” (Salmo 98:8-9).

Aliado a isto está o fato de a base de Seu trono e justiça ser a misericórdia: “Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso” (Salmo 116:5). “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hebreus 4:16). “Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR” (Jeremias 9:24). “Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.” (Salmo 25:10). Sua compaixão é infinita: “Pois a tua misericórdia se eleva até aos céus, e a tua fidelidade, até às nuvens” (Salmo 57:10).

Equipe Biblia.com.br

  • Esse texto é bem esclarecedor. Obrigado. Com certeza Deus é misericordioso o bastante pra saber o que fazer. Devemos apegar somente a ele com muita confiança e sermos fiéis até o fim.

  • Tereza Freitas disse:

    a depressão é como uma doença cardíaca, se não cuidar piora, ate levar a vida, só que nem todas pessoas conhecem seus sintomas,e as coisas vão acontecendo, até que acontece o pior, creio que o unigênito, Deus dos deuses O Juiz dos juízes, jamais desprezará uma pessoa com problemas de saúde.

  • Eliane disse:

    Excelente artigo!
    Acho que e difícil demais julgar o suicídio porque existem “n” situações. Conheci um senhor esquizofrênico. Era firme na igreja, tomava medicação mas por um infortúnio, teve uma crise de alucinações entrou num lago e morreu afogado…dá pra julgar alguém assim? um doente mental grave? Só Deus mesmo pra saber.

  • Alessandra disse:

    Glória a Deus por esta palavra e pelos ensinamentos. Que a misericórdia do Senhor alcance-nos de maneira a não temermos e não darmos brecha para o inimigo. O Senhor é justo e também compassivo a nossa causa. Só Ele sabe de todas as coisas, vamos guardar nosso dedo apontado para nosso próprio rosto… Que o papel de julgar seja unicamente do Senhor e que nEle encontremos paz.

  • Patricia disse:

    Sou católica e sempre questionei muito essa afirmação de que todos os suicidas serão condenados. Na maioria das vezes essas pessoas estão doentes, e não respondem mais pelos seus atos. Conheci uma mulher que era bipolar e se matou. Ela estava completamente fora de si quando isso aconteceu. Foi uma pessoa de bem a vida inteira mas estava mentalmente doente. Vcs acham mesmo que Deus a condenaria por isso? Eu tenho certeza que não.

  • Cecilia Meurer disse:

    Fiquei aliviada pelo esclarecimento sobre o suicida.meu sobrinho de 18 anos se suicidou e isso me doia a alma.Me fortaleceu em saber e realmente é …Deus é o unico capaz de sondar o intimo de cada criatura.Obrigada pelas palavras de conforto Deus é amor.

  • vinicius disse:

    Muitas pessoas se enganando, sim jesus é misericordioso, porém, Ele é justo, e o suicidio vem de perturbações do inimigo, ou seja o diabo esta falando para ele se matar, e vv ainda acha q tem salvação? Me desculpe mas se fosse assim, n teria porq viver apenas morreria porq a vida é dificil, jesus n se suicidou, e o diabo tentou ele, dizendo joga-te dai, e ele disse n tentarás o teu Deus, a palavra dita em juízes, antes vem dizendo q sansao pede forças a Deus, para derrotar seus inimigos e Deus foi com ele, e em nenhum momento ele foi tentado pelo diabo esim pediu forças a Deus, o suicidio é para sua própria condenacão.

  • Cláudio Barbosa Iglesias disse:

    Muito esclarecedor;pois acomteceu em minha igreja! E tinha muitas dúvidas à esse respeito.

  • ronaldo disse:

    Leiam 1corintios 3,17.
    Nunca vi Deus insentivando alguem a tirar sua propria vida, mas ao contrario ele sempre nos motiva para termos bom animo nas lutas e tribulaçoes

  • ronaldo disse:

    Entao todo cristao que tira sua vida tem a salvaçao ?
    Alias esqueceram da passagem que diz: voceis sao o templo do Espirito Santo e aquele que destruir o templo de Deus,Deus o destruira.

    • roberto disse:

      Veja querido irmão RONALDO, não é isso que mencionamos mas sim que Deus é justo e sabe de todas as coisas para julgar conforme o ocorrido. Continue se aproximando de Deus, ou a Bíblia nos afasta do pecado ou o pecado nos afasta da Bíblia, que você se aproxime cada vez mais da Palavra do Senhor, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Arena.

  • hitalo mendes disse:

    Não conheço algum versiculo que condena o suicídio, no entanto, creio que a salvação diante das circunstanccias que cerca o contexto. Cabendo a Deus este merito.

  • Raquel. disse:

    Muito bom o site, muito mesmo. Muito bem elaborado os textos desse site, pois consigo perceber visão da doutrina cristã sobre alguns assuntos polemicos como suicidio e camisinha. Não julga, não tem pretensão que a pessoa se sinta culpada. Parabéns, continuem assim, a educar pelo conhecimento e sabedoria, não pelo medo da punição.
    Ps: Aliás, perdi o texto, mas o artigo da camisinha é excelente.

  • maria santos disse:

    Muito bom,sabias palavras…eu particularmente sei que para se fazer algo sai o sofrimento é grande(depressão)e muitas vezes falta auxilio da família e amigos.

  • MIRIAM SANTOS disse:

    Comentário muito bom porque temos muitas dúvidas quanto ao suicida, mas Deus é quem conhece a alma humana e é o justo juiz.

  • Tereza Brito Santos disse:

    O texto elaborado acima me deixou mais tranquila…pois ontem uma mulher se suicidou sendo que eu n ha conhecia, mais da mesma forma fiquei muito triste, pois tinha em mente que nao haveria justificatica para cometer suicidio…pensei que a pessoa ja estaria julgada pelo seu ato.. de desamor pela propria vida.

  • celso disse:

    muito obrigado meu DEUS por essa palavra precisava muito em saber que DEUS é amor isso é maravilhoso

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações