Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Eu gostaria de saber o que Cristo quis dizer em Mateus 24:28, 40 e 41 e em Lucas 17:34-37

“Quando o Filho do homem vier, será manifesto abertamente a todos:

Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:27

“A declaração enigmática do verso 28 era, provavelmente um provérbio popular. Ao ver um bando de abutres (provavelmente não “águias” …) circulando no ar ou pousados no chão, uma pessoa certamente concluiria que devia haver carniça por perto; caso contrário, os abutres buscariam alimento isoladamente.

Em outras palavras, essas aves se reúnem somente quando há um motivo. A aplicação do ditado, de acordo com vários comentaristas, é que a multiplicação dos sinais é uma evidência de que algo decisivo está ao alcance.

Outros sugerem que, no cenário de Mateus 24, o ditado pode ser um alerta para os cristãos contra reuniões para ver falsos cristos ou para ouvir falsos profetas (versos 25,26). Eles vão acreditar que Cristo está realmente voltando somente quando O contemplarem vindo sobre as nuvens do Céu (verso 27).”

40.No Campo. Ou seja, na área rural. A ilustração provavelmente se refere a imagens de agricultores (verso 18).

Deixado. Do gr. aphiemi, “mandar embora”, “dispensar”. O grego se opõe à ideia de que os justos serão deixados. Os justos, são literalmente, “recebidos” e os ímpios, “dispensados”.

41.Moinho. As evidências textuais se dividem entre mulos, “mó” e mulon, “moinho”. Isto se refere, provavelmente, a um pequeno moinho manual movido por duas mulheres. (…)

42.Vigiai. As advertências para “tomar cuidado” e “vigiar” constituem o tema recorrente do capítulo. Para ilustrar a importância de permanecer alerta, Jesus usou seis parábolas: do porteiro (Marcos 13:34-37), que está aqui condensada em um só versículo (Mateus 24:42); do pai de família (v. 43, 44); do servo bom e do mau (v. 45-51); das dez virgens (Mateus 25:1-13); dos talentos (v. 14-30); e a do grande julgamento (v. 31-46).

Você já ouvir falar disso? Confirme pela Palavra de Deus.

“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.” (1 Coríntios 15:51-54 RA)

“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” (1 Ts 4:13-17 RA)

Há um engano muito sério que foi espalhado por aí, chamado arrebatamento secreto. Esse ensino é perigoso pois joga por terra a verdade do retorno visível de Jesus e da recompensa do juízo final. Ensina também que haverá uma segunda chance para os que não se salvarem por ocasião do retorno de Cristo, e isso não é bíblico!!

Confira: “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,” (Hebreus 9:27 RA)

[Equipe Bíblia.com]
¹SDABC, vol. 5  p. 535, 538- 539

  • Paulo Mendes disse:

    Acredito que Jesus deve ser sempre entendido na simplicidade.
    Um corpo é um morto, um que não se reconciliou com Deus em Cristo. Os abutres são os anjos caídos, demónios, que querem devorá-lo!
    É uma advertência para o arrependimento!

    • Moderador disse:

      Olá, Paulo!
      “A declaração enigmática do v. 28 era, provavelmente um provérbio popular. Ao ver um bando de abutres (provavelmente não “águias” …) circulando no ar ou pousados no chão, uma pessoa certamente concluiria que devia haver carniça por perto; caso contrário, os abutres buscariam alimento isoladamente.

      Em outras palavras, essas aves se reúnem somente quando há um motivo. A aplicação do ditado, de acordo com vários comentaristas, é que a multiplicação dos sinais é uma evidência de que algo decisivo está ao alcance. Outros sugerem que, no cenário de Mateus 24, o ditado pode ser um alerta para os cristãos contra reuniões para ver falsos cristos ou para ouvir falsos profetas (v. 25,26). Eles vão acreditar que Cristo está realmente voltando somente quando O contemplarem vindo sobre as nuvens do Céu (v. 27).” ¹SDABC, vol. 5  p. 535
      Paz!

  • eu queria saber oq jesus quiz dizer em mateus 28

    • Instrutor disse:

      Claro querida irmã, teria algum versículo específico que você ficou em dúvida?
      Estaremos aguardando seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • jose antonio disse:

    depois do arrebatamento os que ficarem serao comidas de todas as aves, incluindo os abutre, onde estiver cadaver ali estarao as aves, O que Jesus profetizou esta em AP 19 17,18, Entao os abutre vao comer carnes de reis, carne de tribuno, carne dos forte, carne dos cavalos, que sobre ele se asentam,e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.

  • aguiar lopes disse:

    na realidade Jesus cristo e´a vida e os que amam a vida se ajunta com ele porem o morto nesta passagem e´um enganador que nao ensina a verdade e este atrai os abutres, os abutres neste caso sao os homem que amam a mentira e seguem o enganador.

  • RITA disse:

    eu quero saber o que jesus quis dizer, onde estiver o corpo, ai se ajuntarão os abutres,lucas 17,37

    • Instrutor disse:

      Interessante pergunta querida irmã e amiga, é provável que a enigmática declaração do vers. 28 tenha sido um provérbio ou um dito popular. Quando se via um bando de “abutres” que ficavam sobre algum objeto ou algum ponto, bem se podia suspeitar que ali havia algum corpo morto; de outro modo, os abutres vão sozinhos procurando alimento. Em outras palavras, estas aves só se juntam quando há razão de fazê-lo. Diversos comentaristas sugeriram que este provérbio significa que a multiplicação dos sinais é uma evidência de que algo decisivo está por ocorrer. Outros pensaram que, dentro do contexto de Mat. 24,, onde também é mostrada este texto no vers. 28, este provérbio pode ser uma advertência aos cristãos de que não saiam a ver os falsos cristos ou escutar os falsos profetas (vers. 25-26). Devem acreditar que Jesus vem só quando O virem chegando nas nuvens dos céus.
      Ou seja, este texto está relacionado com a volta de Cristo e que algo irá ocorrer após isso, principalmente com aqueles que não O aceitarem.
      Conte sempre conosco, estaremos aguardando a sua opinião, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações