Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Qual o significado da santa ceia? Que pessoas podem participar? CD

Olá!

Existe um texto Bíblico mal compreendido por muitos cristãos no que diz respeito à Santa Ceia. Este verso, dizem eles, ensina que uma pessoa “indigna” não pode participar da Ceia. Vejamos:
“Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor”. (I Coríntios 11:27)

Para interpretarmos um texto Bíblico, temos de analisar seu contexto (os versos que vêm antes ou depois). Para entendermos esta declaração, temos que ler o verso anterior e posterior, e também saber o que significa o “ser indigno” neste contexto.

A Bíblia diz que devemos celebrar a Ceia até que Jesus volte. Quando uma pessoa participa da Santa Ceia, está demonstrando que acredita no sacrifício de Jesus (verso 26- leia também João 13:4-17). Portanto, todas as pessoas têm o direito de demonstrar que crê e aceita o sacrifício de Jesus em sua vida.

Mas o que significa a expressão “indignamente” no contexto de I Coríntios 11:27 ? A chave para a interpretação está no verso 28:
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice”. Naquela época, na igreja de Corinto, os pobres eram desprezados pelos ricos ao participar da Santa Ceia.
Neste contexto, Paulo está chamando de “indignos” os ricos daquela época.

A Bíblia é clara em dizer que, depois que a pessoa examinar-se interiormente, poderá participar da cerimônia; portanto, o “comer ou beber indigentemente” é comer sem examinar-se interiormente, reconhecendo que é um pecador e que está verdadeiramente arrependido. (no caso dos ricos da época e também na nossa situação presente)

Portanto, o que Paulo está dizendo é que ninguém deve participar sem examinar seu interior e reconhecer que é pecador e necessita de Jesus. A pessoa indigna é aquela que participa da Santa Ceia sem saber o que está fazendo, sem entender o significado da cerimônia e ter reconhecido de que é um pecador.

Mesmo que uma pessoa não seja batizada, devemos permitir que ela participe da Santa Ceia, pois em alguns casos pode ser a última oportunidade que ela tem de aceitar o sacrifício de Jesus em sua vida.A Santa Ceia é uma cerimônia para pecadores que não querem pecar mais. Uma pessoa que cometeu algum pecado, mas não deseja praticá-lo novamente, não deve deixar de participar da Santa Ceia. Veja o exemplo de todos os discípulos, exatamente antes do lava-pés, estavam brigando para ver quem era o maior. Nenhum deles quis lavar os pés dos demais. Jesus não negou o lava-pés a eles e nem mesmo a Judas. Errar todos nós erramos. O “indigno” é aquele que não quer reconhecer nem abandonar seu erro. Provavelmente, este não é o seu caso.

A verdadeira Cerimônia da Santa Ceia deve ser acompanhada pelo “Lava- pés”. Se uma igreja não usa esta cerimônia, sua comemoração da Santa Ceia não está “completa”, como Jesus ensinou. Mas qual a importância do Lava-pés? Vejamos:

A cerimônia do “Lava Pés” foi instituída pelo Senhor Jesus para fazer parte da Santa Ceia, que deve ser comemorada até que Jesus volte (l Cor. 11:26). Podemos encontrar este ensinamento no Evangelho de João cap.13:1-10. Mas qual seu significado? No verso 10 lemos: “Declarou-lhe Jesus: quem já se banhou (foi batizado) não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais está todo limpo…” Podemos ver que o lava Pés é um “mini batismo”. Mas porque precisamos dele? Porque na vida tropeçamos e caímos. Temos de constantemente sermos purificados de nossos pecados, e a cerimônia do lava-pés é uma oportunidade para isso.

Será que existe algum problema em não participarmos da cerimônia de “Lavar os Pés”?
Vejamos o seguinte exemplo bíblico:

[Jesus] levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. (João 13:4-8 RA)
Depois que levantou do lugar onda estava, Jesus pegou uma toalha e foi lavar os pés dos discípulos. Ao aproximar-se de Simão Pedro para fazer o mesmo, Pedro não queria aceitar. Sabe o que Jesus disse? Leia o verso 8: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo”.
Ao ouvir esta declaração, apavorado Pedro exclamou: “Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça”. A Bíblia diz que se não aceitarmos participar, não temos parte com Jesus, pois estamos demonstrando que não possuímos o caráter humilde de Cristo.
Os Cristãos primitivos também realizavam o Lava Pés. Em l Timóteo 5:10 encontramos a orientação de Paulo a Timóteo para que dê cargos na igreja somente para as viúvas que já “lavaram os pés dos santos” (crentes da igreja). Vemos aqui a importância desta instituição na vida de um crente, pois demonstra a autenticidade da conversão efetuada em sua vida.

Deus tem 2 principais propósitos ao instituir o Lava Pés:
- Nos purificar dos pecados (somos purificados porque ao participarmos demonstramos fé no sacrifício de Jesus)
- Desenvolver em nós a “humildade”.
Quando lavamos os pés de nosso irmão, estamos dizendo que não somos maior que ele. O Senhor disse: “Ora, se eu sendo o Senhor e o mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (João 13:14).Isso faz com que aprendamos a ser mais humildes, preparando-nos assim, para irmos para o céu.

“Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15). Estás disposto a seguir o exemplo de Cristo? Então procure a igreja que pratica esta cerimônia feita pelo Senhor, e verás que Deus irá lhe abençoar ricamente.
Lembre-se do que nosso Salvador disse: “Ora, se sabeis estas coisas, bem- aventurados sois “se” as praticardes” (João 13:17).

* Esse texto foi elaborado por Leandro Quadros e faz parte do acervo da Escola Biblica.

Comentarios

Este artigo teve "26 Comentários"

  • Lilian alves stibich disse:

    Não sou menbro de nenhuma denominação, junto com a minha família e alguns amigos fazemos cultos duas vezes por dia e gostariamos de ceiar. Existe algum problema de o fazermos mesmo que não tenhamos um pastor?

    • roberto disse:

      Que ótimo saber que agem desta forma querida irmã LILIAN, realmente é algo maravilhoso, continuem firmes neste sentido. É sempre importante termos alguém para nos orientar e nos ajudar n entendimento da Palavra do Senhor, vocês chegaram a ir em alguma igreja? Gostaria de visitar alguma?

      Aguardaremos seu retorno, Deus é justo e amor em todas as Suas ações, Ele quer te fazer feliz neste mundo e principalmente te preparar para a vida eterna, que você siga sempre as verdades do Senhor em sua vida, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do BÍBLIA.

  • Karla Vitória disse:

    Ceia é a partir do momento em que você desce as águas e nova criatura é! Não devemos tomar ceia em pecado ou sem o batismo, porque na bíblia mesmo diz “Porque o que come e bebe indignamente,come e bebe para a sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR. (1 coríntios 11: 29)

  • Pb.Anderson silva souza disse:

    Sem dúvida alguma, o irmão que postou o ensino sobre a seia,está corretíssimo!
    A ceia representa, e revela a verdade de que, não existe!comunhão com Cristo, sem ter comunhão com os irmãos!
    Observamos que, em nosso meio as pessoas não estão muito importando, se, seu irmão está bem espiritualmente, mas a preocupação dela e de estar bem para não ser achado indgno! Istoé hipocrisia pura!!!
    O perdão, a comunhão, o partir do pão, o lavar pés são atitude que tem de ser rotineiras na vida dos”cristãos” e confirmados na ceia. analisando o contexto vejo que a ceia é sem duvida para os que professam a Cristo, e não vejo ordenança em nenhuma parte,sobre o lavar pés ,mas, só em relação a ceia!
    se a ceia e para quem tem capacidade de discernir o corpo então criança não tem capacidade para tal então eu, não acho correto criança ceiar por isso. no mas, Deus abençoe a todos

  • juvenildo vitor disse:

    A Santa Ceia edifica pois ela não deixa o cristão perecer; mas tomar a Santa ceia de qualquer maneira; Isso não devemos fazer amém.

  • Monica disse:

    Irmão Wagner Souza gostei do seu comentário, o único que disse a verdade…continue nessa tua força e não ligue para comentários de quem não entende o verdadeiro significado da ceia do Senhor…que Deus o abençoe.

  • Erisvaldo sertão silva disse:

    Todos nós devemos nos consientizar de que não mereciamos o sacrificio que jesus fez por nós e pararmos de julgar as pessoas nos colocando como merecedores da sua graça e salvação. quando na verdade não ha um justo sequer neste mundo a não ser o próprio Jesus que sendo DEUS Se fez humano se humilhando se colocando em menor poder que os santos anjos provando a morte e destruindo-a por amor de todos concedendo-nos a salvação através da fé crendo se batizando dando testemunho e vivendo a vida de jesus. quando impomos regras ou doutrinas para uma pessoa participar do corpo de cristo estamos fazendo acepção sendo como pedro que queria que tudo continuasse como antes não levando a mensagem de salvação aos não judeus . onde só os judeus eram salvos, e o que jesus disse ,pedro não tornes impuro aquilo que já foi purificado . então não podemos proibir as pessoas de participar da santa ceia pois o próprio jesus não faz acepção de pessoas , e o principal muitas igrejas não fazem que é o lavar os pés

  • Gerson disse:

    A ceia do Senhor meus irmãos, é para os que estão em Cristo Jesus , Diz a palavra ,examine-se O Homem a si mesmo, Não é examine a criança a si mesma
    Santa Ceia, deve e assim nos ensina as escrituras ministrada a cristãos que estejam em comunhão com Deus e a Igreja, Está escrito , todo aquele que come e bebe indignamente , come e bebe para sua própria codenaçaõ. Outro sim , Quando O senhor Jesus lava os pés , esta ensinado os seus Discípulos a amarem Uns Aos outros, Esta ensinando os Discipulos Ter comunhão. A igreja de Corintos estava Precisando de orientação pois uns comiam antes, dos outros , havia divisão na igreja, e Paulo Estava Preocupado com este comportamento, não é para qualquer um participar de qualquer maneira, que Deus nos Ajude a ter mais temor, A viver uma vida mais Santificada no dia a dia, Cristão, pois diz a palavra, Sem Santificação Niguem vera ao Senhor

  • Tatiana disse:

    Temos mesmo que ter muito cuidado quando buscamos esclarecer nossas dividas com quem naio esta preparado pra responde-las, principalmente com textos bem escritos que podem facilmente convencer.
    O texto tenta passar que qualquer um, basta que se ecamine e lavem os ped, estara pronto pars participar da Ceia.
    Uma senhora pergunta sobre como deve agir com as criancas, ele redponde que participando de aulas e do batismo , pode… Qual a idade da crianca? P q ela tenha entendimento e possa fazer o auto-exame? Quanta contradicao….

    • Instrutor disse:

      Veja querida irmã e amiga, ficamos muito felizes por seu comentário e opinião é muito importante conversarmos sobre estes assuntos.
      Vivemos em um mundo em que cada dia mais as crianças estão capacitadas com menor idade, isso se deve a uma série de fatores, na escola as atividades são muito mais específicas que alguns anos atrás não é mesmo?

      Sendo assim, a criança pode tomar uma decisão por Cristo com menor idade também, até porque, quando a criança nasce em uma família cristã, a tendência é que ela tenha um contato muito próximo com Cristo, você concorda com isso?

      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço.

  • pr.carlos eduardo disse:

    a paz do Senhor irmão,me desculpe mas o irmão esta totalmente equivocado a respeito desta doutrina de lava pés,quando Jesus lava os pés dos discípulos na verdade esta tarefa naquela época era de um serviçal ou escravo,ao adentrar naquela casa passaran-se algum tempo e Jesus notando a falta do serviçal dá uma demostração de humildade aos seus discipulos,tanto é que ele mesmo diz fiz isto convosco para que vós fassais ums para com os outros,reveja este pensamento para não induzir ou conduzir pessoas ao erro,a bíblia e bem clara em suas palavras,forte abraço e fica na paz.

  • glaucia luciana ribeiro disse:

    ADOREI A MATÉRIA ENTENDI UM POUCO MAIS QUERO SABER SE CRIANÇAS PODEM PARTICIPAR DA SANTA CEIA !OBRIGADA!

    • Instrutor disse:

      Interessante a sua pergunta querida irmã, vejamos um texto que esclarece sua dúvida;
      “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.” 1 Coríntios 11:28,29.
      As crianças aprendem o significado da cerimônia observando a participação dos outros. Depois de receberem instrução formal em classes batismais e fazerem sua entrega a Jesus no batismo, estarão elas mesmas preparadas para participar da cerimônia.
      Aguardaremos seu retorno e opinião, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • rosa ribeiro disse:

    minha duvida é como uma pessoa não sendo evangélica estando bebendo fumando é praticando coisas de adultério como pode pessoas assim tocar no corpo e no sangue de Jesus então não precisaria ser cristão se Jesus perdoa todos já não entendo mais nada.

    • Instrutor disse:

      Muito interessante esta questão querida irmã, a santa ceia é um momento em que nos aproximamos de Deus e também pedimos perdão pelo que fazemos em nossas vidas, com isso, Ele nos transforma pe nos fortalece para enfrentarmos as batalhas e mudarmos de atitude. Jesus disse, vá e não peques mais, ou seja, Ele perdoa mas deseja que todos mudemos de comportamento e apliquemos a Sua Palavra em nossas vidas não é verdade?
      A Santa Ceia pode fazer com que muitas pessoas tomem esta decisão em suas vidas, você concorda conosco?
      Aguardaremos seu retorno e opinião, conte sempre conosco, Deus te ama muito e tem planos especiais para sua vida, um grande abraço.

  • adriano disse:

    que coisa orrenda,oq estamos fazendo cm a PALAVRA DE DEUS,se a pessoa pode tomar santa seia sem estar em comunhao com a igreja,o corpo todo sofre,ficam fracos na fe debilitados fracos,por consequensia desti tipo de conselhos,o negosio nao e fazer asepsao d pessoas,a questao esermos compromissados com CRISTO!!!!!!

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, o relacionamento com Deus é sem dúvida o mais importante em nossas vidas, mas aí te faço uma pergunta, o Brasil é um país com o maior numero de católicos do mundo, é o 4º no mundo em número de evangélicos, ou seja, independente das crenças é um país religioso não é mesmo?
      Teoricamente sim, mas não é o que os noticiários nos mostram e a resposta é simples irmão, falta o relacionamento com Deus, inclusive entre alguns irmãos que frequentam a igreja, sendo assim, muitos membros da igreja também não poderiam participar não é mesmo?
      Mas entendemos que o mais importante é a pessoa estar buscando a Cristo e os outros irmãos da igreja devem se aproximar para fortalecer ainda mais este irmão ou irmã não é mesmo?
      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus abençoe muito você, um grande abraço.

  • josé willes dias de matos disse:

    a paz do senhor eu só gostaria de sabe si existe algum testo bíblico que mim da razão para da santa-ceia para pessoas que não é batizada desde ja muito obrigado sou pastor e quero da santa-ceia para todos.

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, sabemos que a Santa Ceia é um momento especial, no qual Jesus Se encontra com Seu povo. Não é aquele encontro “rotineiro” dos cultos, mas um encontro especial, glorioso.Sendo assim, todos podem participar.
      Você está corretíssimo Pr, Deus não faz acepção de pessoas e não seria este momento tão importante para nossa comunhão com Ele que seria diferente não é mesmo?
      Conte sempre conosco, que Deus abençoe muito a sua vida, um grande abraço.

  • Daniel Dias disse:

    Bom pelo visto muitas pessoas ainda não consegue interpletar a biblia, a santa ceia é para celebração da morte de cristo ou seja ficou no lugar da pascoa celebra a passagem de cristo desse mundo para o ceus e a passagem do crente do mundo para cristo assim como os judeus comemoravam a pascoa em razão da passagem do Egipo para canaan a terra prometida. Agora quem pode participar deve estar ligado a mesma fé e doutrina ou seja no mesmo corpo de Cristo e a santa ceia não perdoa pecado ela só renova as forças dos irmão que estão lutando para se salvar, o que perdoa pecado é o batismo porque o senhor falou quem crer e for batizado será salvo, mesmo crendo ainda tem que ser batizado conforme o mandamento de Jesus. E quanto ao lavar os pés foi um sinal de humildade demonstrado pelo nosso senhor e não uma pratica de costume entre os judeus sendo assim lavar os pés é ser verdadeiro uns para com os outros e amarmos uns aos outros e sermos submissos uns para com os outros porque a mesma biblia diz que devemos guardar nossos pés quando entramos na casa de Deus, na pratica guardar aonde se não podemos separar os pés do corpo isso é devemos colocar nosso coração na casa de Deus e cuidar com nossos pensamentos e desejos enquanto nos apresentamos a Deus. E lembre-se Paulo estava aconselhando aos crentes em Jesus e não aos que não eram irmão em Cristo.

  • MARVILIO DONIZETE PINTO disse:

    JESUS SÓ COMPARTILHOU A CEIA COM OS DISCIPULOS E NÃO COM A MULTIDÃO ENTÃO OLHANDO PRA ESTA PRATICA A SANTA CEIA DO SENHOR NÃO É DADA A QUEM NÃO TEM COMPROMISSO COM DEUS E O LAVA PÉS SINAL DE HUMILDADE MAS QUANTOS QUE LAVAM OS PÉS MAS O CORAÇÃO ESTÁ SUJO DE TANTAS OUTRAS COISAS, SE DUZ SANTA CEIA É SOMENTE PARA OS CRISTÃOS QUE TEM COMPROMISSO COM DEUS,COMO PODE ALGUÉM QUE NÃO TEM NA VIDA O SALVADOR JESUS COMO SALVADOR E PARTICIPAR DE UM, ATO TÃO SUBLIME E MAAVILHOSO RELEMBRANDO A MORTE E RESSUREIÇÃO DE JESUS, NÃO SE ENGANE.

    • Instrutor disse:

      Veja querido irmão, não podemos nos esquecer que todos nós somos falhos e pecadores conforme vemos em Eclesiastes 7:20:
      “Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e nunca peque”.
      Desta forma irmão,todos nós estamos nos aproximando cada dia mais de Deus além de que Ele sempre nos aceita de braços abertos não é verdade?
      Conte sempre conosco, um grande abraço.

  • IGOR RODRIGUES disse:

    GOSTEI MUITO DA ORIENTAÇÃO SOBRE A SANTA CEIA. NA MINHA IGREJA PRATICAMOS O LAVA-PÉS, É UM SINAL DE HUMILDADE, MOSTRANDO QUE SOMOS TODOS IRMÃOS EM CRISTO JESUS. MOSTRANDO QUE NINGUÉM É MAIOR DO QUE O OUTRO.
    PAZ DO SENHOR E FIQUEM COM DEUS.

  • Leonardo Vinhas disse:

    rsrsrs em comunhão com demônios? Realmente vc é santo demais para que eu possa estar na santa ceia do senhor com vc! JESUS CRISTO É QUEM JUSTIFICA DE TODO PECADO! ! !

    • Instrutor disse:

      Olá querido irmão tudo bem? Talvez ele tenha mencionado o fato de que se estamos distantes de Deus nos aproximamos de satanás, você tem toda razão quando somente Cristo nos perdoa de todos os pecados, que Deus abençoe muito sua vida, um grande abraço.

  • Wagner Souza disse:

    Como a Ceia do Senhor Jesus é um ato de «comunhão», então, não pode ser compartilhada por aqueles que não estão em «comunhão» com Cristo e com os demais membros do Seu Corpo. A Santa Ceia surge da unidade e produz a unidade. Ela não pode ser usada como ponto de partida da nossa comunhão. É comum ouvirmos a seguinte expressão; «no dia da Ceia eu vou voltar à comunhão com Cristo e com a Igreja», para estes, a Ceia é o momento propício para se começar a comunhão. Até se tornou rotina alguns abusarem da Ceia, usando este dia para promover o perdão. Com isso, é comum deparamos com aquelas «filas de perdão nas Ceias». Para muitos, estes dias mais se parecem como sendo o dia do perdão (uma espécie de Yom Kippur dos judeus, ou seja, o Dia da Expiação) do que da Ceia.

    A Ceia de Cristo é a continuação da nossa comunhão e não o início dela. Por conseguinte, celebrarmos a Santa Ceia significa externarmos a nossa comunhão com Cristo (e, Cristo conosco) e com a Sua Igreja (1 Cor 1.9; 10.16), esta comunhão requer separação do pecado. Quem esta em comunhão com demônios não pode participar da Ceia do Senhor Jesus. Embora seja capaz de tomar os elementos indignamente, para a sua própria condenação (1 Cor 10.21). Simplificando, a celebração da Santa Ceia é para aqueles que estão em comunhão com Cristo e com a Sua Igreja e, não para aqueles que querem entrar em comunhão (1 João 1.6,7). A comunhão descrita acima, deve ser alcançada antes da celebração da Santa Ceia e não no dia dela.

Comente este artigo

Comente este artigo


Current ye@r *