Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Gostaria de saber o que levou Deus a confundir as nações com muitas línguas.

Em Gênesis 11, vemos a histórica da torre de Babel:

“Ora, toda a terra tinha uma só língua e um só idioma. E deslocando-se os homens para o oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e ali habitaram. Disseram uns aos outros: Eia pois, façamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedras e o betume de argamassa. Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre CUJO CUME TOQUE NO CÉU, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.” – Gênesis 11:4

Deus havia prometido a Noé que nunca mais haveria um dilúvio de águas sobre a Terra. Porém os homens não acreditaram na promessa de Deus e resolveram construir a torre de “Babel” para se salvarem de um outro possível dilúvio. Além disso eles queriam construir uma grande comunidade para exaltação própria.

O termo ‘Babel’ até este ponto significava “porta do céu”. Isto mostra que a intenção era construir uma torre que alcançasse literalmente o céu, e para onde todos pudessem subir e se salvar (por esta obra humana) de outro dilúvio, se Deus o enviasse.

A partir da confusão de línguas que o capítulo 11 descreve, o termo Babel foi alterado para “confusão de línguas”.

O termo Babilônia atualmente significa “terra grande com ruas labirínticas ou grande confusão ou ainda babel.” Babilônia também é sinônimo de salvação pelas obras.

Não sabemos todos os motivos que levaram Deus a confundir as linguas das pessoas que estavam construindo a torre de babel. Mas alguns motivos podem ser os seguintes:

1) Para impedir que eles terminassem a construção daquela grande torre. Desta forma alguns iriam entender que não é possível lutar contra Deus e vencer.

2) Para levar pessoas sinceras a refletir sobre o grande poder de Deus e seu amor. Pois Deus não os destruiu em sua rebelião, apenas confundiu as línguas deles.

3) Para deter a maldade na terra. Com o surgimento de diversas línguas as pessoas se dispersaram, diversas civilizações menores surgiram, e assim a maldade foi detida por um tempo. Parece que grandes concentrações humanas favorecem a pratica de crimes e bárbaridades.

Vemos pelo relato bíblico que Deus confundiu as línguas dos homens para que eles parassem de construir a torre, por meio da qual eles pretendiam obter a segurança e a salvação por meio de “obras humanas”.

Deus estava querendo mostrar aquelas pessoas que só existe salvação nEle.

Comentarios

Este artigo teve "Nenhum Comentário"

Comente este artigo

Comente este artigo