Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Estou a baixo do peso ideal como melhorar minha alimentação? O que fazer para ter uma boa alimentação?

Olá!

Envio abaixo um resumo sobre alimentação saudável com base na Bíblia. Procure fazer as mudanças mais fáceis primeiro e depois faça as outras com o tempo. Qualquer dúvida é só me enviar uma mensagem, ok?

——-

Alimente-se Bem !

A Bíblia nos diz que o primeiro alimento designado ao homem por Deus foram as frutas e ervas que davam semente. “Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.” Gên. 1:29
Somente após o dilúvio, em virtude de não haver alimento apropriado disponível ao homem, Deus deu autorização e instruções para que o homem começasse a comer alguns tipos definidos de carne. Porém pelo plano divino isto seria apenas temporário, enquanto as plantas cresciam. Deus nos orienta a voltarmos às origens, lutando contra nossas vontades deturpadas.
“Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.”- I Coríntios 6:20.
“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências;” – Romanos 6:12.- Capítulos Bíblicos para estudo: Gênesis 1; 9; Êxodo 16; Levítico 11; Números 11; Deuteronômio 14; Isaías58 ; Romanos 6; Filipenses 4.

Alimentação correta e saudável, com base na Bíblia e em livros especializados em Nutrição:

Refeição da Manhã – A mais pesada (energética) do dia – Frutas, Pão integral, Castanhas (Cajú, Pará, Avelã, Nozes), Aveia, Granola. Comer primeiro e em maior quantidade as frutas, que devem ser doces, como: Mamão, Banana, Maçã, Pera, Manga, Abacate, Ameixa. Dois tipos destas frutas são suficientes, e não devem ser sempre as mesmas. Depois de comer bastante frutas, comer de duas a quatro fatias de Pão Integral puro ou acompanhado de mel ou pasta de amendoim. Por último se servir das castanhas ou nozes, em pouca quantidade (2 a 3 castanhas do pará inteiras fornecem proteínas suficientes para todo o dia). Ou então, após as frutas, coma Granola (conjunto de cereais), que nos fornecem uma refeição completa. No lugar do leite de vaca, prefira o iogurte natural ou o leite de soja que pode ser puro ou adoçado com mel.

O Almoço – Uma refeição balanceada – Escolher de 2 a 3 tipos de verduras, de preferência cruas. A salada deve ser em maior quantidade que o restante da comida e sem temperos. Para acostumar, no começo podemos temperar com limão. Exemplos: Tomate com cebola ou Tomate com azeitonas ou com alface ou Agrião com pepino ou Cenoura com Beterraba. A seguir devemos comer algum alimento que nos forneça energia (carboidrato), de preferência integral, como arroz, ou batata, ou mandioca, ou macarrão, ou polenta. De 1 a 2 destes alimentos por refeição são suficientes. Os feijões, o grão de bico, soja, as azeitonas, as ervilhas, lentilhas e castanhas fornecem proteína (pouca quantidade). Comer sempre primeiro os vegetais crus, e depois, se houver, os cozidos. Não comer frutas, nem como sobremesa. As verduras atrasam a digestão enquanto as frutas aceleram. Assim, coma frutas pela manhã e à noite, e verduras no almoço.

O Jantar – A refeição mais leve do dia – Primeiro escolha uma ou duas frutas doces, e depois escolha entre torradas ou bolachas ou mesmo pão integral. Devemos jantar várias horas antes de dormir, para dar tempo do estômago digerir o alimento. Desta forma teremos um sono tranquilo e sem pesadelos, e acordaremos dispostos e com apetite para a refeição matutina. Antes de dormir, o mais interessante é ingerir sucos de frutas ou água.

Os órgãos digestivos demoram em média de 2 a 3 horas para efetuar seu trabalho. Depois deste tempo, eles precisam de descanso. Nos intervalos das refeições devemos nos esforçar para não comer nada, nem bala, nem café, nem chá, nem doces ou salgados. Devemos aproveitar os intervalos para beber bastante água ou suco de frutas naturais. Nosso corpo precisa de no mínimo 2 litros e no máximo 2,5 litros de água por dia ou seja 8 a 12 copos. O ideal é não beber nenhum líquido junto com as refeições, pois eles prejudicam a digestão, além de provocar o aumento (inchaço) do estômago. Procure beber bastante água 1 hora antes das refeições e 2 horas depois.

Devemos ter um intervalo de 5 a 6 horas entre cada refeição. Por exemplo:
Refeição da Manhã Entre 6:00 e 7:00 horas (Alimentos mais fortes/Necessidade/Mais tempo para digerir)
Almoço Entre 12:00 e 13:00 horas (Alimentos para nos sustentar até o fim do dia)
Jantar Entre 18:00 e 19:00 horas(Sucos ou refeição mais leve possível-Dar descanso ao corpo)

Se você acha difícil colocar em prática algumas destas orientações lembre-se de que com Deus você conseguirá!

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” – Filip. 4:13

Comentarios

Este artigo teve "Nenhum Comentário"

Comente este artigo

Comente este artigo


Current month ye@r day *