Diretório de artigos

Pesquise por termo ou palavra chave

a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z

Gostaria de saber o que quer dizer a passagem de Eclesiastes 10:10? Quero conselhos para ser uma pessoa sábia e assim ser próspera em tudo. CD

“Gostaria de saber o que quer dizer a passagem de Eclesiastes 10:10? Quero conselhos para ser uma pessoa sábia e assim ser próspera em tudo.” CD

“Se o ferro está embotado, e não se lhe afia o corte, é preciso redobrar a força; mas a sabedoria resolve com bom êxito.” (Eclesiastes 10:10 RA)

Veja a mesma passagem na tradução nova linguagem de hoje:

“Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir.” (Eclesiastes 10:10 NTLH)

Esta passagem é um exemplo de que os problemas podem ser resolvidos de várias maneiras, usando-se vários recursos, mas o melhor recurso para resolver os problemas é a sabedoria.

Em Provérbios 10:8-9 Salomão fala que as atitudes do homem acarretam consequências das quais ele precisará se guardar antes mesmo de agir.

Se o homem for sábio ele nem fará a cova, pois aí não correrá riscos de cair nela. Mas às vezes é preciso tomar atitudes não muito fáceis como “romper um muro”, “rachar lenha” e expor-se ao perigo. Porém, quem tem sabedoria consegue dirigir todas as coisas de modo a sair vitorioso. O sábio evita danos, porque sabe o que pode acontecer e se acautela dos perigos ocultos.

A execelência da sabedoria é o conhecimento de Deus e Sua Palavra. Se você quer ser sábio leia a Palavra todos os dias, não apenas por ler, mas procure nela conselhos, orientações, direção para todas as suas dúvidas e problemas. Assim você certamente irá prosperar em tudo!

Veja outros textos sobre a sabedoria.

“A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples.” (Salmos 19:7 NTLH)

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o SENHOR seja louvado para sempre!” (Salmos 111:10 NTLH)

“Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel. Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados. Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos,” (Provérbios 1:1-5 NTLH)

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.” (Provérbios 1:7 NTLH)

“Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o SENHOR, e aprenderá a conhecê-lo. É o SENHOR quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem. Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras— pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; pessoas que têm prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; pessoas desonestas, em quem não se pode confiar. Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras— a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido. Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos. O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida. Portanto, siga o exemplo dos bons e viva uma vida correta. Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão.” (Provérbios 2:1-22 NTLH)

“Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Deus pega os sábios nas suas espertezas.”” (1 Coríntios 3:19 NTLH)

“Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.” (Tiago 3:13-18 NTLH)

Que Deus te abençoe!

  • paulo disse:

    A sabedoria vem de Deus. Quem faz o mal busca o mal. A porta é estreita poucos nela entram.

  • ze Maria disse:

    Ecl.10.10 significa simplesmente que não devemos pensar antes de agir. E se você pensa antes, atua com sabedoria e, assim, assegura o sucesso.

  • Ivone Silva disse:

    Gostei muito…um desafio que diariamente temos que travar…que bom q Deus nos concede a oportunidade de diariamente irmos à fonte de sabedoria em oração. Deus é maravilhgoso!!

  • Paula disse:

    Muito bom! Como Deus é maravilhoso, nós que nao abrimos os olhos para enxergar as maravilhas que Deus reserva para cada um de nós…

Comente este artigo

Comente este artigo



Fale Conosco

Envie suas sugestões ou solicite informações