biblia.com.br

Quem é Miguel?

bíblia

Em Apocalipse 12:7, Miguel e Satanás são apresentados em direto antagonismo, num conflito cósmico que se originou no Céu, e que se estende ao longo da história humana (Apocalipse 12:1-17; 20:1-10).

Muita especulação surgiu através dos tempos, nas tradições judaica e cristã, sobre a natureza e obra dos anjos, bem como sobre a identificação do arcanjo Miguel. Na literatura pseudo-epígrafa, por exemplo, Miguel é apresentado como um dos sete arcanjos celestiais (1 Enoque 20:1-7; 81:5; 90:21-22; Tobias 12:15), e um dos quatro que se encontram mais próximos do trono de Deus (1 Enoque 9:1; 40:1-10; 54:6; 71:8, 9 e 13).Essas tradições extrabíblicas têm sido usadas por muitos comentaristas contemporâneos para alegar que Miguel é apenas um anjo, criado por Deus, que exerce a função de principal líder das hostes angélicas.

Nas Escrituras, Miguel, cujo nome significa “Quem é como Deus?”, é descrito como “arcanjo” (Judas 9), o líder das hostes angélicas no conflito com Satanás e os anjos maus (Apocalipse 12:7), “um dos primeiros príncipes” (Daniel 10:13), “vosso príncipe” (Daniel 10:21) e “o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo” (Daniel 12:1). Uma análise detida dessas expressões dentro do contexto bíblico deixa claro que Miguel é apresentado no texto sagrado como um Ser divino, cujas características refletem a glória messiânica do Antigo Testamento.

Miguel é apresentado em Judas 9 como o “arcanjo” que, na disputa “a respeito do corpo de Moisés”(Deuteronômio 34:5 e 6), enfrentou o diabo com as palavras: “O Senhor te repreenda!” Essa alusão identifica Miguel como o “Anjo do Senhor” que, na contenda sobre o “sumo sacerdote Josué”, disse igualmente ao diabo: “O Senhor te repreende, ó Satanás” (Zacarias 3:1 e 2). É interessante notarmos que, tanto em Zacarias 3 como em Gênesis 22:11-18; Juízes 6:11-24; 13:2-22 e Atos 7:30-33 e 38, o Anjo do Senhor é identificado como sendo o próprio Senhor!

Em Apocalipse 12:7, Miguel e Satanás são apresentados em direto antagonismo, num conflito cósmico que se originou no Céu, e que se estende ao longo da história humana (Apocalipse 12:1-17; 20:1-10). O Novo Testamento esclarece que esse conflito se polariza entre Cristo e Seus seguidores e Satanás e seus adeptos (ver Mateus 4:1-11; João 12:31 e 32; 14:30; Efésios 6:10-20; Colossenses 1:13 e 14).

Já em Daniel 10:13 e 21; 12:1, Miguel é chamado de “príncipe” e “o grande príncipe”. Em todo o restante das Escrituras, quando não aplicado a seres humanos, o título “príncipe” é usado exclusivamente para Cristo (Josué 5:14 e 15; Isaías 9:6; Daniel 8:11 e 25; 9:25; Atos 5:31) ou para Satanás (João 12:31; 14:30; 16:11; Efésios 2:12), mas nunca para qualquer outro ser angelical. Em Josué 5:14 e 15, o Senhor Se apresentou a Josué como o “príncipe do exército do Senhor”, aceitando adoração, o que seria uma blasfêmia se esse príncipe fosse apenas um anjo (ver Mateus 4:10; Apocalipse 22:8 e 9). No próprio livro de Daniel, Cristo é chamado também de “príncipe do exército” (Daniel 8:11) e “Princípe dos Princípes” (Daniel 8:25).

Uma das características básicas do conteúdo profético do livro de Daniel é a “repetição para ampliação”. Cada uma das quatro grandes seções proféticas do livro emprega símbolos diferentes para descrever a mesma sequência profética, culminando sempre com a manifestação gloriosa de Cristo para a implantação do Seu reino eterno. Essa manifestação de Cristo é simbolizada em Daniel 2, pela pedra cortada sem auxílio de mãos (versos 34 e 35; 44 e 45; comparar com Atos 4:11; Efésios 2:20; 1 Pedro 2:4-8); em Daniel 7, pelo aparecimento do Filho do Homem (verso 13; comparar com Mateus 16:27; 24-27 e 30; 25:31 e 32); em Daniel 8, pelo surgimento do Príncipe dos Príncipes (verso 25; comparar com Apocalipse 19:11-21); e, finalmente, em Daniel 10-12, pela vinda de “Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo” (capítulo 12:1; comparar com Salmo 91). Alegar que Miguel seja um simples anjo significa quebrar o paralelismo estrutural do livro.

Fundamentados nas semelhanças que a Bíblia apresenta entre as características da missão do Arcanjo Miguel com as de Cristo, podemos concordar com outros comentaristas, como João Calvino e Matthew Henry, que identificam Miguel como Cristo e não um simples anjo (ou um ser criado).

Equipe Biblia.com.br

O que é arrependimento?
O que significa a palavra arcanjo?

Comentários

Luiz

Jesus, Um dOs componentes da Divindade Triuna, foi 100% homem e 100% Deus. Nunca perdeu Suas atribuições, como onipotência, onipresença e onisciência, mas abriu mão delas para que pudesse pagar o preço pelos pecados da humanidade, morrendo como ser humano. Da mesma forma, vejo Miguel 100% anjo e 100% Deus. Um Ser onipotente não precisaria lutar contra Satanás, por isso, agora na forma de anjo, o mesmo Ser divino que um dia se apresentou como homem, também abriu mão de Seus poderes para combater o diabo e seus anjos em condições de igualdade. Ou seja, um Deus eterno e todo poderoso que em alguns momentos “Se reduziu voluntariamente ao nível de Suas criaturas” para interagir com elas, seja para salvá-las, no caso da humanidade, ou lutar contra elas, no caso do demônio e os anjos caídos.

Nelson

ISSO NÃO É BÍBLIA VERDADEIRA , É ESCRITA POR HOMENS NÃO INSPIRADOS POR DEUS , ESTÃO ENGANADO O POVO!!! O ENSINAMENTO DE DEUS NÃO É ESSE!!!!

Jonas

Que engodo desgraçado é esse que vcs estão oferecendo para os incautos? Bem disse Jesus: Lc.6:39

Maria José Januário batista dos santos

Deus seja louvado por suas grandezas

Carlos Sviatowski

Leio avidamente toda publicação deste site. Parabéns.

Carlos Sviatowski

Nós espíritas interpretamos em daniel 12, que ele (Miguel) reencarnará, melhor dizendo, já está reencarnado, não pessoalmente, mas através de muitos “soldados” de suas hostes, para aquilo que se denomina batalha final do fim dos tempos, contra o anticristo, também uma figura que representa uma legião das trevas reencarnado que já se apossou de vários cargos em diversos governos de diversos países. Logo estarão no poder e seduzirão milhões com mentiras na pele de cordeiros.

Cecília Rangel dos Santos Silva

Bem esclarecedor . Obrigada Deus por esta instituição que busca o verdadeiro preparo para a volta de Cristo.Cecilia Rangel

cicero santos

Miguel aparecerá em nossos dias.
Em resposta ao sofrimento do seu povo, assim como, no Egito ,para defender os filhos de Israel.
É uma intervenção divina,pois de outra forma ,assim como nos dias de Ester, o povo seria exterminado,caso o senhor esquecesse o seu povo .