biblia.com.br

Qual a idade certa para começar a namorar?

11 de abril de 2012

É possível que em algum momento de sua vida seu pai ou sua mãe tenha brincado com você dizendo mais ou menos assim: “Você só vai namorar depois dos 18 anos”, ou, “você só vai namorar só depois dos 21 anos”. Alguns mais brincalhões ou dramáticos chegam a dizer: “Se depender de mim, você nunca vai namorar.” É claro que é só brincadeira, não é mesmo? Mas então, existe uma idade certa para começar a namorar?

Nancy Van Pelt, especialista sobre o assunto, diz que há dois tipos de idade: física e emocional. A idade emocional tem a ver com o grau de maturidade da pessoa, enquanto que a física tem a ver com os anos de vida. Para iniciar um namoro, a idade emocional é muito mais importante do que a idade física. Há adolescentes de 13 ou 14 anos que têm maturidade de jovens de 18 anos, enquanto que alguns jovens de 18 têm maturidade de adolescentes de 13 anos. Então, percebemos que há uma grande variação na diferença de idade emocional entre as pessoas. Dessa forma, é muito difícil responder a essa pergunta em termos de idade física, ou seja, de quantos anos você já viveu.

Namoros prematuros não são saudáveis e “criam alguns problemas emocionais e de personalidade.”[1] Também é importante destacar que meninos e meninas amadurecem em idades diferentes. “Se você é uma garota entre a idade de 12 e 14 anos, provavelmente esteja muito ansiosa para sair com rapazes. A maioria das garotas de 13 anos sente que é mais madura que a média, e, portanto, deveria ter tais privilégios. Se essa descrição corresponde à sua realidade, e seus pais estão impedindo que você saia com rapazes, isto não significa que eles desejam privá-la do prazer do namoro ou que sejam antiquados, mas o fazem porque sabem o que vem pela frente. Os dados indicam que, quanto mais cedo você começar a namorar, mais cedo se casará. Um outro fato: quanto mais cedo você se casar, maiores as probabilidades de engrossar a estatística de divórcio.”[2]

É normal e natural que rapazes e moças durante a puberdade e adolescência demonstrem interesse pelo sexo oposto. Se isso não ocorrer, os pais deveriam se preocupar! Dessa forma, os pais devem fazer o que puder para prover um ambiente social agradável e seguro para que seus filhos desfrutem do convívio com adolescentes do sexo oposto. Atividades sociais promovidas por igrejas, escolas e família são excelentes oportunidades para desenvolvimento pessoal dos filhos. Os pais podem fazer mais. Se um adolescente demonstra interesse por alguém do sexo oposto, os pais podem convidar outros adolescentes e seus familiares para fazer um passeio, um piquenique, ou qualquer outra atividade juntos.

Como já foi dito, é impossível determinar uma idade física (anos de vida) para começar a namorar. Dialogar com os pais, aproveitar as oportunidades de encontros sociais promovidos pela igreja, escola ou família, podem propiciar o ambiente adequado para se formar laços de amizade com o sexo oposto. Lembre-se sempre que a amizade é uma etapa muito importante que deve preceder qualquer namoro. Se você deseja se aprofundar mais sobre o assunto, encorajamos a ler todo o livro “O Namoro Completo”.[3] Que Deus lhe abençoe e que Jesus seja sempre o primeiro, o último e o melhor em sua vida!

Equipe Biblia.com.br

______________________

[1] Nancy Van Pelt, O Namoro Completo: Guia Sobre Namoro, Amor e Sexo (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2ª Ed., 2001), p. 62.

[2] Idem.

[3] Disponível em: http://www.cpb.com.br

Sexo antes do casamento
O que a Bíblia diz sobre os idosos?