biblia.com.br

Por que existem povos não civilizados?

19 de janeiro de 2017

Algumas pessoas ficam à margem da cultura, seja na cidade ou no meio da floresta. Quando um grupo de pessoas à margem da cultura se multiplica entre si, esta sub-cultura é fortalecida.

Pode ser que um dos fatores seja o isolamento social ocorrido por causa da linguagem. Talvez, porque alguns dos seus ancestrais começaram a se envolver com hábitos de vida degradantes. Por exemplo, a bebida embrutece. A pessoa faz e diz coisas muito tristes. A isso soma-se o curandeirismo, a superstição, as guerras (alguns se excluíram para evitar perseguições) e tantas práticas degradantes. O certo é que algumas pessoas ficam à margem da cultura, seja na cidade ou no meio da floresta. Quando um grupo de pessoas à margem da cultura se multiplica entre si e assim esta sub-cultura é fortalecida. Entretanto é importante salientar que embora aparentemente algumas culturas sejam superiores e outras inferiores, pode-se dizer que podemos aprender algo bom com cada cultura. Ou seja, todos os povos têm algo a nos ensinar.

Isso nos deve levar a ter compaixão pelo estágio ou nível que cada pessoa, família, ou civilização se encontra e procurar dar a eles o maior presente: a dádiva do respeito por suas raízes com seus pontos fortes e fracos. Há um texto bíblico que fala do amor e cuidado de Deus pelas pessoas que não conhecem toda a verdade disponível através da Bíblia. Segundo este texto, toda pessoa tem uma lei gravada em sua mente, a lei da consciência. Qualquer pessoa (ou povo) que seguir fielmente as convicções quanto à verdade que lhe foi possível compreender será aprovada por Deus no juízo final e estará com Deus em seu reino eterno. Confira no texto bíblico de Romanos:

“Todos aqueles que pecam sem conhecerem a lei de Moisés se perderão sem essa lei; mas todos aqueles que pecam conhecendo a lei serão julgados por ela. Porque as pessoas que Deus aceita não são aquelas que somente ouvem a lei, mas aquelas que fazem o que a lei manda. Os não-judeus não têm a lei. Mas, quando fazem pela sua própria vontade o que a lei manda, eles são a sua própria lei, embora não tenham a lei de Moisés. Eles mostram, pela sua maneira de agir, que têm a lei escrita no seu coração. A própria consciência deles mostra que isso é verdade, e os seus pensamentos, que, às vezes os acusam e às vezes os defendem, também mostram isso. E, de acordo com o evangelho que eu anuncio, assim será naquele Dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgará os pensamentos secretos de todas as pessoas” (Romanos 2:12-16 BLH).

Existem povos que tem uma alta taxa de mortalidade infantil, (e outras deficiências mais) apenas devido ao seu atraso cultural! Possa Deus nos ajudar a fazermos alguma coisa a favor destas pessoas ou comunidades.

Equipe Biblia.com.br

Quem eram os ismaelitas?
De onde surgiram as diversas raças?