biblia.com.br

O que posso fazer para que alguém me perdoe?

11 de abril de 2012

Tive um desentendimento com uma pessoa e hoje ela me odeia. Não me deixa sequer conversar com ela, me olha com raiva e me quer o mais longe possível. O que eu posso fazer para que ela me perdoe?

“Tive um desentendimento com uma pessoa e hoje ela me odeia. Não me deixa sequer conversar com ela, me olha com raiva e me quer o mais longe possível. O que eu posso fazer para que ela me perdoe ou para que pelo menos tenhamos uma convivência civilizada, mesmo que fria?”

Você mencionou algo triste. Alguém que não está conseguindo perdoar. Diante disso o que fazer? Provavelmente o problema não esteja tanto com você, mas sim com a pessoa que cortou relacionamento com você. Embora dolorosa, a ruptura de um relacionamento, muitas vezes não é fácil de ser reatada. Está muito ligada a experiência de vida e ao temperamento da pessoa que se magoou. Cristo também, assim como o salmista, experimentou a dor que é não ser aceito por alguém a quem queremos bem. Esta é uma das consequências do pecado, pois afasta as pessoas de Deus e umas das outras. Em Salmos 41:9 diz: “Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar”. Entretanto a Bíblia nos ensina que é um privilégio demonstrarmos amizade quando alguém precisa de nós. Em Jó 6:14 podemos ler também: “Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso”.

Quando alguém se magoa conosco temos a oportunidade de rever nosso padrão de comportamento e aprender maneiras mais amigáveis de nos relacionarmos com as pessoas. Podemos também nos perguntar se podemos viver sem o “perdão” de alguém a quem queremos bem. Na verdade nosso bem estar pessoal pode estar alicerçado em Cristo. Por mais dolorosa que possa ser uma perda (seja ela uma amizade rompida, um divórcio, ou a perda de um ente querido) esta pode ser superada pela certeza de que Cristo nos ama muito, e está tomando providências para eliminar completamente o pecado deste mundo e estabelecer o seu reino de amor, muito em breve.

Correr atrás do perdão de uma pessoa geralmente não vale a pena, pois corremos o risco de ser pisados mais uma vez. O melhor é manter uma dignidade e uma postura de aceitação da pessoa mesmo com os traumas que ela possa ter ou demonstrar. Existem pessoas que só se recuperam de uma ofensa com o passar do tempo. Ore por esta pessoa sempre. E espere Deus agir ao longo do tempo.

Algumas frases que podem ser úteis são as seguintes:

– “Se precisar de alguma coisa conte comigo.”

– “Estou orando por você.”

– “O que posso fazer para obter (especifique seu desejo ou necessidade) de você?”

– “Apesar de minhas falhas pessoais estou procurando estar no reino eterno de Cristo e desejo que você também esteja lá.”

Ao você buscar o perdão e a restauração do relacionamento com outra pessoa, acima de tudo lembre-se de perdoar a si próprio e não de algo que pode ter falhado. Só vale a pena amarmos o nosso próximo na medida do amor que sentimos por nós mesmos, pois ambos somos filhos do mesmo Pai e lembrar: “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Gálatas 5:14).

Equipe Biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre a religião?
O que preciso saber sobre o adultério (parte 2)