biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre adivinhação e “dom de revelação”?

11 de abril de 2012

Tem surgido muitos “adivinhos” que dizem ter o “dom da revelação”. A forma como o chamado “dom de revelação” é manifestado em algumas igrejas leva a crer que tais “revelações” não são proféticas, por vários motivos. Eis alguns:

Unicamente Deus conhece todas as coisas. A revelação de Deus tem o propósito de mostrar ao ser humano o plano da salvação. Entretanto, tem surgido muitos “adivinhos” que dizem ter o “dom da revelação”. Conforme já mencionamos acima, o objetivo e a finalidade da Revelação de Deus é tornar conhecido ao homem o Seu plano para salvá-lo, conforme está delineado na Bíblia Sagrada.

A expressão “revelação” em 1 Coríntios 14:26, por exemplo, se refere ao dom profético. O dom profético era dado por Deus para comunicar verdades importantes para a salvação. Paulo, inclusive, colocou o dom de profecia como sendo superior ao dom de línguas (ver 1 Coríntios 14). Entretanto, o chamado “dom de revelação” que muitos dizem possuir não é o mesmo dom de profecia manifesto nas Escrituras. A forma como o chamado “dom de revelação” é manifestado em algumas igrejas leva a crer que tais “revelações” não são proféticas, por vários motivos. Eis alguns:

1) Muitas destas “revelações” contradizem a Revelação Escrita – a Bíblia;

2) Quando Deus revelava algo ao profeta, não era com o intuito de envergonhar o indivíduo publicamente, mas, antes, de exortá-lo para o arrependimento. Caso o indivíduo continuasse negando as instruções de Deus, aí sim ele poderia ser repreendido pelo profeta em público. Mas isto, em último caso, se acontecesse de a pessoa rejeitar a voz de Deus por certo tempo;

3) O dom de profecia bíblico não era usado para ganhar dinheiro;

4) O dom de profecia é dado a um profeta, de acordo com a vontade suprema do Espírito Santo (1 Coríntios 12:11). Nas igrejas atuais, o indivíduo quer escolher os dons que quer ter.

Uma pergunta pode surgir na mente de alguns: Por que acontece de alguns pregadores adivinharem o que acontece na vida de uma pessoa? Muitas vezes, através de um membro da igreja que seja parente do visitante, o “revelador” pesquisa sobre a vida da pessoa, descobrindo sobre suas indagações e problemas. Ao relatar tal “revelação” na igreja, a pessoa que não sabe do procedimento acredita, achando que é algo de origem divina. Em outras ocasiões o pregador faz afirmações generalizadas que, com toda certeza, aquele que ouve pensa que é uma mensagem direta para ele, e acredita que o mensageiro recebeu uma “revelação profética”, mas que na verdade não passa de treino e técnicas aplicadas ao auditório.

É preciso que o cristão atento avalie todo ensino e experiência através da Bíblia sagrada, pois Cristo advertiu sobre o surgimento de falsos mestres, enganadores que fariam prodígios, curas e milagres. A estes Jesus dirá:

“Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” (Mateus 7:21-23).

Equipe Biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre o coração?