biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre a solidão?

11 de abril de 2012

O homem foi criado por Deus como um ser social e o seu convívio com outras pessoas deveria trazer alegria e satisfação.

O homem foi criado por Deus como um ser social e o seu convívio com outras pessoas deveria trazer alegria e satisfação. Por isso, em Seu plano original Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” (Gênesis 2:18). Então Deus criou Eva e deu uma ordem ao santo casal: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se!'” (Gênesis 1:27, 28). A família deve prover o ambiente social para a formação e desenvolvimento físico, mental, espiritual e social da criança. A criança precisa de supervisão todos os momentos, mas ela deverá aprender desde cedo a lidar com a questão da solidão, tendo que aprender a brincar sozinha quando for necessário. Isso poderá ajudar a criança a desenvolver força mental, confiança no poder de Deus, foco, criatividade para inventar os seus brinquedos e a forma de brincar com eles. Posteriormente, quando for madura, terá mais habilidade para lidar com a solidão de forma saudável.

Todos nós sabemos da importância da adoração coletiva, onde nos reunimos com nossos irmãos na qualidade de igreja, como corpo unido de Cristo para louvá-Lo, dedicar-Lhe o nosso amor, fidelidade e serviço. Nesse contexto o corpo de Cristo é edificado pela exposição e ensino da Palavra de Deus, e por Sua santa presença. Mas a Bíblia também destaca a importância dos momentos que devemos ter a sós com Deus. Jesus passou por essa experiência várias vezes. Sua vida foi marcada por momentos  de oração a sós com o Pai.

“Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um, lugar deserto, à parte; e quando as multidões o souberam, seguiram-no a pé desde as cidades” (Mateus 14:13).

A solidão pode ser muito útil para poder orar com fervor. A Bíblia diz em Mateus 14:23-24: “Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho.” Outro texto diz: “De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava” (Marcos 1:35).

Se Jesus necessitava de momentos para ficar sozinho a fim de poder meditar calmamente, quanto mais precisamos nós? A Bíblia diz em Lucas 4:42: “Ao romper do dia saiu, e foi a um lugar deserto; e as multidões procuravam-no e, vindo a ele, queriam detê-lo, para que não se ausentasse delas.”

Portanto, concluímos que viver em solidão não é agradável, mas os momentos de solidão podem se transformar em grandes bênçãos em nossa vida se aprendermos a tirar vantagem dessa situação. Podemos desenvolver maior intimidade com Deus, obtendo mais conhecimento de Sua Palavra, aprendendo a orar de forma mais correta, crescendo em graça, sendo fortalecidos pelo Senhor para podermos enfrentar os desafios da vida com uma correta perspectiva das coisas. “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” (Lamentações 3:26).

Equipe Biblia.com.br

Como organizar uma vigília
O que a Bíblia diz sobre rejeição?