biblia.com.br

Qual era a relação entre Herodes, Pilatos e o imperador de Roma?

11 de abril de 2012

Na época de Jesus Roma dominava a maior parte dos reinos do mundo, semelhante ao império persa no período de Daniel.

“Minha dúvida é sobre Herodes e Pilatos que eram autoridades na Palestina por ocasião da crucifixão de Jesus. Qual a relação de um para com o outro? Qual a relação para com o imperador de Roma? Por que Pilatos mandou Jesus para Herodes? Por que Herodes era chamado de o tetrarca? Qual era o poder de cada um e que cidades governavam?”

Na época de Jesus Roma dominava a maior parte dos reinos do mundo, semelhante ao império persa no período de Daniel. Assim como Dario respeitava cada povo e permitia o culto aos seus deuses, César permitia que as províncias tivessem a sua religião e organização social.

Havia várias regiões em Israel que eram comandadas por governadores. Além disso, havia representantes locais do império que tinham função de liderança sobre os judeus. Herodes, o Grande, e seus sucessores fizeram essa função. Herodes não era um nome propriamente dito, mas um título, assim como César, imperador romano.

Houve pelo menos quatro “Herodes” no Novo Testamento. Alguns deles governaram em períodos diferentes. O Herodes que mandou matar as crianças de Belém não foi o mesmo Herodes do tempo de João Batista.

Herodes, o Grande, pai de Ântipas, era idumeu, nascido na região da Iduméia. Sua mãe era nabatéia. Não possuía quase parentesco judeu senão mediante uma tribo distante de Esaú (Edom). Não tendo sangue judeu correndo em suas veias fez aliança com o império romano para manter-se no poder. Conquistou a confiança dos judeus quando construiu o templo em Jerusalém, anteriormente destruído no período macabeu. Essa iniciativa fez dele um defensor da religião do povo. Ora, evidentemente, trabalhava para Roma obedecendo criteriosamente à palavra de César.

Seu filho, Herodes Ântipas, dominava parte da Judéia e localidades próximas ao rio Jordão. Daí o conflito com João, o Batista, que vivia naquela região. Ântipas resolvia os problemas de ordem religiosa e de organização social. Somente as questões que afrontavam o governo romano como sonegação de impostos e insurreições eram encaminhadas ao procurador romano, naquela época representado por Pôncio Pilatos.

O governador Pôncio Pilatos tratava apenas dos impostos e rebeliões armadas contra Roma. Logo, Herodes era submisso ao imperador romano, representado por Pôncio Pilatos.

Problemas que envolvessem a religião e a lei dos judeus eram julgados por Herodes. Isso explica o porquê de Pilatos enviar Jesus à jurisdição de Herodes, pois a problemática era no âmbito da religião e não da política.

Veja alguns versos bíblicos que mencionam Pilatos e Herodes:

Lucas 23:7: “Ao saber que era da jurisdição de Herodes, estando este, naqueles dias, em Jerusalém, lho remeteu.”
Lucas 23:8: “Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; esperava também vê-lo fazer algum sinal.”
Lucas 23:11: “Mas Herodes, juntamente com os da sua guarda, tratou-o com desprezo, e, escarnecendo dele, fê-lo vestir-se de um manto aparatoso, e o devolveu a Pilatos.”
Lucas 23:12: “Naquele mesmo dia, Herodes e Pilatos se reconciliaram, pois, antes, viviam inimizados um com o outro.”

Herodes era um tetrarca. Outros tetrarcas são mencionados em Lucas 3:1 e 2: “No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes, tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Ituréia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene, sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.”

Segundo o léxico grego de Strong em português, “Tetrarca” pode ter dois significados:

a) Governador da quarta parte de uma região. Desta forma, Strabo declara que a Galácia, em tempos antigos, foi dividida em três partes, das quais cada uma foi distribuída em quatro pequenas subdivisões, sendo cada uma governada por um tetrarca. Strabo relata que Tessália, antes do tempo de Felipe da Macedônia, tinha sido dividida em quatro tetrarquias, cada uma tendo seu próprio tetrarca.

b) Governador da terceira parte ou metade de um país, ou até governador de um país ou distrito inteiro desde que fosse de limites comparativamente estreitos; um príncipe insignificante. Desta forma, Antônio fez Herodes (mais tarde rei) e Fasael, filho de Antípater, tetrarcas da Palestina. Depois da morte de Herodes, o Grande, seu filho Arquelau foi nomeado etnarca, mas seus filhos Ântipas e Felipe, com o título de tetrarcas, dividiram e governaram o reino deixado por seu pai.

Equipe Biblia.com.br

O que a Bíblia diz sobre o inferno?
O que a Bíblia diz sobre o contentamento?